Xiaomi Amazfit - O Smartwatch que vale o preço!

Os smartwatchs vieram para ficar e hoje já fazem parte do dia-a-dia de muita gente! Há para todos os gostos, para todas as funções e para todas as carteiras! Depois de várias semanas de utilização deste equipamento da Xiaomi chegou a altura de dar a minha opinião acerca deste relógio inteligente.




O Xiaomi Amazfit não é um smartwatch dos mais baratos mas antes de adquirirmos qualquer que seja o produto convém analisar os pontos em cada um e verificar se esse equipamento é realmente o que precisamos independentemente do preço.


 Segue-nos no Youtube!


Começando pelo unboxing, este equipamento vem dentro de uma caixa preta e vermelha e com todas as indicações em inglês. Dentro da caixa está o compartimento principal com o smartwatch. A acompanhar este equipamento está o manual em inglês, cabo USB - micro USB e a dock station para carregamento.



A primeira impressão que temos quando pegamos no smartwatch pela primeira vez é de que estamos perante um gadget de qualidade. A bracelete é de borracha mas é muito agradável ao toque. Comparado com a Mi Band 2 a diferença de tamanho é evidente, mas quando colocado no pulso não fica tão grande assim como inicialmente se pensava.


O smartwatch tem apenas um botão que permite desbloquear o ecrã ao mesmo tempo que permite também acender a luz. O visor está constantemente em standby permanecendo ligado mas de uma forma que gasta pouca energia. Enquanto está bloqueado o ecrã não conseguimos interagir com o relógio, isto também previne que ele se ligue com um toque acidental no ecrã. Por isso para desbloquear o smartwatch temos mesmo de clicar no botão.


Em termos de características este equipamento possui 512MB de memória RAM, 4GB de armazenamento, Bluetooth 4.0 e certificação IP67 o que significa que é à prova de poeiras e protegido contra imersão temporária até 1m de profundidade e por 30 minutos.

Este smartwatch é destinado a quem pratica atividade física, uma vez monitoriza diversos desportos como a corrida, caminhada, trail, corrida em passadeira, bicicleta interior e exterior, elíptica... ou outros desportos compatíveis.


 Segue-nos no Youtube!


Ao contrário de muitos este não tem a opção de instalar aplicações da playstore. Esse pode ser para algumas pessoas o ponto a ter em conta deste smartwatch. Contudo, este equipamento recebe as notificações dessas e outras aplicações no ecrã quando está sincronizado com o smartphone.


Funcionamento e opções

Este relógio inteligente tem diversas opções e para navegar ou alternar entre elas basta deslizar o dedo num dos sentidos: da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita.
Quando acedemos a algumas funções podemos ainda deslizar na vertical para termos acesso às opções dos diferentes menus.


Como principais funcionalidades temos as opções para monitorizar as diferentes atividades desportivas e se deslizarmos o dedo da direita para a esquerda acedemos a outras opções como metrologia, resumo diário da nossa atividade física como o número de passos, batimentos cardíacos, música e aqui podemos ligar o smartphone ao computador e copiar músicas para a memória internar disponível, sincronizá-lo com um headphones bluetooth e ouvirmos assim música enquanto corremos. Temos ainda acesso ao alarme, compasso, cronómetro, monitorização do sono e lista de tarefas.


Na segunda opção deste menu que mostra as horas, se deslizarmos o dedo de cima para baixo temos acesso às configurações: tais como o modo de avião, modo noturo, luminosidade e configurações. Neste menu podemos gerir as ligações wifi e bluetooth, configuração do formato da data e hora, intensidade da vibração, às diferentes skins que podemos utilizar, uptades e a outras opções.
Este smartwatchs tem também a opção de rodarmos o pulso para que este se acenda o que de noite dá bastante jeito.

Existe uma aplicação que pode ser instalada no smartphone para podermos sincronizar todas as informações das nossas atividades físicas ou para configurar-mos o smartwatch.


Opinião


Bateria e ecrã

Utilizei este relógio durante mais de 15 dias e posso dizer-vos que é um bom investimento para quem pretende monitorizar a atividade física.
Inicialmente pensava que a bateria fosse um ponto fraco este mostrou estar a altura e a sua duração esteve variou entre os 4 e 7 dias.


O ecrã era outro ponto que sinceramente estava receoso, visto que a maior parte dos smartwatchs e smartphones têm o problema da fraca visibilidade quando estamos em locais com muita luz. Pois bem, este foi o ponto que mais me surpreendeu neste relógio. Estejamos onde estivermos conseguimos ver sem problemas as informações presentes no ecrã. Mesmo ao sol onde a luz solar podia interferir, isso não acontece. 

O objetivo principal deste smartwatch para mim era monitorizar as minhas corridas. Até aqui utilizava a Mi Band 2, e posso dizer que foi um bom updrage. O GPS funciona bem, demora cerca de 30s a conseguir o sinal e no final da corrida temos acesso ao nosso trajeto e a todas as estatísticas da nossa atividade.


Durante as corridas este vai indicando através de avisos no ecrã acompanhados por uma vibração do nosso desempenho, nomeadamente dos batimentos cardíacos, se estes estão acima do nosso limite, avisando também da velocidade que estamos a correr indicando a estatística do último 1km, média da velocidade. Muitas informações que não tinha na Mi band 2.



 Segue-nos no Youtube!


Pontos positivos

  • Qualidade de construção
  • Performance e desempenho

Pontos negativos

  • Sem aplicações Android


Conclusão 

Para quem procura um smartwatch para monitorizar a atividade física este é sem dúvida uma boa escolha. Cumpre muito bem o que promete e nunca nos deixa ficar mal.
Para quem pretende um smartwatch e gostaria de ter aplicações como o facebook, ter acesso ao email, etc.. este não é o equipamento certo!
É um equipamento com todas as funções de um relógio, destinado a quem pretende monitorizar a atividade desportiva de uma forma mais completa.

Onde comprar


Vídeo



Emoticon Emoticon