Xiaomi Yi M1: Unboxing e primeira análise! Lowcost ou nem por isso?

A Yi M1 pertence ao segmento das mirroless, que são câmaras compactas e que apresentam lentes intermináveis. Como o próprio nome indica - mirroless - não têm espelhos para redirecionar a imagem para o visor, a luz entra e atinge diretamente o sensor. Será esta a melhor opção do segmento no mercado? Vamos conhecer melhor a primeira câmara fotográfica da Xiaomi.




A Yi M1 vem com um design relativamente simples e com duas cores de opção: cinza e preto. Cada uma das opções está à venda com dois packs. Num vem apenas a câmara com uma lente de 12-40mm com abertura de F3.5 a F5.6 e a outra opção vem também com uma lente de 42.5mm e uma abertura de F1.8 ou seja mais indicada para quem pretende tirar fotos ao perto ou fotos macro.

Em termos de interior, esta vem equipada com uma lente M4/3 Mirrorless e com um sensor Sony IMX269 com 20.16MP. A câmara possui um obturador mecânico, suporte RAW, gravação vídeo a 4K e sensibilidade ISO até 25600.

Unboxing


O pack de duas lentes vem numa caixa preta acompanhada pelos acessórios como o manual, um lenço para limpar as lentes, carregador e cabo usb.


Esta mirrorless tem um visor touch na parte traseira que não é ajustável, é fixo. Aí temos também dois botões, um para visualizar as fotografias e outro é um botão auxiliar que tem apenas algumas funções consoante a opção selecionada.


Na lateral direita temos a entrada micro USB, slot para os cartões SD e mini HDMI para transmitir a imagem para um monitor ou TV.
Em cima temos o botão para escolher os diferentes modos da câmara, o botão de gravação vídeo, o botão do lado permite alterar algumas das definições consoante a função escolhida e o botão do on/off que é também o botão de disparo. Mais à esquerda temos o microfone e a mout para o flash uma vez que esta não o tem incorporado.


Em baixo temos a entrada para a bateria e a opção para colocarmos a câmara num tripé.
Na parte frontal está o assistente de foco automático e o botão que permite retirar as lentes.


Existe uma aplicação que permite fazer atualizações à Yi M1 bem como descarregar novos modos de cenas para a câmara. Esta efectuou uma atualização assim que a liguei à aplicação.




A Xiaomi Yi M1 tem um ecrã de 3" na parte traseira e apenas 2 botões nessa parte pois é através do monitor que configuramos quase todas as opções. 


Aí podemos aceder à definição do ISO, balanço dos brancos, modelos de medição da luz, tipo de foco, touch shooting (que nos permite utilizar o toque no ecrã para captar a imagem em vez de utilizarmos o botão de disparo), deteção de rosto, modo HDR, modos de disparo, ligação wifi, time lapse, definições da gravação em vídeo, definições básicas, tipo de ficheiros das fotos, formato das fotos, resolução, tipo de flash, configurações do cartão SD, assistente de AF, visualização automática das fotografias, activar ou desactivar grelha auxiliar no ecrã, anti-tremor e uma última que nos permite verificar versão do firmware.


Algumas destas definições ficam ativas ou desativas consoante o modo que temos escolhido na parte superior. 

Análise


Utilizei esta câmara durante alguns dias, embora de forma não intensiva, mas já deu para ter uma ideia do que ela é capaz. E sem rodeios vou já directo ao assunto: esperava mais desta Yi M1. Não pelo facto da qualidade das imagens ou dos vídeos, mas principalmente pelo desempenho global. Existem dois pontos nela que comprometem o seu desempenho. Um é o tempo de disparo que a câmara tem e o outro é o sistema de foco que também é um pouco lento e impreciso.


Se queremos fotografar paisagens ou objetos estáticos esta câmara sai-se bem, mas o problema é precisamente quando queremos fotografas crianças ou objetos em movimento. Corremos o risco de perder o tal momento!


Estes resultados podem ter como causa algum um problema de software e que até poderá ficar resolvido com futuras atualizações. Mas na minha opinião pelo mesmo valor consegue-se encontrar no mercado máquinas capazes de obter melhores resultados que esta Yi M1.


Como aspectos positivos realço o design da câmara e a sua ergonomia que é muito boa. Aqui sim foi tudo pensado ao milímetro: a posição dos botões físicos e os materiais utilizados na construção que gostei bastante. 

Onde comprar

Vídeo



Mais Fotos












Emoticon Emoticon