Google IO: Kotlin, a nova linguagem de programação para Android

Kotlin é a primeira linguagem (aparte do Java) a ser oficialmente e nativamente suportada pela Google para o sistema Android.
Foi hoje anunciado, na Google IO 2017, o suporte oficial para esta linguagem, que foi lançada o ano passado e está a ser desenvolvida pela JetBrains, a mesma empresa que desenvolveu IDE's como o IntelliJ (no qual é baseado o Android Studio), PHPStorm, PyCharm, entre outros.




Esta nova linguagem é desenvolvida para correr na JVM, permitindo assim ter a performance, robustez e bibliotecas do Java, mas com uma sintaxe muito mais limpa, quase parecida à sintaxe de Python, com menos verbosidade, o que torna o código mais conciso. Traz também verificações integradas contra NullPointerExceptions e casts.
Kotlin dá também para desenvolver apps para a web, podendo ser compilada para código JS, permitindo assim, para além do desenvolvimento para Android, desenvolvimento  full-stack para a web e, no futuro, desenvolvimento nativo para iOS e macOS.

Embora já existam plugins que permitem desenvolver em Kotlin para vários IDEs, esta vai ser integrada no Android Studio 3 por defeito.

Foi também anunciada a criação de uma fundação sem fins lucrativos, apoiada pela JetBrains e pela Google, para o desenvolvimento desta linguagem.

Fonte: JetBrains, Verge


Emoticon Emoticon