Análise: Huawei Honor 8 | Comparativo de câmaras com o Xiaomi Mi5S

O Honor 8 foi um dos smartphones mais marcantes de 2016 e embora já tenham passados alguns meses do seu lançamento este equipamento ainda dá que falar. A sua qualidade de construção, os componentes que apresenta e o seu preço fazem dele um equipamento a ter em conta.


O Huawei Honor 8 destaca-se dos restantes concorrentes da mesma gama principalmente por possuir uma dupla câmara traseira. Tem uma frame em metal curva que faz com que este se adapte muito bem à mão. É sem dúvida muito bonito e em termos de estética faz lembrar alguns topos de gama.


Segue-nos no Youtube!!


Sistema Operativo

O sistema operativo é um dos pontos positivos deste equipamento. Está muito bem desenhado e optimizado para o hardware que apresenta. Tem uma boa fluidez e tal como a MIUI este vem já com uma série de aplicações que fazem do smartphone um equipamento mais completo sem a necessidade de instalarmos aplicações de terceiros.



Neste campo o Honor 8 leva vantagem comparativamente ao Mi 5S uma vez que não apresenta qualquer bug evitando assim a necessidade de mudar de ROM. Se bem que com as ROMS estáveis (Global e Xiaomi.eu) o Mi 5S não apresenta qualquer problema e aqui estão ambos equiparados.

Ecrã

Este é outro aspeto interessante neste equipamento, tem umas cores fantásticas, boa resolução, boa luminosidade e aqui este destaca-se também por ter um tempo de resposta e de adaptação muito bom à luz solar. O ecrã adapta-se perfeitamente a todas as condições.



Rede

Relativamente à rede também não tive qualquer problema, aliás pelo contrário, na rede móvel consegui estar sempre ligado à rede 4G e nas ligações Wifi também nada de negativo a apontar.




Segue-nos no Youtube!!


Bateria

Em termos de bateria e comparativamente ao Mi 5S este também leva vantagem, houve vezes em que consegui mais de 2 dias de utilização com uma só carga e perto de 4 horas de ecrã. O Mi 5S por exemplo acho que nunca consegui chegar aos 2 dias de utilização.



Benchmarks

Em relação aos testes realizados este conseguiu bons resultados na escrita e leitura das memórias, isso reflete-se no desempenho diário onde os 4GB de RAM ajudam bastante no multitasking. Nos restantes testes os resultados foram inferiores aos do Mi 5S, portanto aqui um ponto a favor do smartphone da Xiaomi, mas será essa diferença que colocará em desvantagem o Honor 8.


Desempenho

Este smartphone chega e sobra para uma utilização diária intensiva. As principais aplicações que utilizei durante o tempo que andei com ele foram ferramentas como email e as redes sociais onde se incluem o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Isto para além das habituais chamadas diárias e aplicações como o Watsapp ou outras que requerem a utilização da internet. Foi neste contexto que utilizei este smartphone durante 2 semanas. Uma utilização intensiva mas sem jogos.

Nunca tive problemas de fluidez nem coisa que se pareça. Os 4GB de memória RAM chegam e sobram para correr estas aplicações todas em simultâneo sem que se note algum alguma lentidão.


Segue-nos no Youtube!!


Câmara vs Xiaomi Mi5S

A câmara fotográfica foi o principal ponto que me levou a fazer esta análise / comparativo com o Mi 5S. O desempenho fotográfico entre ambos é muito semelhante e não é fácil encontrar um vencedor. 

Algumas fotos tiradas pelo Honor 8 (à esquerda) e Mi 5S (à direita)












Ambos os smartphones apresentam bons resultados nas fotografias, há um que se destaca numa mas depois o outro destaca-se numa outra e não é fácil dizer qual o melhor. Foi um teste muito renhido. 
Em relação aos vídeos a diferença já é mais notória, mas aqui também há vantagens para um e para outro. O Honor consegue uma melhor estabilização de imagem comparativamente com o Mi 5S, mas este consegue vídeos com mais detalhes que o Honor.


Vê aqui as fotos em tamanho original do Huawei Honor 8.
Vê aqui as fotos em tamanho original do Xiaomi Mi 5S.

Pontos a favor do Honor 8

  • Bateria
  • Software
  • Ergonomia
  • Fotografia em modos artísticos e flash
  • Estabilização dos vídeos


Pontos a favor do Mi 5S

  • Desempenho
  • Mais detalhe nas fotografias e vídeos
  • Preço




Segue-nos no Youtube!!


Conclusão

Qualquer um destes equipamentos apresenta uma boa câmara. O Mi 5S pode levar uma ligeira vantagem nas fotografias tiradas durante o dia e mesmo em algumas à noite por apresentar mais detalhe. Por outro lado o Honor 8 tem excelente software que permite tirar fotografias artísticas à noite através de modos pré definidos. As fotografias com flash também são melhores no Honor 8 bem como a estabilização dos vídeos. Mas mais uma vez o Mi 5S  apresenta fotos e vídeos com mais detalhe.
Cabe a cada um decidir tendo em conta os parâmetros que mais valoriza.


Preços e onde comprar

NOTA: escolher o método de envio Standard Shipping > Local Direct Express para que não haja risco de alfândega.


Vídeo




Emoticon Emoticon