Cube Mix Plus - Um tablet SUPER rápido

Os tablets híbridos ganham cada vez mais espaço num mercado dominado pelos modelos convencionais por diversas razões. Apresentam cada vez mais e melhores componentes que fazem deles uma alternativa a considerar na aquisição de um tablet ou um PC.




Principais características

O Cube Mix Plus é um tablet com ecrã IPS de 10,6" e resolução FHD 1920 x 1080 pixeis. Vem equipado com um CPU de 14nm Intel Kaby Lake Core M3-7Y30 e uma GPU Intel HD Graphic 615. Em termos de memória tem 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno com um disco SSD SATA3, com possibilidade de expansão através de cartão microSD até ainda mais 128GB.


Este tablet tem a possibilidade de encaixar um teclado que faz do conjunto um híbrido capaz de responder a qualquer necessidade de trabalho de escritório.

Na caixa

O teclado - que pode ser adquirido à parte - é construído com o mesmo material e é da mesma cor do tablet em tons de cinza e branco.



Na parte inferior existem 4 apoios para que o teclado não assente diretamente na mesa. Em cada um dos lados está uma porta USB que facilita a ligação dos diversos periféricos.



As teclas são brancas com as letras a cinza escuro e nos quatro cantos estão apoios para que o monitor também não bata nas teclas quando o teclado está fechado.


Na caixa principal está o Cube Mix Plux no topo, do lado direito está uma outra caixa onde se encontram os manuais e guias rápidos, adaptador USB / micro USB 3.0 e o carregador AC de 2A.


O tablet pesa 714g e o teclado pesa 664g que perfazem um híbrido com um total de 1378g.
Na parte superior e do lado esquerdo está o botão reset, o botão do power e do volume. Do lado direto estão as duas colunas de som, em baixo os encaixes para o teclado e do lado esquerdo temos a entrada para os headphones e micro, entrada para cartões microSD, entrada USB tipo C, porta USB 3.0.


Na parte frontal em cima está a câmara de 2MP e atrás a câmara traseira de 5MP com auto focus.

Primeiras impressões

Devido ao facto do Cube Mix Plus ter um disco SSD este tablet é bastante rápido a arrancar. Demora poucos segundos a iniciar o Windows 10. Já vem com uma conta predefinida e está em inglês.  É fácil alterar o idioma para português bastando para isso aceder ao painel de controlo e descarregar o respetivo idioma na opção para o efeito.


O sistema operativo é o Windows 10 Home Edition e este fica activado automaticamente quando se liga à internet pela primeira vez.


Podemos instalar qualquer aplicação sem restrições e mesmo depois de instalado o Office 2010 ainda ficamos com mais de 97GB de disco disponível para instalarmos e armazenarmos o que entendermos.

Ter um teclado é uma mais-valia num tablet deste género, faz com que o equipamento fique mais versátil. Colocar o teclado é fácil e é reversível, ou seja, podemos encaixá-lo de duas formas colocando o tablet com o ecrã virado para o teclado ou virado no sentido contrário.

Desempenho

Nos benchmarks realizados este equipamento teve um bom desempenho. Os resultados obtidos foram superiores numa segunda avaliação após atualizações do sistema operativo. Por isso os resultados aqui descritos são superiores à primeira avaliação que se encontra no vídeo.  Relativamente o Geekbench este atingiu 3231 pontos em single-core e 6206 pontos em multi-core. Na velocidade de leitura e escrita do disco este atingiu mais de 522MB/s em leitura e perto de 209MB/s em escrita.

Testes realizados ao disco SSD e à memória RAM

Os resultados obtidos nos testes ao disco rígido mostram uma grande performance superior a discos como o Kingston 120GB ou ao Sansung MZ7PC de 64GB.

Testes Geekbench, Disco e velocidade de Internet

Nos testes de ligação à rede não tive problemas, mesmo estando longe do router, conseguir sem problemas uma ligação estável à internet.

Testes realizados à Gráfica e ao CPU

Em relação ao processador este Core M3 atingiu resultados superiores ao Intel Core i3-6100 ou a um AMD Phenom II X4 955. Já em relação 

No desempenho não cheguei a instalar jogos (não sou fã, admito), mas este tipo de equipamentos é destinado a um nicho de mercado específico. Contudo deu para perceber através dos testes realizados que, este tablet aquece um pouco. A verdade é que após realizar os testes e estando este à carga ao mesmo tempo a parte traseira do equipamento ficou bastante quente.


Em relação ao ecrã este tem boas cores e boa luminosidade, mas falta-se um aspecto importante no teclado, é a possibilidade de regularmos precisamente a luminosidade.
Tem umas margens um pouco grandes e esteticamente não é dos mais bonitos.


O som sai pelas duas colunas localizadas no lado direito do tablet e a qualidade deste é aceitável.

Pontos positivos


  • Ecrã
  • Qualidade de construção
  • Desempenho

Pontos Negativos


  • Aquecimento
  • Não ter porta USB tipo B
  • Touchpad do teclado

Conclusão

Estamos perante um equipamento com um bom desempenho, este é o hibrido lowcost mais potente que alguma vez testei. É de facto uma vantagem de ter um disco SSD bem como este processador que ajuda bastante no desempenho em multi tasking.


Este é um equipamento ideal para trabalhar não só com ferramentas de escritório, tem ainda a possibilidade de utilizarmos uma Active Stylus Pen que pode ajudar nalgumas tarefas.
Não é o tablet ideal para jogar pois aquece bastante, mas é um equipamento muito bom para várias tarefas que não exijam bastante da gráfica. Pensem neste equipamento como uma hipótese pois ficarão bem servidos se o vosso objetivo é ter um equipamento com bom desempenho e sem problemas de fluidez.

Onde comprar 



Vídeo



Emoticon Emoticon