Teclast Tbook 10 - Unboxing, análise e opinião

Se até há uns tempos só se usavam portáteis ou tablets com um sistema operativo, hoje em dia existe uma oferta vasta de equipamentos que juntam o melhor destes dois mundos. Há máquinas que são simultaneamente portáteis e tablets, são chamados de híbridos ou transformáveis. Apresento-vos o Teclast Tbook 10 com Android e o Windows num só tablet.





O Teclast Tbook é um tablet com ecrã IPS de 10,1" e resolução FHD 1200x1920 pixéis. Vem equipado com um SoC Intel Cherry Trail Z8300 Quad Core a 1,44GHz e uma GPU Intel HD Graphics de 8ª geração. Em termos de memória tem 4GB de memória RAM e 64GB armazenamento interno, com possibilidade de expansão através de cartão microSD até 128GB.

Na caixa

O Tbook 10 vem dentro da caixa revestido com as habituais proteções, para além da capa de plástico protetora vem as películas no ecrã e na parte traseira. Adaptador AC, 2 cabos USB - microUSB, manual de instruções e guia rápido de utilização.


A estrutura do Tbook é em metal de cor golden (champanhe), mede apenas 8mm de espessura, 24.65cm de comprimento e 16,59cm de largura. Pesa cerca de 574g e na mão nota-se que é um tablet com bons acabamentos.

Como restantes características este tablet tem apenas uma câmara frontal de 2MP, no lado direito estão todas as ligações: entrada jack de 3.5mm para headphones, leitor de cartões microSD, porta microUSB, mini HDMI e a entrada AC para alimentação da bateria de 6500mAh.


Na parte inferior está ainda a entrada que permite o encaixe da dock station (teclado) que transforma este tablet num portátil. Este teclado tem ainda a vantagem de ter uma porta USB e com uma bateria de 3500mAh que no total transforma o tablet num portátil com 10000mAh.
Para além do teclado existe ainda um caneta auxiliar (Active Stylus Pen) que permite melhorar a produtividade neste híbrido.


Quando se inicia o tablet surge um menu para escolher qual o sistema operativo que queremos iniciar: Windows ou Android.
Em termos de software este vem com Windows 10 Home devidamente ativado, em inglês, mas que facilmente se coloca em português através das opções do próprio windows. Basta para isso descarregar o idioma pretendido.


No Windows pode-se instalar qualquer aplicação sem restrições, tendo para isso disponível mais de metade do espaço em disco da partição Windows, 17gb livres no Windows e 15GB no Android.


Em relação à versão Android nada de especial a referir. Vem com a versão 5.1 Lollipop com possibilidade de upgrade via APP e tem como é óbvio o idioma português. Aqui pode-se colocar qualquer launcher ao gosto de cada um.

Deixo-vos aqui as imagens de alguns testes realizados (Antutu, Geekbench 4+, Phone tester, SpeedTest, ...):



Opinião


Para quem precisa de ter um equipamento versátil para trabalho e lazer este é sem dúvida uma boa opção. Está disponível em vários tamanhos 10.1", 11.6" ou 12.2" sendo as características muito semelhantes entre eles.

Não se trata de um equipamento topo de gama. O desempenho em multitaskings no Windows não surpreende, mas dá para trabalhar nas ferramentas do Office e internet sem qualquer problema. Quer no Windows quer no Android a experiência áudio visual é boa para ver vídeos no youtube ou offline. O áudio é mediano. O ecrã tem uma boa luminosidade mas a experiência de toque podia ser melhor.

Preço e local de compra

O Teclast Tbook 10 está disponível na GearBest por preços a partir dos 170€, variando consoante o tamanho escolhido, a partir da China e sem custos de alfândega, utilizando o método de envio Priority Line > Spain Express. O tempo médio de entrega é entre 15 a 20 dias.

Teclast Tbook 10, 11 e 12: https://goo.gl/iNUszr
Active Stylus Pen: https://goo.gl/o43ThD

Vídeo






Emoticon Emoticon