Análise: Huawei P10 Plus - O verdadeiro topo de gama?

A Huawei está a conquistar cada vez mais adeptos, principalmente devido à qualidade dos seus equipamentos e mais concretamente devido à sua gama superior onde esta apresenta alguns dos melhores smartphones da atualidade. O Huawei P10 Plus é um smartphone Android com características excecionais que fazem dele um equipamento obrigatório conhecer. Vamos à análise ao Huawei P10 Plus.



Embora o nome Huawei ainda deixe muita gente reticente na aquisição de um equipamento deste tipo, mas quem segue a marca sabe bem que esta está num patamar bem diferente, ocupando os lugares cimeiros no que toca à qualidade de smartphones. Isso prova-se neste equipamento que foi testado durante um mês.

Unboxing 

Em relação à experiência de unboxing, este P10 Plus vem dentro de uma caixa branca e é acompanhado pelos habituais manuais, clip para abrir a slot dos cartões sim, carregador de 5V-3A, cabo USB Type C, uns headphones também brancos e uma capa protetora.



Principais características

Este equipamento tem muitos fatores a seu favor que o fazem distinguir dos restantes concorrentes. Em termos de características gerais este tem um ecrã 2.5D de 5.5" com resolução 2K apresentado 534ppi e protegido por Gorilla Glass 5. Tem o melhor processador da Huawei atualmente que é o KIRIN 960, um octa-core a 2.4GHa, 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno, sendo ainda possível utilizar a 2ª slot dos cartões SIM para ampliar essa capacidade.



Análise

Apesar de ser um equipamento de 5.5" o P10 Plus na mão não é tão grande assim quanto aparenta e é inclusive mais fino do que, por exemplo, o Xiaomi Mi6. O seu corpo é em alumínio o que é bastante agravável ao toque embora a maior parte das vezes o teremos na mão com a capa rígida TPU transparente, pois estamos a falar de um equipamento cujo preço não é muito amigo.


 Segue-nos no Youtube!


Parece que tudo neste smartphone foi pensado ao mínimo detalhe. Na parte lateral direita por exemplo onde estão os botões do volume e do power, este último tem umas ranhuras que ajudam o utilizador a não precisar de olhar para saber se está a pressionar o botão correto é também menos saliente e que na prática dá uma sensação muito agradável.


Na parte frontal - mais abaixo - está o leitor de impressões digitais que tem uma precisão incrível e é dos mais rápidos já testados por aqui. A Huawei continua a apostar nos botões auxiliares virtuais, mas a par de outros equipamentos da marca é possível desativas esses mesmo botões e utilizar o botão home para assumir essas funções e ficarmos assim com uma maior área útil de ecrã.
O ecrã tem uma excelente qualidade, a resolução elevada faz com que haja muito detalhe neste monitor. Imagens reais e bonitas dão ao utilizador uma experiência muito boa.


Confere na secção abaixo todas as especificações e preços da gama P10 da Huawei:


O som é stereo devido à speaker principal inferior e à pequena coluna de com auxiliar que está localizada no topo do smartphone. Som sem distorção e alto o suficiente. Embora aqui haja no mercado um equipamento mais barato e com uma experiência de áudio superior, que é o Xiaomi Mi Max 2.
Ao lado do micro na parte superior está também o sensor de infravermelhos que pode dar jeito para controlar a TV ou a BOX lá de casa. Na parte inferior está a entrada de jack áudio de 3.5mm, a porta USB tipo C, o microfone e a coluna principal.


A bateria é de 3750mAh e dá para um dia e pouco mais. Claro que isso aqui também pode ser relativo dependendo da intensidade de utilização do equipamento o que é normal nos dias que correm para um topo de gama.
O sistema operativo que incorpora o P10 Plus é o android 7.0 e neste caso vem com a EMUI 5.1 e está cada vez mais friendly user. Esta já tem muitas opções de personalização, gravação e ecrã, .. , é bastante rápida e sem bugs.



Em relação ao desempenho não há nada a apontar, este apresenta um excelente desempenho em multitasking e valores de benhchmarks de topo.


Na parte traseira está a dupla câmara com lentes Leica. Essa foi sem dúvida uma aposta ganha da marca chinesa ao criar esta parceria. Uma destas câmaras é de 20MP monocromática e a outra é de 12MP RGB. Esta conjugação cria fotos com grande detalhe e contraste tornando-a numa das melhores do mercado.




Faz fotos belíssimas à noite com os seus diversos modos predefinidos e é aqui que este smartphone se distingue dos restantes. É sem dúvida das melhores, senão a melhor câmara para fotos noturnas e claro para fotos tiradas durante o dia. No que toca a este aspecto há no mercado equipamentos com câmaras que apresentam desempenho semelhante. Hoje em dia há diversos equipamentos que já possuem dupla câmara que apresentam também bons resultados durante o dia quando se utiliza a dupla câmara. Dos já testados por aqui, o Mi6 pode ser uma alternativa a considerar mais barata, ou quem não consegue ir tão longe mas dá preferência às fotografias tem o Mi 5S que consegue captar melhores fotos em locais com pouca luz e sem a utilização do flash. Mas claro, é um ponto a favor sendo que no geral a câmara do P10 Plus é mais completa obtendo assim uma pontuação mais alta em termos globais.

Aqui ficam as fotos em tamanho original.

Nos vídeos estes apresentam estabilização o que ajuda na captura de alguns momentos, no entanto continua a ser aconselhado a gravação dos vídeos com tripé ou parado.

Um obrigado à Huawei Portugal pela cedência do equipamento para análise!

Conclusão

Este é o verdadeiro topo de gama, não há dúvida. Este smartphone tem tudo o que há de melhor e é bastante completo. Há a referir que ainda há algumas arestas a limar no software que gere as duplas câmaras não só deste equipamento mas como a dos restantes presentes no mercado e já testadas. Por vezes a utilização deste modo (independentemente da marca) faz com que as fotos fiquem com um desfoque não muito natural, mas quando realmente a câmara coloca todos os pixeis no sítio certo aí ficamos com uma fotografia que pode fazer frente a algumas reflexes e aqui este Huawei P10 Plus consegue ser um dos melhores do mercado nesta área, sem dúvida!


Preço e disponibilidade aqui!

 Segue-nos no Youtube!


Vídeo


2 comentários

A qualidade da câmera é pior ou melhor que o Huawei Mate 9?

Desempenhos fotográficos muito parecidos. O Mate 9 foi o melhor que já testei! Mas este P10 Plus acho que ainda está melhor.


Emoticon Emoticon