Xiaomi Mi VR Headset - Unboxing, análise e opinião

Foi no início de agosto que a Xiaomi apresentou os seus Mi VR Headset. Para os mais alheios a estas nomenclaturas, VR significa Realidade Virtual e constitui um novo mundo criado virtualmente, fazendo com que o utilizador pareça que está a viver o conteúdo e com o qual este pode interagir, mediante a utilização de vários equipamentos chamados de VR Headsets. É um desses equipamentos que te vou mostrar hoje, os Mi VR Headset.




Unboxing

Ao abrir o embrulho temos apenas uma caixa preta dos Mi VR com a uns caracteres em chinês a vermelho escuro. No verso desta encontram-se algumas informações acerca das características do Mi VR.
No interior da caixa temos os Mi VR com o logo da Xiaomi ao centro, e ao primeiro toque sentimos a lycra que cobre toda a parte exterior dos óculos e em redor está o fecho de correr de duplo sentido. Não são pesados mas ao mesmo tempo nota-se que estão bem construídos com acabamentos que satisfazem. Alguns pormenores dão-lhes algum requinte como os logo MI nos fechos zip.

Ao abrir o fecho temos no seu interior uma espécie de envelope que contem a liga que vai segurar os headets a nossa cabeça. Nesse envelope estão algumas informações (em chinês) e um código QR que serve para descarregar a aplicação da Xiaomi que irá permitir aceder aos conteúdos audiovisual 3D e 360.

Olhando para os óculos em si, as lentes vêm protegidas por uma pelicula protetora, quer na parte interior que na exterior e têm um sistema anti reflexo que permitem uma melhor qualidade.

Na parte superior destes encontra-se um botão físico que nos permite interagir com os conteúdos das aplicações. De que forma? Quando colocamos o smartphone no seu interior (com o ecrã virado para as lentes) existe outro botão que ficará na mesma face do monitor do smartphone. Esse botão é acionado quando clicamos no botão exterior dos headsets.

Os VR encaixam bem no rosto e a liga permite um ligeiro ajuste se necessário.

Instalação da APP Mi VR

A instalação é relativamente simples e é feita através do código QR disponível no envelope preto que acompanha os óculos. Olhando apenas para a aplicação percebemos que esta é feita complemente a pensar no mercado asiático, pois está totalmente em chinês.

Apesar disso a sua utilização é também muito simples e intuitiva. Existe um menu principal que várias opções na vertical em que cada uma representa uma categoria daquilo que pretendemos ver: Filmes, séries, vídeos clips, anúncios... Interagimos com aplicação através do botão que temos na parte superior dos headseat que é representado na imagem de realidade virtual por um simples ponto.

Quando estamos a assistir a um filme surgem-nos um menu semelhante a qualquer reprodutor vídeo que permite por exemplo controlar o volume, voltar atrás, fazer pausa, etc.
Para quem nunca experimentou uns, não é fácil descrever ou passar para imagens o que se consegue ver pelos óculos, mas é uma mistura de vídeos 360º existentes no youtube com os filmes 3D existentes nos cinemas.

Os óculos permitem que não vejamos nada para além do que vemos através das lentes. A qualidade dos vídeos existentes na App Mi VR não me pareceram deslumbrantes, não sei se devido a lentidão dos servidores chineses ou se a outro fator. O som é bom, mas com o auxílio de uns phones será possível assistir a um filme 3D ou 360 obtendo a sensação de que estamos dentro do próprio filme, principalmente em jogos.

Eu utilizei o Mi5, contudo os Mi VR são compatíveis com qualquer smartphone entre as  4.7” e 5.7”.
Quando retiramos os óculos o que surge no smartphone são duas imagens que parecem semelhantes mas que como é óbvio não têm o mesmo efeito do que o assistido com o headsets.

Vale a pena comprar?

A minha opinião é que este sistema é uma boa alternativa quer para filmes quer para jogos. A desvantagem é que ainda há poucos conteúdos. Embora existam diversas aplicações VR que podem ser descarregadas e instaladas no smartphone permitindo assim usufruir deste gadget na sua plenitude. Não deve faltar muito para que estas aplicações e conteúdos se massifiquem, uma vez que as câmaras 360º estão também a surgir por todo lado. Para os amantes dos jogos será sem dúvida uma forma muito mais interessante de interagir com os seus personagens.

Se pretendes comprar estes Xiaomi Mi VR Headset podes fazê-lo aqui: http://bit.do/Xiaomi-VR com um dos melhores preços do mercado com a utilização do código: LHXMVR. Esta promoção é limitada.

Mais algumas fotos





Emoticon Emoticon