Diferenças entre as ROMS Globais e as ROMS XIAOMI.EU

Quem utiliza smartphones Xiaomi certamente já ouviu falar em ROMs. Este é, aliás, um dos principais fatores que leva muitos utilizadores a optar ou não por estes equipamentos. Vou tentar desmistificar algumas dúvidas que surgem regularmente nos fóruns e redes sociais relativamente às ROMS dos smartphones Xiaomi.



Em primeiro lugar, e para os mais leigos, convém esclarecer o que é uma ROM. Esta sigla é das primeiras palavras que ouvimos quando se abordam assuntos relacionados com a informática. ROM significa Read-Only Memory, ou seja, memória só de leitora, que no fundo é o firmware/software que vem embutido de fábrida nos equipamentos eletrónicos. Neste caso é o sistema operativo que faz com que nós, utilizadores, consigamos interagir com os componentes de hardware que formam o smartphone.

Vamos ao que interessa, perguntas e respostas relativas à ROM XIAOMI.EU:

P: O que significa OTA?
R: OTA significa Over-The-Air, e entende-se como uma atualização do software (e/ou firmware) do dispositivo em que o conteúdo da atualização é transferido via redes sem fios.

P: As ROMS XIAOMI.EU tem suporte OTA?
R: Não

P: As ROMS XIAOMI.EU têm atualizações?
R: Sim

P: Com que frequência são atualizadas as ROMS XIAOMI.EU?
R: Convém primeiro dizer que existem dois tipos de ROMS XIAOMI.EU. Há as ROMS semanais (DEV - Developer) e as ROMS estáveis. As semanais são atualizadas todas as semanas com base nas atualizações semanais lançadas pela casa mãe: EN.MIUI.COM. Como o próprio nome indica, estas atualizações são feitas todas as semanas, salvo algumas exceções. As ROMS estáveis são atualizadas consoante vão sendo lançadas as ROMS GLOBAIS da MIUI.

P: Como posso atualizar o meu smartphone para uma ROM mais recente XIAOMI.EU?
R: Se o smartphone já possui uma ROM XIAOMI.EU o processo de atualização é praticamente o mesmo utilizado no processo OTA, mas aqui temos de ser nós, utilizadores, a descarregar a ROM (ficheiro ZIP) para o smartphone e utilizar a aplicação Updater da MIUI para fazer essa atualização. A atualização é feita no smartphone em apenas 3 passos:

  1. Clicar na APP Updater;
  2. Clicar no menu (... » 3 pontinhos do canto superior direito);
  3. Escolher ficheiro ZIP (ROM) previamente descarregado;

Se tens um smartphone Xiaomi que não tenha uma ROM XIAOMI.EU vê aqui como fazer


P: As ROMs Globais têm atualizações?
R: Sim, as ROMS globais tem atualizações via OTA, ou seja, assim que a atualização estiver online o smartphone vai receber o aviso da atualização.

P: Por que razão as ROMS XIAOMI.EU não tem suporte OTA?
R: Em primeiro lugar as atualizações via OTA da MIUI utilizam servidores chineses que, por norma são bastante lentos quer em download, quer em upload. Em segundo lugar, as ROMS XIAOMI.EU são descarregadas, compiladas e enviadas para outros servidores pelos membros da comunidade XIAOMI.EU. Tudo isto é feito por utilizadores da comunidade há mais de 5 anos, que trabalham em prol da restante comunidade XIAOMI. Nesse grupo de utilizadores apenas um tem acesso à conta que daria permissão para realizar atualizações via OTA. Daí, simplesmente foi decidido que nestas ROMS não haveria atualizações via OTA.

P: As ROMS XIAOMI.EU têm Português PT-PT e PT-BR?
R: Sim, as ROMS XIAOMI.EU têm 27 idiomas diferentes, bem mais que as ROMS oficiais.

P: Que diferenças posso encontrar numa ROM XIAOMI.EU?
R: As ROMS XIAOMI.EU são ROMS com algumas melhorias e que têm entre outras, as seguintes características que as ROMS oficiais não têm:
  • Nenhuma APP Chinesa ou bloatware
  • Adicionados 27 idiomas diferentes
  • Optimizado o consumo de bateria
  • Optimizado o consumo de RAM
  • Opção de pesquisa na barra de estado
  • Opção de pesquisa (swipe up) ativado
  • Adicionado o modo de escrita na horizontal
  • Google APPS totalmente integrado
  • Importação automática de temas através do servidor zhuti.xiaomi.com via ThemeManager
  • Mais memória RAM disponível devido a menos processos em segundo plano
  • Estilos dos ícones unificado
  • Disponível menu avançado com ícones em todas as opções
  • Removidas algumas APP de origem inúteis para os ocidentais: Mi Video, Mi Music, Mi Radio, ...
  • Adicionado a opção de teclado/marcado EU T9
  • Optimizadas as definições para o GPS

P: Perco a garantia se instalar uma ROM Xiaomi.eu?
R: Algumas lojas online, como a Gearbest, disponibilizam a seguinte informação: "Any alterations such as upgrades or flashing a newer version will void the warranty." Ou seja qualquer alteração à ROM que vem com o smartphone, seja para colocar uma ROM Xiaomi.eu ou uma ROM Global fará com que a empresa deixe de aceitar o equipamento para garantia.

P: É possível instalar uma ROM Xiaomi.eu sem desbloquear o bootloader?
R: Não. O bootloader tem de estar desbloqueado. Alguns equipamentos podem já ter o bootloader desbloqueado e outros podem não o ter.

P: É possível instalar uma ROM Global sem desbloquear o bootloader?
R: Sim. Contudo aqui depende do equipamento e da ROM que este já tem instalada.

Se tens um smartphone Xiaomi que não tenha uma ROM XIAOMI.EU vê aqui como fazer

Não é fácil agradar a todos e certamente alguns preferem outras ROMS. Cabe a cada um experimentar e ver qual se adapta melhor ao seu equipamento.

Achas que o artigo foi útil? Partilha e ajuda a desmistificar este assunto!!

Qualquer dúvida ou sugestão utiliza o formulário de contacto ou deixa nos comentários neste artigo.

NOTA: o artigo foi elaborado com base nas informações disponibilizadas no forum xiaomi.eu

19 comentários

Boas. Muito bom este artigo,tirou me muitas das dúvidas que tinha.
Mas continuo com algumas 😀
Eu tenho redmi note 4 X comprado através da gearbest e a versão é a mini global 8.1 Stanley 8.1.10.0.0 e eu queria saber se é a ROM oficial ou é a martelada pela gearbest? Como consigo saber?
A minha ideia era instalar uma oficial ou a ROM xiaomi. Eu
Abraço e bom trabalho

Falta 1 questão importante no post acima. Garantia??? Trocar a ROM Global por uma Xiaomi.eu faz-me perder a garantia do telemóvel??? Desbloquear o Bootloader faz perder a garantia? É possível instalar a ROM Xiaomi.eu sem desbloquear o Bootloader??? Tenho um mi5 com a Xiaomi.eu 8.2 stable e estou-me "marimbando" para a garantia mas tenho amigos que compraram Xiaomi e pedem-me para lhes instalar o software Pt-Pt, mas recuso-me a fazê-lo porqur não sei se perde a garantia ou não. Tirando isto, bom trabalho. Abraço

Possuo um xiaomi note4 mas não tem versão em português como posso fazer

Artigo muito bom. Tenho uma dúvida tenho xiaomi.eu instalada, 8.19 penso, mas quando saquei o ficheiro para fazer o update deu um erro a instalar e não actualizou. Já alguma vez tiveste um problema parecido? Será do twrp? Quando actualizas fazes algum wipe?
Obrigado

Obrigado. Essa é ROM martelada pois tem dígitos a mais na versão. Sempre podes experimentar se não gostares metes a global. Abraço

Obrigado João. É precisamente Isso que pretendo, melhorar o conteúdo com partilha de conhecimento. Vou acrescentar isso. Sim, quando se muda de ROM algumas lojas deixar de dar garantia. Embora Eu também não ligue nada a isso, há sempre quem ligue. Abraço

Fernando terás primeiro de desbloquear o bootloader se este vier bloqueado, instalar o twrp e posteriormente a ROM. Por acaso não tenho tutorial para esse modelo. Abraço

Depois de instalar a xiaomi.eu é possível bloquear novamente o bootloader?

Muito bem Alexandre Calvo.
Realmente a ROM da xiaomi.eu não tem as tais aplicações xinocas e está melhor traduzida do que a global.
Quanto a tradução da global o atraso da nossa linguagem podem agradecer ao Matheus Ferreira da Miui Brasil que é quem verifica e aprova a nossa tradução. Não percebi como um Brasileiro aprova a nossa tradução que já está 100% traduzida e apenas 50% aprovada.
Cumprimentos

Bloquear para quê? Toda a gente quer o bootloader desbloqueado...

Boas, Redmi 3 com MIUI GLOBAL 7.3 Estável 7.3.2.0.0 (LHPCNDD) está a dar problemas na PlayStore. Tenho bootloader desbloqueado. Que rom aconselham e como posso instalar? Obrigado

Esse erro dá durante a instalação através do TWRP ? Podemos falar no facebook que é mais fácil ajudar..

Bruno, a resposta está neste artigo. Na "minha opinião" é a xiaomi.eu versão estável. Em princípio resolverá esses problemas. Abraço

Boa noite , estou na ultima atualizacao beta global em um redmi note 4x desbloqueado bootloader, gostaria de saber caso eu decida voltar para a global, posso faze lo normalmente pelo miflash sem perigo de brikar o celular?

Olá. Sim podes sempre colocar outa ROM através do TWRP.

Boas, estou com um problema no meu mi5. Estou a seguir os passos todos certos, tal como está no tutorial do mi 5s. Quero instalar a rom xiaomi.eu Já tenho o bootloader desbloqueado mas quando acedo à linha de comandos para escrever o bootloader flash recovery twrp.img ele responde a dizer que não consegue ler o twrp.img Alguém sabe como ultrapassar este problema? Muito obrigado.

Ruben possivelmente o tei ficheiro tem 2x a extens
ao .img. Se calhar tens twrp.img.img tens de remover o último .img
Esse erro normalmente é isso.


Emoticon Emoticon