Análise: Xiaomi Air 13 | Qualidade, mobilidade e performance num só!

Os portáteis são cada vez mais uma ferramenta de trabalho devido a sua versatilidade, e as marcas estão atentas a essa evolução criando equipamentos cada vez mais capazes de satisfazer as necessidades dos utilizadores. Uma tendência crescente são os ultrabooks, portáteis cada vez mais potentes e mais leves ideais para um grande número de utilizadores. Hoje trago-vos o Xiaomi Air 13 um autêntico Macbook Air 13 mas a metade do preço. Não acreditam? Continuem a ler.


A Xiaomi apresentou em final de julho de 2016 os seus dois primeiros portáteis ultrabooks. Uma versão de 12" que conta com um processador Intel Core M3, 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno e outra versão de 13" que vem equipado com um processador Intel Core i5-6200U (até 2.7GHz), uma GPU NVIDIA GeForce 940MX, 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento SSD. Vamos conhecer melhor esta última versão.


Unboxing e Análise

O Xiaomi Air 13 vem bem protegido dentro de uma caixa com umas esponjas protetoras que seguram uma outra onde se encontra o ultraportátil (imagens no fim do artigo). A caixa branca tem uma imagem de ambas as versões, uma de cor cinza e outra de cor champagne. No topo da caixa está o ultrabook protegido ainda com um plástico em seu redor. Lá dentro estão apenas os manuais completamente em chinês e o carregador com saída USB tipo C de carga rápida.


Este é um portátil construído em alumínio e na parte traseira do ecrã não existe nenhum símbolo alusivo à marca dando um aspeto muito clean. Na lateral direita tem uma das entradas USB 3.0 e a entrada USB Type-C para carregamento, na parte traseira não tem nenhuma ligação como é normal nestes equipamentos e na lateral esquerda encontra-se a saída HDMI, a outra porta USB Tipo-C e a saída jack áudio de 3.5mm para os headphones.


Na parte de baixo estão cinco apoios de borracha e as colunas altifalantes com Dolby Audio Premium Surround construídos pela AKG sendo bem visível o autocolante da marca bem como da Nvídia e do sistema operativo Windows. Estão também na parte inferior do portátil sete parafusos que nos dão a possibilidade de realizar facilmente o updrade à drive SSD, uma vez que este Air 13 tem duas slots para discos SSD e apenas uma delas está ocupada.



Este ultrabook pesa pouco mais de 1200g o que comparado com o MacBook Air o torna um pouco mais leve e de facto quando pegamos neste ultrabook notamos que pesa mesmo pouco.



Ecrã

O ecrã é de 13" tem resolução FHD (1920 x 1080) IPS muito bonito com os limites a preto totalmente plano que lhe confere sem qualquer dúvida um aspecto premium. Na parte interior do ecrã está o logo da marca a cinza e no topo ao centro encontra-se a câmara de 1MP. Quando ligamos pela primeira vez o Xiaomi Air 13 este demora cerca de 18 segundos a efetuar o primeiro arranque. Apesar de ser um IPS este ecrã tem excelentes cores e bons contrastes.


Sistema Operativo

O Windows vem completamente em Chinês com a versão Home Edition e tentei de várias formas colocar o idioma em português, tal como faço nas TV-BOX com Windows mas não consegui, pois esta licença permite apenas a utilização deste idioma. A solução foi mesmo fazer uma instalação limpa de raiz com o idioma PT-PT através de uma PEN USB. Os drivers estão no site da MIUI, cliquem aqui se precisarem.


Teclado

O teclado é em Inglês retro iluminado e embora haja alguns enganos iniciais com os assentos, é uma questão de hábito e passados alguns dias de uso já mal notamos a diferença. As teclas são largas o suficiente e o toque é bastante suave bem como o barulho causado pela utilização intensa do teclado. Tem algumas funções interessantes nas teclas superiores como a possibilidade de desativar ou ativar a iluminação, uma vez que esta se desliga automaticamente após alguns segundos quando não há atividade no teclado. O touchpad achei-o eficaz e suave também e bastante responsivo.


Performance

Em termos de desempenho e em relação ao disco SSD este atingiu perto de 1500MB/s em leitura 4K e mais de 310MB/s em escrita.
Nos testes de ligação à rede wifi quer na rede interna quer na internet os resultados não desapontam, pois na ligação à internet vai depender muito da velocidade contratada por cada um com o respetivo fornecedor. Contudo ligado ao Router da Xiaomi este consegui melhores velocidades através da opção 5GHz Wifi do router.


Em relação aos resultados nos testes do GeekBench este atingiu mais de 2320 pontos em single-core e perto de 4040 pontos em multi-core.


Testei ainda programas que utilizo regularmente como as ferramentas do office, edição de vídeo, edição de imagem e tudo funcionou sem problemas. A resolução FULL HD é uma mais-valia apesar de ser um ecrã de 13.3".
Corri alguns jogos, entre os quais Line of Sight, Warframe, Counter-Strike, RaceRoom e aqui fiquei bastante surpreendido pela positiva, não espera que a experiência de jogo num portátil deste tamanho fosse tão boa. Muito fluido em todos os jogos e com resolução 1080p. Apenas no Crossfire Europe não consegui correr em ecrã inteiro com 1080p. Nota-se que aquece mais um pouco mas o normal tendo em conta que nestas situações o ultrabook faz uso da placa GPU dedicada.



(Ver vídeo no final do artigo)

Testei também o sistema operativo Ubuntu onde mais uma vez o Air 13 marcou pontos positivos. A qualidade dos gráficos e fluidez é muito boa. Houve apenas um ponto negativo aqui que tem a ver com a placa de rede Wifi pois o sistema operativo não detetou corretamente os drivers da placa. De resto tudo funcionou bem: placa gráfica, placa de som, etc…

Na ligação Bluetooth também nada de negativo encontrado, a versão 4.1 dá-nos a possibilidade de conectar diversos dispositivos e servir também para a transferência de ficheiros entre smartphone e PC.


Bateria

A bateria é de 5400mAh e teve para uma autonomia de mais de 6 horas de utilização muito diversa: reprodução de vídeos e músicas, trabalho de escritório, Internet e até edição de vídeo. O melhor neste ponto é mesmo o carregamento, pois demorar apenas 1 hora a carregar na totalidade. 

Opinião

A experiência de utilização de conteúdos multimédia é excelente embora nos testes de vídeo a 4K não ficasse totalmente satisfeito. A qualidade é boa sim, mas não tão fluido como esperava. Os apoios de borracha presentes na parte de baixo do portátil fazem com que se oiça bem o som produzido pelos speakers e com o uso de uns headphones a experiência é ainda melhor. Imagem e som são dois pontos muito positivos!


Em termos gerais o portátil está muito bem construído e esbanja qualidade. É um prazer trabalhar neste este equipamento e especialmente quando o temos há pouco tempo pois nem apetece largá-lo! São pouco mais de 30cm de largura e 21 de altura com uma espessura de 1,48 cm. Leve, eficaz, equilibrado, com excelente qualidade de som e ecrã, este é o companheiro ideal para quem pretende uma ferramenta de trabalho com especial importância para a portabilidade e com uma boa performance. Estudantes universitários, programadores, professores, web designers, executivos que andam sempre de um lado para o outro em viagens, enfim, uma vasta área de profissões e ocupações onde este excelente portátil encaixa que nem uma luva.

Onde comprar

Este Xiaomi Air 13 pode ser adquirido na Gearbest através do armazém na China e sem custos alfandegários utilizando o método de envio Priority Line – Spain Express, ficando assim com um preço final muito bom para o produto que é. Para quem pretende uma solução semelhante mais acessível pode optar pela versão de 12" que também fica bem servido.

Mais detalhes nos links abaixo:

Vídeo


Fotos













2 comentários

Este comentário foi removido pelo autor.

Murilo esse método só funciona para Portugal. Para o Brasil terá de usar um endereço de redireccionamento.


Emoticon Emoticon