Minix NEO Z83-4: Unboxing e análise ao Mini PC de 150€

A marca MINIX é conhecida pela qualidade dos seus equipamentos no mundo das TV-BOX. Esta Neo Z83-4 foi lançada pela marca em setembro de 2016 como sendo uma das mais atualizadas. Vamos conhecê-la melhor.



A MINIX NEO Z83-4 é um mini PC que pesa apenas 348g e mede 12cm. Vem equipado com um processador Intel Atom X5-Z8300 Quad core de 64 bits, uma gráfica Intel HD, 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno eMMC 5.0, vem ainda com dual-band WiFi 2.4GHz / 5GHz.


Unboxing


No verso da caixa temos as características da BOX que vem revestida por um plástico habitual neste tipo de equipamentos, lodo a seguir temos os manuais e um folheto ilustrativo dos modelos da Minix. A acompanhar a TV-BOX vem o cabo de carregamento e adaptador A/C, cabo HDMI e a antena Wi-fi que permite uma ligação eficaz ao router.


Olhando em pormenor para a BOX e termos de aspeto tem a forma típica quadrada. É construída em plástico (mas nota-se qualidade) e na parte inferior é feita de metal. Em cima está o logo da marca, na parte frontal está o led que fica azul quando a box está ligada, à direita está o botão ON/OFF, slot para cartões microSD e 4 portas USB. Três destas portas têm a versão 2.0 e uma delas (azul) têm a versão 3.0. 


Na parte de trás está a entrada jack áudio de 3.5mm para os headphones, Mini DP (DisplayPort - a mesma utilizada dos dispositivos da APPLE), saída HDMI, porta RJ45 com velocidades até 1 Gigabit por segundo e a entrada DC. Na outra lateral está a antena e o entrada para bloqueio da box e em baixo estão os 4 pés de borracha.

Sistema Operativo


Ao iniciar a Box esta inicia de forma rápida para a primeira vez e o Sistema Operativo Windows 10 surge completamente em inglês. A versão do Windows é original, a ativação é feita de forma automática sem termos de fazer nada pois este é concluída assim que ligamos a Box à internet. 


Em termos de espaço em disco esta vem com quase metade do armazenamento interno disponível, não é muito mas mesmo assim ainda é possível instalar as aplicações normais e habituais para um computador de escritório: como as ferramentas Office, alguma aplicação ou outra para trabalho na internet e antivírus.

O idioma do sistema operativo pode ser facilmente convertido para português, basta para isso ir às definições no idioma e adicionar a nova língua. Depois de descarregado o pack basta instalar fazer o logout e login novamente para que o Windows assuma o idioma.

Desempenho


Em termos de desempenho notei uma diferença considerável para as BOX que já testei com Sistema Windows. Esta Minix tem de facto bom hardware que funciona muito bem com este sistema operativo.


Realizei alguns testes de velocidade quer na escrita e leitura no armazenamento interno, ligação à rede Wi-fi e esta surpreendeu-me pela positiva pois está numa divisão da casa longe do router e mesmo assim conseguiu velocidades muito boas. Não terão qualquer problema na velocidade de ligação à internet dando perfeitamente para ver vídeos do youtube mesmo em 4k sem qualquer problema.


Nos testes realizados no Geekbnech esta Box obteve 778 pontos em Single core e 1918 pontos em multicore.


Esta box tem outras características interessantes e que podem ser úteis para alguns. Uma é o facto de ser possível ligá-la a mais que um monitor através das portas HDMI e Mini DP a outra é a possibilidade de realizar game stream com resolução FULLHD a 60fps.


Em termos de desempenho é uma máquina que serve perfeitamente para trabalhar com qualquer aplicação Office: seja Word, Excel, Powerpoint ou outras aplicações mais pesadas até.
Na reprodução de média nada de negativo a pontar, esta BOX pode ser utilizada como um media center utilizando a aplicação Kodi pois consegue reproduzir vídeos em 1080P, 2K ou 4K com codecs H.264, H.265.

Preço e disponibilidade

Custa pouco mais de 150€ e pode ser adquirida aqui: http://bit.ly/minixZ83
Para que não haja problemas de alfândega devem escolher o método: "Priority Line > Spain Express".



Emoticon Emoticon