MIUI 9, Mi 5X e Mi AI - Resumo das novidades da Xiaomi

Depois de mais um dia com várias apresentações e agora que a poeira assentou, convém reter o que realmente interessa das novidades da Xiaomi. Num só dia a marca apresentou: a nova versão do seu sistema operativo, o Mi AI Speaker - um gadget que promete tornar mais inteligente os nossos lares, e o seu mais recente smartphone: o Xiaomi Mi5X. Se ainda não estás a par das novidades, este artigo é para ti.


MIUI 9

A nova versão da MIUI era já bastante aguardada por muitos fãs da marca e mais uma vez esta ouviu aquilo que os utilizadores do seu sistema operativo pediram durante meses.


O ponto mais importante que a marca salienta nesta nova versão é sem dúvida a eficácia do sistema operativo, sendo estas as principais características:
  • Otimização do sistema através de um início mais rápido través do launcher bem como uma otimização dos recursos, tornando também o início das aplicações mais rápidas;
  • Alocação dinâmica de recursos dando prioridade às aplicações em utilização para uma melhor experiência do utilizador;
  • Smart Assistance - este sistema permitirá encontrar no smartphone qualquer foto, texto ou vídeos de uma forma mais fácil e eficaz.
  • Image search é motor de busca poderoso na MIUI 9 que poderá diferenciar pesquisas tais como imagens, palavras-chave ou mensagens de texto existentes no smartphone.
Isto claro, para além das restantes alterações já implementadas nos testes de versões anteriores como a gravação do ecrã ou a possibilidade de dividir o ecrã tal como acontece na versão base do Android.

 


Segue-nos no Youtube!



A partir de quando nos smartphones?

Todos estes recursos estarão disponíveis na versão Chinesa da MIUI e posteriormente na versão Global. E como é normal, estas atualizações serão graduais e neste caso começam dia 11 de agosto para equipamentos como o Mi 6, Mi 5X e Redmi Note 4(X) com CPU Qualcomm. Posteriormente e a partir do dia 25 de agosto, chegará a vez dos modelos: Mi MIX, Mi Note 2, Mi 5, Mi 5s, Mi 5s Plus, Mi 5c, Mi Max 2, Mi Max 32G, Mi Max 64G/128G, Mi 4S, Mi 4c, Mi Note Pro e Redmi 4X. 

 

Tudo isto, claro, inicialmente na versão Chinesa da ROM. Por isso não tenham pressa em instalar esta nova versão.


Mi AI Speaker


 

Na mesma apresentação foi também anunciado mais um gadget inteligente da Xiaomi. Já são muitos os disponíveis e alguns inclusive analisados por aqui (Mi Robot, Mi Router, Mi Soocas X3, Mi Air Purifier). Desta vez a marca lançou uma coluna com vários microfones que captam som em 360º conseguindo reconhecer ordens tais como reproduzir músicas, controlar os outros dispositivos Xiaomi ou dar respostas a diversas perguntas tais como o estado do tempo, do trânsito, etc. Tudo isto por um preço de 299 Yuan (+- 40€ na China). Pode ser adquirido aqui.


Claro que tal como a maior parte dos equipamentos home tech da marca este deve estar disponível apenas na versão chinesa, isto nos primeiros tempos.


Xiaomi Mi 5X


Este será um dos primeiros equipamentos a receber a nova MIUI. Pensado para um público mais jovem, este novo smartphone tem algumas características interessantes. Estas são as principais:
  • Ecrã de 5,5;
  • CPU Qualcomm Snapdragon 625;
  • Câmara dupla de 12MP + 12MP, com zoom ótico;
  • Bateria de 3080mAh;
  • 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno;
  • Sistema DHS fornecendo assim uma experiência de áudio de alta qualidade;
  • Disponível em 3 cores: preto, rosa ou dourado;



O preço será de 1499 RMB o que convertido diretamente rondará os 200€ sensivelmente (preços na China). Poderá ser adquirido aqui onde já está disponível em pré venda.

 

Qual a tua opinião acerca das novidades da Xiaomi?



Grupos



Emoticon Emoticon