Análise ao Xiaomi Redmi 4 Pro | Prime

Os smartphones Redmi da Xiaomi pertencem à categoria da gama de entrada mas engane-se quem pense que estes equipamentos são dos mais básicos porque não o são. Vamos conhecer melhor o modelo Redmi 4 - Versão Prime.





A gama Redmi 4 tem quatro equipamentos diferentes: Redmi 4A, Redmi 4 Standart, Redmi 4X e Redmi 4 Prime (ou Pro), da versão menos equipada até à versão com melhores componentes. A versão Redmi 4 Prime vem com um SoC Qualcomm Snapdragon 625 a 2GHz, GPU Adreno 506, 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Componentes mais que suficientes para fazerem frente a muitos outros de gama média-alta que custam bem mais que este Redmi.

Unboxing


A caixa do Redmi 4 é inteiramente branca tendo apenas o número 4 desenhado na parte superior também a branco e o logo da marca na lateral. O smartphone surge em primeiro lugar com as habituais películas protetoras, logo de seguida vêm os manuais em chinês, o carregador de carga rápida e o cabo USB micro-USB.


Esta versão é das mais desejadas da gama Redmi, não só devido aos componentes que apresenta mas também devido à cor: é a versão gray - cinza escuro - com o ecrã em preto.
O ecrã é de 5" 2.5D ligeiramente curvo. Na parte superior está a câmara frontal de 5MP, o sensor de proximidade e em baixo os botões auxiliares que não são iluminados. Do lado direito estão os botões power e volume, em cima está a entrada jack áudio de 3.5mm, sensor de infra-vermelhos e micro auxiliar. Do lado esquerdo está apenas a entrada para os cartões SIM e em baixo está o micro, a entrada para carregamento microUSB e o altifalante.


Na parte de trás estão a câmara principal de 13MP com sensor da Samsung (S5K3L8), ao lado está o flash de duplo tom, mais abaixo o sensor de impressões digitais com o logo da Xiaomi mais abaixo.

Análise


Em relação ao software este trazia a MIUI 8, com base no Android 6.0.1 mas instalei a ROM xiaomi.eu que contem diversos idiomas incluindo o PT-PT e PT-BR. Isto após fazer o desbloqueio do bootloader. Podem seguir este manual.



Estamos perante um smartphone muito apreciado entre os utilizadores da Xioami. Tem uns acabamentos muitos bons, é construído em metal o que o torna compacto e lhe confere uma boa resistência. O ecrã 2.5D ligeiramente curvo faz com que este encaixe muito bem na mão e o facto de ter 5" faz com que a sua ergonomia seja também muito boa. A sensação ao toque no ecrã é também muito agradável.


O sensor de impressões digitais está na parte traseira e funciona muito bem, este desbloqueou sempre o smarthone de uma forma rápida e eficaz. Embora eu prefira equipamentos com o sensor na parte frontal.


Em relação à conectividade, este smartphone tem uma entrada micro USB e aqui tenho de ser crítico uma vez que começa a ser um padrão o USB tipo C continuo a não perceber porquê continuar a a postar nas entradas micro USB. Em relação à rede Wifi e aos testes realizados à velocidade de download e upload estes deram cerca de 34Mbps de download e 38Mbps de upload.


O Bluetooth 4.2 mostrou-se eficaz quer na transferência de ficheiros, sincronização de gadgets como a pulseira Mi Band 2 que é a que uso regularmente ou alta voz no carro.
No que diz respeito às memórias, são 32GB de armazenamento interno estando mais de 2/3 do total disponível para o utilizador. Aqui o Redmi 4 Prime obteve velocidades de 188.95MB/s em leitura e 56.77MB/s em escrita. Em termos de memória RAM são 3GB e nos testes de velocidade o equipamento atingiu 6424,46MB/s na transferência de dados.


Durante o tempo de utilização a bateria 4100 mAh teve uma autonomia de 2 dias de utilização normal com chamadas, wifi ligado durante o dia e rede móvel muitas vezes também, alguns jogos e utilização intensiva da máquina fotográfica.


O ecrã LCD IPS é de 5" e com 71% de área útil, tem resolução FHD 1080x1920px e uma densidade de 441ppi (o que é bom). Tem contraste de 10000:1 e nunca tive problemas em ver o conteúdo no ecrã, embora ao ar livre se notam alguns reflexos mas não prejudica a visualização de conteúdo no telemóvel. Nos testes realizados a aplicação detetou apenas 7 toques no ecrã.


Estamos perante um equipamento de gama de entrada / gama média e em termos de potência este conta com um processador recente o Qualcomm Snapdragon 625 o mesmo que acompanha o Asus ZenFone 3 ou o Samsung Galaxy C7, equipamentos bem mais caros. Em relação aos testes realizados no antutu, atingiu mais de 62 mil pontos, no geekbench atingiu 831 pontos em single core e 2919 pontos em multi-core. Ou seja resultados que estão a par de equipamentos como o Galasy S5 ou o Nexus 5 se bem que estamos a comparar topos de gama já algo ultrapassados com um equipamento de gama de entrada do presente.



Câmara fotográfica


Em relação à câmara fotográfica a aplicação não tem grandes alterações para quem já conhece a MIUI. Esta tem a resolução de 13MP e não filma a 4K nem em câmara lenta, apenas tem a opção de time lapse.


Gostei dos resultados das fotografias durante o dia e em ambientes com luz. Aqui a câmara obtém resultados muito bons e com grande detalhe até. O problema é em ambientes com pouca luz ou à noite em que esta deixa um pouco a desejar. Em relação aos vídeos, estes também não surpreendem. Este smartphone não tem estabilização de imagem e isso é notório quando filmamos em movimento. O som também me pareceu um pouco baixo e a qualidade de imagem aqui também fica aquém.
Aqui ficam os resultados de alguns testes efetuados.

Fotos







Ver aqui as fotos em tamanho original.

Na reprodução de média e apesar deste ter um ecrã de 5", a experiência é boa tal com o som produzido pelo altifalante. Tendo em conta a gama em que este se insere este smartphone tem atributos que fazem dele um dos melhores equipamentos neste segmento.

Pontos positivos


  • Qualidade de construção
  • Bateria 
  • Relação preço/qualidade


Pontos negativos


  • Fotos em ambientes escuros ou com pouca luz
  • Vídeos com falta de estabilização
  • Botões auxiliares não retro iluminados


Conclusão

Embora não seja um ponto negativo não posso também deixar de realçar o facto de este smartphone não ter uma porta USB Tipo C. Tendo em conta o seu segmento está muito bem equipado, tem um bom desempenho e é um equipamento equilibrado. A câmara tem um desempenho díspar dependendo da luminosidade e a gravação de vídeos também não é o seu forte. Recomendo este equipamento para quem privilegia a autonomia aleada a um bom desempenho sem querer gastar muito.



Este smartphone pode ser adquirido na Gearbest, deixo os links para cada uma das versões:

Onde comprar


Vídeo



1 comentários :

Adquiri um para a minha mulher e realmente é uma máquina para o preço que tem. Ainda não tentei colocar outra ROM pois não encontrei nenhum site que explique como alterar, será que podia dar uma ajuda, por favor? Cumps


Emoticon Emoticon