Análise: Xiaomi Mi Robot Vacuum Cleaner - um aspirador inteligente

O Xiaomi Mi Vacuum Cleaner é um robot aspirador autónomo e inteligente que promete uma maior força de sucção e uma maior autonomia face aos seus concorrentes diretos atualmente no mercado. 




Este aspirador inteligente vem com 3 processadores dedicados: um processador quad-core da Allwinner, um processador STMicroelectronics ARM e um processador de imagem Texas Instruments LDS. 


A par de outros produtos Xiaomi, o Mi Robot Vacuum tem uma aplicação para smartphone pela qual este pode ser configurado e controlado. Por exemplo definir remotamente e horários de limpeza regulares. Vamos à análise!


Unboxing

A caixa do Mi Vacuum mete cerca de 38cm de diâmetro e dentro da caixa para além do robot vêm os manuais que estão todos em Chinês, a docking station (que é o local onde o robot recarrega) e um utensílio que permite limpar as escovas do robot.



Características

O Mi Robot Vacuum que vem equipado com 12 tipos de sensores. Um sensor de distância LDS (Laser Distance Sensor) que está localizado na parte superior que lhe permite digitalizar tudo à sua volta num raio de 360 graus, 1800 vezes por segundo. Só para termo comparativo o Roomba 660 da iRobot faz isso mas apenas 60 vezes por segundo. 


Tem também um sensor de proximidade ultra sónico, nas laterais tem um sensor de infravermelhos, na parte inferior estão mais quatro outros sensores que fazem com que o robot consiga percorrer todos os cantos casa sem que caia das escadas caso existam. 


Detém ainda um giroscópio, acelerómetro e é detentor de um algoritmo de localização e mapeamento chamado SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) que também é utilizado em aspiradores de outras marcas como o Roomba da iRobot ou os da LG.


Na parte superior temos dois botões cujas funções são fáceis de identificar: ligar/desligar e o botão Home - voltar à dock statiton. Mais atrás está o sensor de distância LDS bem saliente. 


Quando abrimos a tampa temos acesso ao depósito de armazenamento do lixo e o respetivo filtro HEPA que deve ser substituído ao fim de 150 horas de utilização. Contudo aqui convém limpar o filtro após cada utilização pois isso vai ajudar a prolongar o tempo de vida do filtro.


Na parte inferior estão os restantes sensores, as rodas com amortecedores que permitem ao robot ultrapassar pequenos obstáculos e subir alcatifas. A escova lateral e ao centro está a escova rotativa principal.



Primeiros passos

A primeira coisa a fazer é a ligar a docking station à corrente e ligar o robot. Este emite um som e depois disso convém instalar a aplicação, apesar de ser possível colocar o robot em funcionamento sem esta estar instalada. Contudo com a aplicação temos a vantagem de ter acesso às configurações do robot bem como às estatísticas de utilização.


Depois de instalada a APP temos de ligar o robot à rede Wifi para que este possa ser controlado e depois disso podemos começar a programar o robot. Apesar da APP estar totalmente em Chinês os principais botões são percetíveis. Para ajudar os possíveis utilizadores deste gadget "caseiro".



Aplicação

Na aplicação conseguimos programar as tarefas do robot como por exemplo a hora do início dos trabalhos. Podemos também escolher limpezas periódicas: todos os dias, dias da semana, fim-de-semana ou personalizar ao nosso gosto indicando quais os dias da semana e horas que pretendemos que o robot aspire.


Existe uma opção que nos permite escolher um horário para que o robot não trabalhe durante esse tempo mesmo havendo um agendamento que coincide com essa hora.



Temos acesso ao histórico e verificar os locais por onde passou, quanto tempo demorou e qual a área que percorreu em cada limpeza bem como as estatísticas globais e à manutenção do Mi Robot.



Manutenção

Na APP existe também uma opção manutenção onde temos acesso aos consumíveis do robot, filtros e escovas onde nos é apresentado o “tempo de vida” útil para cada um, o que nos ajuda a saber quando temos de os mudar. Deixo no final o link dos acessórios que devem adquirir para trocarem quando necessário.


A manutenção do aspirador inteligente é fácil de fazer. O acesso ao reservatório é fácil através da parte superior. Aí está localizado o filtro que convém estar sempre limpo em cada aspiração. Na parte inferior está a escova lateral e a escova principal que também é fácil aceder e retirá-la para limpeza.




Desempenho

Aqui o Mi Vacuum portou-se bem conseguindo aspirar qualquer tipo de pequenos detritos no chão: pó, migalhas, cabelos, pelos de alcatifa, bagos de arroz, ... e até outras coisas que não devia ter aspirado. Qualquer objeto "não identificado" que esteja no caminho do robot e se for pequeno o suficiente é sugado para dentro do reservatório. Mas se estivermos a falar por exemplo de meias ou fios do carregador do telemóvel estes podem fazer com o robot fique bloqueado no local onde encontrou o objecto que não conseguiu sugar completamente. Aqui recebemos uma notificarão no telemóvel com essa indicação (mas apenas em Chinês), no entanto sabemos que algo que se passou pelo ponto de exclamação e a cor da mensagem a laranja. Neste caso sabemos o local exato onde isso aconteceu pois há um ponto identificativo no esquema da APP que representa o robot. Por isso convém deixar a casa mais ou menos arrumada para que o robot consiga passar por todos os cantos.


O robot consegue desviar-se de tudo e inclusive passar por cima de alguns objetos maiores e subir alcatifas. Mostrou-se eficaz removendo a quase totalidade dos detritos encontrados. O seu sistema de rastreamento também é eficaz e passa por todos os pontos da casa que consegue alcançar. No telemóvel conseguimos seguir cada passo do robot mesmo estando fora de casa.

Opinião

Nos dias que correm há cada vez menos tempo para algumas tarefas domésticas e são cada vez mais as pessoas tendem a adquirir estes robots. Este gadget consegue ajudar-nos nas lides da casa e manter o nosso lar limpo com a vantagem de podermos estar fora de casa enquanto este aspira. Tendo em conta as suas características, o preço que apresenta e a concorrência, este equipamento é uma excelente alternativa aos robots mais caros de marcas mais conhecidas. Se pretende ter a sua vida facilitada lá em casa e for adquirir um robot aspirador, pense no Xiaomi Mi Vacuum.

Durante o tempo que utilizei encontrei apenas 2 pontos menos positivos: o tamanho do depósito (podia se um pouco maior) e o facto da aplicação não estar disponível em inglês.

Preço e disponibilidade

O Xiaomi Mi Robot Vacuum pode ser adquirido na Gearbest, os preços variam consoante as promoções. Se precisarem de algum código de desconto peçam-mo via email ou através da página do facebook. Já sabem que podem encomendar através do método Priority Line - Spain Express para que não haja risco de alfândega. Para os acessórios não é necessário.


Acessórios:


Vídeo

Fotos









2 comentários


Emoticon Emoticon