Xiaomi - muito mais que um pequeno grão de arroz

No momento de adquirir um smartphone há sempre quem tenha receio de comprar online, talvez devido à incerteza da marca ou da garantia dos equipamentos. É sabido que há marcas e marcas, e seja ela qual for, existe sempre algum risco por mais baixo que seja. Contudo há marcas mais fiáveis do que outras. Será a Xiaomi uma delas?

A marca Xiaomi existe desde 2010 e tem vindo a ficar cada vez mais conhecida devido à qualidade dos seus equipamentos e ao preço competitivo que estes apresentam. É inclusive uma das marcas que mais smartphones vende! Embora a marca não se dedique só à construção de smartphones.

É uma marca que tem fãs espalhados por toda a parte e são vários milhões de utilizadores que veneram os seus equipamentos e a sua mística. 

A palavra Xiaomi significa “pequeno grão de arroz” (xiao - pequeno; mi - arroz) em chinês e por vezes pode ser difícil pronunciá-la, diz-se "xao-mi".

Mas este artigo não se trata sobre a história da marca, mas sim sobre a sua fiabilidade.


Qual a razão desde sucesso? Será mesmo uma marca confiável? 


A verdade é que quem experimenta pela primeira vez fica rendido.
Para ajudar a esclarecer estas dúvidas elaborei um pequeno inquérito num grupo da Xiaomi no Facebook, com o objetivo dar a conhecer quantos utilizadores de smartphones da marca Xiaomi já tiveram de recorrer à garantia. 

Foi perguntado aos utilizadores do grupo quem já tinha tido necessidade de recorrer à garantia do seu equipamento, tendo para isso e em caso afirmativo, de indicar o modelo em causa bem como o problema. Como em todos os inquéritos há sempre respostas inválidas daí haver duas leituras diferentes nos resultados. Foram apuradas 150 respostas.

1ª Leitura - mais correta tendo em conta o que foi solicitado inicialmente


Pelo gráfico vê-se que 98,1% dos utilizadores nunca teve a necessidade de recorrer à garantia do seu equipamento.
Por outro lado 2,6% afirmam já ter recorrido à garantia para resolver apenas problemas de software, tendo alguns resolvidos através de atualização de software e um outro que continua na garantia. Os 2,6% representam apenas 3 utilizadores que indicaram o respetivo problema nos comentários.

Quais os aparelhos em causa
Segundo as respostas: dois são utilizadores do Xiaomi Redmi 2 e um utilizador do Xiaomi Mi4i e Mi2A.


2ª Leitura - Inclui as respostas dadas mas que não respeitam a pergunta inicial


Este gráfico contém todas as respostas dadas, mesmo a dos utilizadores que seleccionaram o respetivo modelo que supostamente estariam a responder que tiveram de recorrer à garantia. Contudo como não indicaram qual o problema, torna-se difícil saber a veracidade destas respostas.

Apesar da amostra ser pequena, as conclusões ficam ao vosso critério. Fica aqui o desafio aos utilizadores de smartphones da marca que deixem o feedback nos grupos ou fóruns da marca, pois desta forma estaremos a facilitar as decisões de interessados em equipamento Xiaomi.

Uma coisa é certa, quase todos os utilizadores que experimentam os seus equipamentos afirmam que a marca é a melhor escolha tendo em conta a relação qualidade / preço do mercado.

Nota: Responderam ao inquérito 150 utilizadores. Obrigado a todos eles.

6 comentários

Alexandre, achas que conseguias fazer uma review do amplificador de sinal wifi da xiaomi?

Abraço ;)

Oi. Qual? Aquele que parece uma pendrive? Vou tentar. Abraço.

Este aqui: http://www.gearbest.com/wireless-routers/pp_589239.html

Abraço

Esquece, esse é apenas para routers da Xiaomi. Tinha ideia que existia um que funcionava para todos os routers, mas não estou a encontrar no site da gearbest.


Emoticon Emoticon