O computador mais potente do mundo tem 260 núcleos e é Chinês

A China continua a surpreender tudo e todos* não só com marcas de smartphones mas agora também com computadores. Nos últimos três anos a China conseguiu manter-se no topo da lista de supercomputadores mais poderosos do mundo até aqui com o Tianhe-2. Agora, no passado dia 20 surgiu outra super máquina chinesa chamada: Sunway TaihuLight que se torna no supercomputador mais potente do mundo.


O supercomputador fica instalado no Centro Nacional de Supercomputação em Wuxi, na China e o seu poder de processamento é tão grande que consegue correr a ferramenta de benchmark Linpack quase três vezes mais rápido que o Tianhe-2. A nova liderança no ranking consolida ainda mais o reconhecimento mundial da força dos supercomputadores chineses. Além disso os Estados Unidos pela primeira vez na história perderam a posição do país com mais supercomputadores presentes na lista, pois, mais uma vez a China também lidera neste ranking, com 167 supermáquinas na lista de Top 500 contra 165 supercomputadores americanos. 
O supercomputador mais poderoso do mundo utiliza processadores com 260 núcleos por unidade de processamento. Estes chips foram desenvolvidos pelo Centro Nacional de Pesquisa de Computação Paralela, Engenharia e Tecnologia localizado em Beijing. Tudo indica que o Sunway TaihuLight será utilizado principalmente para pesquisa e trabalhos de engenharia, que incluem, entre outros. 

Esta é a lista dos 10 primeiros da lista dos mais potentes:

* bem… nem todos, pois alguns já estão habituados à qualidade de alguns produtos por lá fabricados


Emoticon Emoticon