Unboxing: Xiaomi Mi 5S | Opinião e comparativo com Mi5

Este é dos smartphones mais recentes no mercado, uma versão com algumas alterações comparativamente ao seu irmão Mi5. Este é o unboxing deste belíssimo equipamento e as primeiras impressões quando comparado com o Xiaomi Mi5.



Unboxing e comparativo

As diferenças entre os smartphones quase gémeos (apesar de terem nascido com uma diferença de alguns meses) começa logo na caixa. A do Mi5S é ligeiramente mais estreita e mais alta que a do seu irmão Mi5. 



Na do Mi5 aparece uma imagem dos smartphones ao centro com o nome da marca em baixo e o logótipo no canto superior esquerdo, na nova caixa do Mi5S temos apenas o logo da marca em baixo relevo ao centro. Na parte traseira estão as informações técnicas acerca do dispositivo.


Dentro da caixa está o Mi5S e para quem está habituado a usar o Mi5 vai notar uma ligeira diferença de peso entre ambos, embora seja mínima. O empacotamento também está diferente, embora isso seja irrelevante.

A acompanhar o smartphone temos o manual em chinês e uma pequenina caixa que contém o cabo USB, o carregador de carga rápida e o "clip" para abrir à slot dos cartões SIM.
Em relação ao aspeto, os smartphones são muito diferentes mas ao mesmo tempo muito parecidos, parece um contra senso mas não é. O Mi5S tem os cantos ligeiramente mais arredondados o que faz com que este se segure melhor à mão. A diferença mais notória é o material utilizado já que este é inteiramente construído em alumínio parecendo assim mais robusto e mais resistente.

Visor

Embora haja diferenças técnicas nos ecrãs, em termos visuais e como primeira impressão, não se vêm assim grandes diferenças. Na parte frontal o Mi5S é ligeiramente mais branco que o Mi5. Distinguem-se no logótipo, que desapareceu do canto superior esquerdo e no leitor de impressões digitais. Contudo há a destacar também a ligeira saliência que existe no visor do Mi5S que faz com que este tenha uma ligeira sensação edge o que mais uma vez faz com que este encaixe bem na mão.

Na parte lateral direita não há diferenças a salientar, tudo praticamente igual entre ambas as versões bem como na parte esquerda. As slots para os cartões SIM está posicionada na parte superior desta. Em cima desapareceu o sensor de infravermelhos e o micro stéreo também mudou de local. Está agora na parte traseira ao contrário do Mi5 que estava localizado ao lado do sensor de infravermelhos. A entrada de 3.5mm está no mesmo sítio.
Na parte inferior está tudo igual embora com aspetos diferentes. No Mi5S notam-se 2 parafusos ao lado das colunas de som. Os orifícios destas são ligeiramente mais largos também. A porta USB tipo C está no mesmo local.


Na traseira do smartphone está a outra grande diferença entre ambos os dispositivos. O alumínio domina, estando os restantes componentes no mesmo local à exceção do flash LED que no Mi5S está localizado na parte esquerda da câmara ao contrário do que acontece no Mi5.

Software

A MIUI que acompanha o Mi5S é a versão Global estável 8.0.10 que é baseada no Android 6.0.1, como todos sabem. Uma diferença que salta à vista é que esta ROM já vem com o idioma Português (PT-PT) não havendo assim necessidade de fazer updates à ROM.


Vem com as aplicações habituais da MIUI (sem nenhuma APP Chinesa) e com o software essencial da Google: PlayStore e Gmail e também com o teclado SwiftKey por defeito.

Primeiros testes e desempenho

Em termos de testes efetuados à câmara pareceu-me que a do Mi5S tem cores ligeiramente mais claras, mas ao mesmo tempo com um pouco mais "grão", agora só com o uso intensivo irei saber qual das duas a melhor.

Peso: diferenças mínimas - oMi5 pesa 138g com cartão nano SIM colocado e com película Glass Screen Protector, o Mi5S pesa 144g sem cartão nano SIM ou película.
No Antuntu o teste realizado obtive uma pontuação de 143155 pontos no Mi5S e no Mi5 obtive 132987 pontos.


Conclusões

Existem algumas diferenças visíveis entre ambos os smartphones, quer em termos de estética quer em termos de usabilidade. À primeira vista pareceu-me que o sensor de impressões digitais do Mi5S não é tão certeiro como no Mi5, pois existe uma diferença mínima com vantagem para o Mi5. Este no meu entender um sensor é 5*. Vamos ver com o tempo como se porta o Mi5S.
No Mi5S gostei mais dos botões físicos do volume e power, bem como dos materiais utilizados, pois encaixa muito bem na mão, mas, mais uma vez são diferenças mínimas.


Qual escolher?

É uma questão muito difícil de responder, pois o que é bom para uns pode não ser bom para outros. Acho que só experimentando os dois equipamentos, senti-los, ver qual gostamos mais e que recursos valorizamos é que podemos decidir. São os dois muito bonitos, com excelente desempenho e com diferenças mínimas entre ambos. Valerá a diferença de preço entre um e outro?

Qual a tua opinião? Se gostaste partilha! 
Para mais novidades passa em fb.com/gadgetsedrones

Onde comprar?

Xiaomi Mi5 64GB: Gearbest | Geekbuying 
Xiaomi Mi5S 64GB: Gearbest 

Vídeo


Mais imagens






 





11 comentários

Parabéns, tens aqui um site muito fixe,

continuação do bom trabalho!

Eu queria saber quanto as câmeras. Pois no Mi5 tínhamos 16MP com OIS e no Mi5S temos 12MP sem OIS. Seria interessante mostrar fotos e vídeos mostrando se existe muita diferença nesse aspecto de mudança na câmera. Mas o site está de parabéns, tudo bem detalhado!

Antes de mais parabéns pelo blog.
Sou leitor assíduo.

Tenho duas dúvidas:
* o novo Mi5S continua sem suportar a banda 20 de LTE?
* não encontro em nenhum site online glass screen proctetor para o Mi5S. Será que um glass screen protector do Mi5 será compatível? O formato, tamanho do vidro e botão é igual nos dois?

Obrigado

Olá Marcos e Guilherme. Antes de mais obrigado pelo vosso feedback! E muito importante pois todos nós temos muitas vezes as mesmas dúvidas.
E indo em conta precisamente a isso, estou a preparar um artigo sobre as câmaras de ambos os smartphones: Mi5 e Mi5S, deve sair ainda hoje ou amanhã no máximo.
Em relação às bandas, eles suportam as mesmas, acho que o Mi5S até tem mais tecnologia:
Mi5S: GSM/CDMA/HSPA/EVDO/LTE
Mi5: GSM/HSPA/LTE

Screen Glass: não devem ser compatíveis uma vez que o visor e o botão HOME são diferentes, até as CASES não servem um no outro. Eu comprei este: http://www.ebay.com/itm/131848236268

Se quiserem debater algum assunto passem no grupo do FB do MI5: fb.com/groups/mi5pt para trocarmos algumas opiniões.

Abraço aos dois!

Este comentário foi removido pelo autor.

Xará, parabéns pela resenha. Estou interessado em comprar um. Mas a minha dúvida é entre comprar um Mi5s 4gb ram e 128gb rom e um Mi5s Plus 4gb ram e 64 rom. Já boletei ambos e tenho uns dias para decidir. O primeiro está me saindo por 1135 reais o Plus por 1207 reais. Por qual você optaria? Valeu.

Não é fácil decidir não.. :) mas atenção que as câmaras são diferentes. O Mi5S tem um dos melhores sensores do mercado! As outras diferenças têm a ver com o tamanho e o leitor de impressões digitais. Acho que a escolha depende do que cada um valoriza.. mas são ambos muito bons! Obrigado.

Antes de mais parabéns pelo excelente post! Uma dúvida, o Xiaomi Mi5s também tem IR Remote?
Obrigado

Olá Guilherme, infelizmente não, o Mi5S não tem IR. Abraço.

https://www.youtube.com/watch?v=9kg351GmWfI


Emoticon Emoticon