Análise: Xiaomi Mi R1D Router Wifi de 1TB

O Mi R1D é um router Dual band Wifi 2.4GHz e 5GHz que dispõe de um disco rígido de 1TB de capacidade e que permite armazenar qualquer tipo de ficheiros e acedermos a eles em qualquer dispositivo na nossa rede.


Unboxing

O router é totalmente preto e vem numa das caixas típicas que a Xiaomi nos habituou há uns anos mas com a parte interior totalmente preta. A acompanhar o router está o carregador que vem com dois adaptadores AC e os manuais que se encontram em inglês e chinês.


Olhando em pormenor para o router, este tem na sua parte superior espelhada em plástico o logo da Xiaomi a cinza, nas laterais estão umas aberturas para prevenir o sobreaquecimento, em baixo está o led de notificações que nos permite perceber a ativiadde do router consoante as cores que apresenta: azul ou amarelo.


Na parte traseira está uma porta USB 2.0 onde é possível ligar um disco externo ou uma pen de forma a partilhar os conteúdos com os restantes equipamentos ou servir de backup para o próprio router. Mais abaixo estão duas portas RJ45 que permitem fazer a ligação a outros dispositivos e ainda uma terceira que liga ao router que fornece a internet. Este router dispõe internamento um disco de 1TB de capacidade, um CPU dual core Broadcom a 1GHz acompanhado de 256MB de memória RAM e tecnologia NFC. Este equipamento funciona também como repetidor ampliando o sinal da rede Wifi.

Análise

A configuração do router é relativamente fácil quer no PC ou nos smartphones. O manual ilustrativo em inglês é fácil de seguir. Esta configuração pode ser feita em qualquer um dos equipamentos. Basta descarregar a aplicação que se encontra na Play Store ou podem descarregar diretamente daqui a versão em inglês para o PC.


Para configurar e utilizar o router é necessário ter uma conta da Xiaomi. Depois de instalado o software é só fazer o login, definir o nome do router e respetiva password, fazer a ponte com o router principal e está pronto a ser utilizado.

No explorador do Windows surge o router sob a forma de uma drive normal, na qual podemos fazer tudo o que fazemos com um disco externo. No smartphone utilizamos a aplicação e pode ser utilizada de forma semelhante. Podemos fazer backup de ficheiros do smartphone para o router ou vice-versa, configurar backups automáticos das fotos ou de pastas específicas do smartphone, aceder aos ficheiros do router e copiá-los ou visualiza-los no smartphone.


É esta a meu ver a grande vantagem desde equipamento. Poder ter tudo num só local, partilhar com outros utilizadores ou dispositivos de uma forma bastante fácil e eficaz.

Desempenho

As velocidades de transferência na rede interna rondam os 9MB/s (entre o router e PC via wifi), mais de 21Mbps em download e mais de 38Mbps em upload para a internet dependendo esta velocidade da ligação de cada um. 


Este router dá-nos ainda outras opções que podem ser acedidas e configuradas através da área de administração. No computador acedemos a essa área através do browser, acedendo ao endereço www.miwifi.com ou através do IP disponibilizado no manual. 


Podemos ver as estatísticas de utilização, armazenamento disponível e já utilizado (havendo uma distinção entre os diferentes tipos de ficheiros) configurações da rede Wifi, internet, segurança, atualizações de software, ver quais os dispositivos que estão ligados e têm permissões para aceder ao router, testes de velocidade Qos, temporizador que no permite configurar quais os intervalos de tempo que pretendemos que o router funcione ou se desligue, enfim, muitas, muitas configurações adicionais que fazem deste dispositivo um excelente equipamento.



Opinião

Já há bastante tempo que andava de olho neste router, ele tem todas opções que necessito para ter uma rede interna versátil que me permite não só fazer backups automáticos de alguns conteúdos dos dispositivos móveis e dos PC, mas também me facilita na partilha e acesso aos documentos que utilizo diariamente. Antes de o comprar pensava que fosse uma peça grande, mas não é tão grande assim e o seu design e qualidade fazem dele um “must have” em qualquer rede doméstica.

Onde comprar

Armazém EU: http://bit.ly/xiaomi-R1D utilizando ainda o desconto exclusivo para o armazém europeu: R1SF
Armazém HK2: http://bit.ly/mi-routerHK

Vídeo


Fotos






4 comentários

Dá para fazer de cloud e aceder atrvez de redes externas?
Obrigado :)

Olá José. Podes redireccionar as portas para conseguires aceder através de redes externas. Mas nesse caso penso que não servirá de cloud. Abraço


Emoticon Emoticon