Xiaomi Yuemi & Xiaomi Mouse - dois equipamentos que vais querer ter

Para quem acompanha a marca sabe que a Xiaomi faz equipamentos de qualidade numa vasta área, tendo para isso várias sucursais que se dedicam a cada tipo de equipamentos. Estes são dos mais recentes: teclado mecânico Xiaomi Yuemi MK01 e um rato ótico de dupla ligação.


Antes de passarmos à apresentação convém esclarecer que a maioria dos teclados encontrados no mercado atualmente são teclados convencionais que possuem várias camadas de plásticos e sensores elétricos que quando combinados enviam um sinal ao computador que indica qual a letra que vai aparecer no ecrã. Existindo aqui várias desvantagens.

Por outro lado os teclados mecânicos substituem esse sistema por estruturas mecânicas. Isso faz com que a utilização das teclas seja mais rápida pois o retorno de cada uma à posição original também é mais eficiente. Isto faz com que a força necessária para escrever seja também menor, já que os botões providenciam uma resposta tátil mais eficaz e que é acompanhada de um som percetível.
Para além de serem mais resistentes, têm também uma maior durabilidade tornando-se o tipo de teclado ideal para qualquer função: gaming ou escritório.


O teclado Xiaomi Yuemi MK01 é branco e cinza, dentro da caixa vem acompanhado do cabo usb > microUSB que serve para ligar ao computador ou a outro dispositivo qualquer. O teclado é construído em liga de alumínio com interruptores TTC vermelhos que segundo a marca podem ser submetidos a 50 milhões de cliques.



É um teclado algo pesado mas normal neste tipo de equipamento, pesa cerca de 931g, tem 35cm de comprimento, 12,8cm de largura e 3,16cm de altura. O cabo usb que o acompanha mede cerca de 1,5m mais que suficiente para ligar ao computador mesmo por baixo da secretária.



Quando pegamos pela primeira vez no teclado somos contemplados por uma sensação bastante agradável, ficamos logo com a ideia de que não é um teclado normal. A sensação ao toque é sem dúvida muito boa e os materiais utilizados dão a ideia que estamos perante um equipamento premium. Quando este entra em ação essa ideia inicial torna-se evidente e dá lugar a uma satisfação total, é realmente um teclado excecional. Não é necessário fazer força praticamente nenhuma para acionar as teclas que, em câmara lenta, começa com um descer bastante suave e termina com o clique final inconfundível.


As letras são retro iluminadas e à noite dão um efeito visual bonito e diferente ao teclado.




O Rato da Xiaomi tem as mesmas cores que o teclado: branco e prateado, é construído em plástico ABS (Acrylonitrile Butadiene Styrene) e em alumínio. Tem resolução 1200 DPI e dupla conectividade: Bluetooth 4.0 e 2,4G. Ou seja, pode ser ligado através de qualquer uma destas ligações tornando-o assim mais versátil. 


Já vem com duas pilhas AAA incluídas dentro do rato e também com o conector USB que permite ligar a uma porta no computador caso queiramos utilizar a ligação 2,4G.


Pesa apenas 77g e ao manuseá-lo nota-se que é preciso, encaixa muito bem na mão com a utilização dos dois dedos e o scroll tem um desempenho muito bom sem entraves nem solavancos.


Para concluir: não são dos componentes mais importantes de um computador mas, para além de serem duas peças com muita elegância, a experiência de utilização que proporcionam fazem com que o tempo desfrutado com eles passe sem darmos conta.


Preço e local de compra

Ambos os componentes podem ser adquiridos na Gearbest com a opção segura do método de envio: "Priority Line > Spain Express". 
Se as teclas em EN forem um problema, estes stickers transparentes podem resolver: https://goo.gl/7sXnJ5

Vídeo


Mais algumas fotos








Emoticon Emoticon