Análise ao DJI Spark | O drone que é controlado por gestos!

A DJI é das marcas que mais aposta na tecnologia e os seus drones são uma referência no mercado. O Spark é o primeiro drone que pode ser controlado por gestos e consegue mesmo ser ainda menor que um DJI Mavic Pro. Com esta análise pretendo dar-vos a conhecer melhor o DJI Spark.




Este apresenta-se como um drone muito compacto e leve o que lhe permite ser transportado para qualquer lado, uma vez que o seu peso não vai além dos 300 gramas. 


O DJI Spark está disponível em várias cores e, tal como o modelo Mavic, este também está disponível através de um pack simples onde vem apenas o drone com os acessórios básicos ou através da versão Spark Combo Fly More que é o pack completo com duas baterias, bolsa, carregador extra, etc. 


Unboxing

Esta versão do Spark vem dentro de uma caixa pequena que contém o cabo USB, o carregador e os manuais. Dentro da outra caixa feita de esponja está o drone e um par de hélices suplentes. Para saber todas as características ver aqui.




Análise

O Spark é realmente muito pequeno, mede apenas 14.30cm e é facilmente transportado. Tem mesmo muita tecnologia embutida, com diversos sensores e câmaras. Podem ver todas as características aqui. Na parte traseira tem o botão On/Off e os orifícios para ligar o cabo micro USB e o cartão microSD que não vem incluído.



Este drone pode ser pilotado de três modos diferentes. Através do controlo remoto, usando a APP do smartphone ou através do controlo por gestos ou PalmControl quando ativado. 


Para pilotar o Spark através deste modo, sem comando nem smartphone, basta pegar no drone e virá-lo para nós, quando a luz traseira ficar amarela, clicarmos duas vezes no botão que o Spark tem na parte de trás para que a câmara reconheça o nosso rosto e quando a luz ficar verde os motores vão começar a funcionar e ele levantará voo.


Mas antes disto convém, como em qualquer DJI calibrar os sensores IMU e Compass. É importante que estes esteja devidamente calibrados para que não haja surpresas desagradáveis. É também importante neste equipamento fazer o update sempre que este esteja disponível. Por isso antes de efectuar qualquer voo, devemos ter estes três pontos em consideração.


Depois basta apontar a palma da mão para a câmara do drone até que as luzes da frente fiquem a verde. A partir daí podemos deslocar lentamente o nosso braço com a palma da mão levantada em qualquer direção e ele seguirá a nossa rotação.


Outro gesto que podemos fazer é um adeus, aí o Spark vai afastar-se um pouco e a partir daí quando a luz ficar novamente verde significa que ele nos identificou e podemos começar a caminhar ou correr que ele irá seguirmos.



Se quisermos tirar uma foto, basta fazermos o gesto de uma moldura na direção do drone e se ele reconhecer o gesto as luzes vão piscar a vermelho durante 3 segundos e ele vai tirar-nos uma selfie.
Para fazermos o retorno do drone para nós, basta levantarmos os braços sob a forma de um V e ele virá na nossa direção bastando depois colocarmos a nossa palma da mão por baixo do drone que ele vai pousar sozinho na nossa mão e desligar os motores.


Opinião

Existem muitos drones no mercado, orientados mesmo para diversos fins. Este é destinado precisamente a um nicho de mercado que começa agora a ser mais explorado por isso é perfeitamente normal que este equipamento não encaixe nas ambições de todos.
Uma coisa é certa, este Spark é um passo importante no sentido de tornar estas aeronaves mais intuitivas e mais próximas de quem as controla. Estamos ainda no começo e é normal que ainda haja muitas melhorias para fazer e um enorme caminho a percorrer. A DJI está no bom caminho e nós estamos cá para ver o futuro acontecer!
Quanto à pergunta que convém fazermos antes de o comprar: vale mesmo a pena investir num equipamento testes? A resposta é: tudo depende da utilização que cada um lhe pode dar. Não é um equipamento que faça filmagens profissionais como o Mavic, mas para nos acompanhar numas caminhadas e realizar algumas filmagens e selfies este pode ser a opção certa.

Características, preço e onde comprar?





Vídeo



1 comentários :

Sou iniciante nunca tive um drone mais gostei desse sera que vou ter dificuldades em pilotar?


Emoticon Emoticon