Análise ao Asus RT-AC51U: A escolha perfeita para substituir o router da tua operadora!

Comprar um router não é tarefa fácil, visto que por vezes é complicado saber qual a melhor solução para o nosso caso e também por vezes estes produtos são demasiado caros, ou demasiado baratos, ficando sempre em dúvida a qualidade do produto. Eu decidi escolher o Asus RT-AC51U.



Este router tem uma particularidade que o faz valer bem a pena - é o ideal para substituir o router das operadoras portuguesas, visto que o seu firmware vem pré-configurado para as mesmas.




Este router tem uma relação qualidade-preço muito boa e muitas características interessantes. Possui duas antenas com boa potência e Wi-Fi dual-band com as frequências 2.4 Ghz, que pode atingir os 300 Mbps, e 5 Ghz, que pode atingir os 433 Mbps. Este router possui 4 portas de LAN e 1 de WAN, para ligar a ONT da MEO, por exemplo.

A sua configuração é muito fácil, a sua interface é simples e usável, sendo que até o utilizador mais inexperiente nestes assuntos consegue configurar este router. O Asus RT-AC51U é configurável em 3 passos. 

Ao ligar o router, este criará duas redes WiFi, uma 2.4 Ghz e outra 5 Ghz. Estas redes estarão desprotegidas, por isso para configurar tanto se pode ligar por cabo ou por WiFi. Quando se liga ao router, no seu browser o router abrirá uma página para iniciar a configuração, mas caso não o faça deve-se inserir este IP no seu browser: 192.168.1.1.



Para configurar é simples. Clica-se em "Go" e depois na janela a seguir insere-se o nome de utilizador e a palavra-passe que se pretende utilizar para o router. Na janela "Internet Setup" deve-se escolher a opção "No", clicar em "Next". Na janela a seguir deve-se clicar em "Automatic IP (DHCP)" e escolher a opção "Special Requirement from ISP". Depois é só escolher a tua operadora! Na janela final o router pede para decidires o nome das tuas redes WiFi e a sua palavra-passe.

Após a sua configuração é recomendado a atualização ao firmware mais recente, mas caso haja problemas na transmissão WiFi recomendo configurar as suas redes da seguinte maneira (a mesma configuração em Wireless Mode vale para caso haja problemas no 5 Ghz).



Este router também é configurável através da aplicação Asus Router onde é possível diagnosticar problemas na rede, verificar quem está conectado ao router, entre outras opções.




O Asus RT-AC51U possui outras funções interessantes. Através deste router é possível criar uma Cloud privada, ligando uma PEN ou um HDD externo à porta USB do router. que pode ser acedida fora de casa, por exemplo. Também é o router perfeito para quem tem filhos e tem medo que estes acedam a coisas indesejadas. O Asus RT-AC51U tem controlos parentais para restringir a internet a essas coisas indesejadas.

Conclusão

É o router ideal para quem quer algo com alta relação qualidade-preço e quer substituir os routers das operadoras portuguesas por algo bem melhor. O aumento do desempenho da Internet é significativo, visto que até em gaming notei a melhora do Ping. Tendo em conta todas as funções que este router possui e o aumento da qualidade da Internet, aconselho vivamente a sua compra. 



Consulta a gama de routers da Asus aqui!


Emoticon Emoticon