Comparativo entre câmaras Xiaomi Mi5 vs Mi5S | Qual a melhor ?

Quando a marca anunciou o Xiaomi Mi5S, umas das surpresas (ou não) foi a alteração do sensor da câmara fotográfica, colocando um de 12MP invés dos 16MP que estavam presentes no primeiro. A qualidade das fotografias é sempre um ponto importante a ter em conta na escolha de um smartphone (para alguns utilizadores), daí este comparativo entre ambos os modelos.


Antes de passar às fotografias vamos ver melhor os sensores:

O Mi5S utiliza um sensor maior bem como o tamanho dos seus dos pixéis. Estes são de 1.55µm* enquanto os do Mi5 que são de 1.12µm. Que vantagens tem isto? A vantagem é que a câmara capta mais rapidamente a luz e utiliza tempos de exposição mais curtos o que reduz o movimento (desfoque) quando as fotos são tiradas.

*Lê-se: micrómetro e equivale à milésima parte do milímetro.

Aqui ficam alguns exemplos das fotos tiradas. O dia estava bastante nublado o que não favorece as fotos. No final tenho a minha conclusão, tirem também a vossa.
Tenho no final o link para as fotos todas. Mas podem também clicar em cada uma para ver em tamanho original.

Xiaomi Mi5
Xiaomi Mi5S
Imagem ampliada a 100%
Imagem ampliada a 100%

Ampliado a 100% (mi5 vs mi5s)
Ampliado a 100% (mi5 vs mi5s)
Ampliado a 100%
Mi5 com Flash
Mi5S com Flash

Vídeo


A minha conclusão

Ambos os smartphones têm boa qualidade em fotos tiradas durante o dia, embora estejamos perante câmaras com definições (MP) diferentes. No Mi5S as imagens são mais claras devido ao sensor, no entanto no Mi5 as imagens têm mais resolução e os limites, por vezes, são mais bem definidos quando ampliadas. Contudo no geral o Mi5S consegue resultados melhores durante o dia e essa diferença é ainda maior nas fotos tiradas à noite e também nos vídeos. Aqui o Mi5 leva vantagem no som, o stereo é melhor.

Apesar do Mi5S ter perdido a estabilizador de 4 eixos OIS o facto de ter um sensor maior e com pixéis também maiores faz com que os vídeos sejam melhores que o seu irmão mais velho. Portanto ganha em termos de estabilização. 

Fotos: aqui
Grupo dedicado ao Mi5, Mi5S e Mi5S Plus no FB: fb.com/groups/mi5pt

Qual a vossa opinião?

Onde comprar?

Xiaomi Mi5 32GB: Gearbest
Xiaomi Mi5 64GB: Gearbest | Geekbuying 
Xiaomi Mi5S 64GB: Gearbest com o cupão: YBXM5S | Banggood com o cupão: mi5s20 

11 comentários

Mais um artigo TOP!

Estava mesmo indeciso entre os dois e este artigo desempatou: já encomendei o Mi5S pela Gearbeast por Spain Express :)

Obrigado pessoal. O intuito dos artigos é mesmo esse: esclarecer dúvidas e partilha de opiniões. Guilherme, quando receberes a máquina dá o feedback. Abraço a ambos!

E como fica o som??? Qualidade, volume...

Parabéns pelo artigo, trabalho de quem entende mesmo. Uma dúvida mi5 128gb 4gb ram ou mi5s 64gb 3gb ram?

Obrigado Jorge!
Bom.. continua a ser discutível essa escolha. Em termos de desempenho continuam a ser muito parecidos, o que muda mais é a questão do armazenamento e claro, o que já mudava entre o Mi5 Prime e o Mi5S. Veja as tecnologias que cada um tem e as que você usa ou precisa mais.. e escolha. São ambos muito bons.

Agora ainda falta no comparativo o primo mi5s plus

Ricardo vamos ver se consigo arranjar o Mi5s Plus para testes. Abraço

Ao comprar na Banggood posso ser taxado por taxas de alfândega?

Se estiver no armazém de HK é certinho.


Emoticon Emoticon