DJI Mavic Pro - Opinião, primeiros passos e primeiros vídeos

O Em 2016 a DJI introduziu no mercado um drone que veio preencher um vazio até aí existente e muito reivindicado pelos amantes destes equipamentos. O DJI Mavic Pro é um pequeno drone, comparado com os restantes equipamentos da marca, mas não se lhe olhe ao tamanho pois este é poderoso quadricoptero com uma excelente câmara que pode ser facilmente transportado graças ao seu tamanho. 




O DJI Mavic veio facilitar e muito a vida a quem viaja e costuma tirar fotos ou fazer filmagens aéreas, devido a sua portabilidade e peso. Com hélices e braços dobráveis, o Mavic possui um tamanho de apenas 83x83x198mm e pesa 743g. Tornamdo-se assim o companheiro ideal que cabe numa mochila ou bagagem de mão! Só para termo comparativo a controladora do Phantom 3 consegue ser maior que o Mavic.

 Segue-nos no Youtube!

Como principais características este tem uma câmara 4K e um sistema de navegação visual com cinco câmaras, diversos sensores e um CPU com 24 cores de processamento. O drone é controlável até um máximo de 7 km de distância e pode voar 27 minutos de seguida a uma velocidade máxima de 64 km/h. Caso se perca o contacto com o controlador, o Mavic Pro poderá voltar imediatamente para o lugar de partida.


O Mavic foi desenhado para detetar e reconhecer o assunto a fotografar, como pessoas, bicicletas, animais ou veículos e voar em torno desses pontos para conseguir aquelas imagens fantásticas.

No fundo são estas as principais características que o distinguem dos restantes drones.


Unboxing

O pack Combo do Mavic Pro vem com muitos acessórios tais como o controlo remoto, carregador de bateria, carregador de carro, HUB de carregamento de bateria, 4 hélices extra, adaptador powerbank para bateria, 2 bateria inteligentes perfazendo um total de 3 e bolsa transporte.



A bolsa de transporte é pequena e serve apenas para levar o drone e o controlo remoto. Caso queiramos levar mais uma bateria ou levar o carregador para um fim-de-semana prolongado teremos de adquirir outra mala de transporte. Foi o que eu fiz, por pouco mais de 15€ adquiri uma mara ondem coubesse todo o material necessário para uma viagem.


Sem dúvida que compensa adquirir esta versão mais equipada, pois mais tarde ou mais cedo irmos necessitar de mais uma ou duas baterias e assim conseguimos este pack com bastantes acessórios.



Dicas para os primeiros passos


A primeira coisa a fazer é instalar a aplicação no smartphone, existem várias compatíveis no mercado e neste caso a que utilizei foi a DJI GO 4.
Antes de ligar o Mavic é importante retirar todas as proteções existentes na parte da câmara pois caso contrário pode resultar em danos para o gimbal.


Antes do primeiro voo é necessário calibrar o IMU que é o principal sensor desde equipamento. 


Esta calibração é importante pois se o drone é novo, este teve de percorrer uma grande viagem desde a fábrica até casa e como é óbvio sofreu alguns abanões e não queremos levantar o Mavic sem termos a certeza que este sensor está calibrado. 



Podem seguir este tutorial da DJI para calibrar este sensor: https://www.youtube.com/watch?v=guD8qFRRv-c
Antes de cada voo deve ser calibrado também o compasso, isto se o local de voo for distante do anterior. Esta calibragem é igual à dos DJI Phantom por isso podem seguir este tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=DHCDJKChXTE


 Segue-nos no Youtube!

Primeiras imagens e vídeos





Opinião


O meu primeiro DJI foi o Phantom 3 Advanced que pode ser considerado um drone intermédio na gama dos Phantom. Depois de efectuar o primeiro voo com o Mavic Pro apercebi-me da qualidade extraordinária que este equipamentos tem. Os diversos sensores presentes neste equipamento fazem com que este seja um dos drones mais inteligentes actualmente e na minha opinião o Mavic Pro é possivelmente o melhor drone do mercado se tivermos em conta tamanho, portabilidade, preço e qualidade.


Preços e disponibilidade

  • DJI Mavic Pro pode ser adquirido aqui com o cupão de desconto  (fica a 1039€) através do método de envio seguro sem riscos de alfândega Priority Line > Spain Express. Como é original a garantia pode ser assegurada pela DJI.
  • A mala de transporte pode ser adquirida aqui.



Fotos









 Segue-nos no Youtube!


Emoticon Emoticon