Xiaomi Mi Drone | Simplesmente perfeito

A Xiaomi entrou no mundo dos drones em 2015, lançando para o mercado o seu primeiro VANT com duas versões. Uma primeira versão que faz vídeos a 1080p e uma segunda versão mais equipada que faz vídeos a 4K. Vamos conhecer melhor o Xiaomi Mi Drone.



Unboxing

O unboxing deste Mi Drone é repleto de classe e pormenor. Pela maneira como vem embalado é fácil perceber que estamos perante um produto de topo. Dentro da caixa temos uma numeração de 1 a 5, e seguindo esses passos vamos retirando todos os componentes que vão dar vida a este drone. Dentro da caixa temos os seguintes componentes:
  • 1 Mi Drone 4K
  • 1 Bateria 5100mAh
  • 1 Comando Transmissor
  • 1 Gimbal com Câmara 4K
  • 8 Hélices ( 2 pares)
  • 4 Proteções para as hélices
  • 1 Cabo de carregamento USB
  • 1 Chave de fendas
  • 1 Manual de instruções
  • 1 Carregador e seu respetivo cabo



segue-nos









Design

Todo ele é construído em fibra de carbono ultra-fina de 1,2mm, pesando apenas uns impressionantes 1.376 Kg. É todo branco com detalhes a dourado o que dá a este gadget um toque diferente e especial, é sem dúvida alguma um drone muito elegante. A qualidade de construção é impressionante e pensada ao pormenor. Arrisco-me a dizer que a Xiaomi construiu um dos melhores drones do mercado, tem algo minimalista na construção que o torna esteticamente perfeito.









Bateria

Uma das melhorias deste drone em relação ao modelo anterior é sem duvida alguma bateria. O Mi Drone vem equipado com uma bateria 5100mAh (na verdade, existem quatro baterias separadas de polímero de lítio de alta tensão de 4.35V), que vem dar uma capacidade de voo continuo impressionante, aproximadamente de 26 minutos. É uma marca realmente surpreendente.




Câmara

O Xiaomi Mi Drone 4K vem com um sensor retro iluminado Sony de 12MP e é capaz de gravar vídeos com uma resolução de 3840 x 2160 pixels. Além disso, os ficheiros podem ser gravados em formato RAW. Este drone incorpora a nova tecnologia TDMA, que vai proporcionar um desempenho anti interferência significativamente mais forte do que o esquema Wi-Fi tradicional. O Xiaomi Mi Drone 4K agora aguenta a transmissão até 4 Km de distância. A câmara tem um gimbal auto estabilizável sem escovas de 3 eixos, um giroscópio embutido de 3 eixos, um acelerómetro de 3 eixos e um motor sem escovas de 3 eixos. Portanto, é capaz de captar até 2000 vezes melhor imagem.

Foto captada pelo Mi Drone
Foto captada pelo Mi Drone



segue-nos




Segurança

Em relação à segurança, quando a carga da bateria é muito baixa, o drone volta ao ponto de partida. O mesmo acontece quando a conexão é perdida repentinamente. é também possível rastrear a localização do Xiaomi Mi Drone 4K em tempo real pelo GPS, ou seja, em caso de queda é possível saber em que local o drone caiu. Para evitar acidentes, a Xiaomi incorporou um sistema de aterragem e descolagem automático, para ser mais fácil para os iniciantes no mundo dos UAV terem a possibilidade de utilizar este "brinquedo" sem grandes problemas. É possível também, através de uma tecla no comando fazer regressar o drone ao ponto de "partida" a qualquer altura, evitando assim problemas quando perdemos a noção do local onde o está a voar.


segue-nos




Experiência de voo

Para quem nunca pilotou um drone, o primeiro voo pode ser assustador, mas com a ajuda da APP que é compatível com Android e IOS, tudo se torna mais fácil. a App tem um tutorial que é preciso seguir para quem é iniciante neste mundo,  ensina a calibrar o drone e os primeiros passos para se fazer um voo tranquilo.




Nos primeiros voos o drone está pré-definido como modo "Beginner", ou seja, não deixa voar nem muito longe nem muito alto. Depois de praticar algumas horas, podemos então tirar todos os limites do drone e voar até aos 4 km de distância. Quanto à altura, "deixem o espaço aéreo aberto para quem dele realmente precisa", por favor não abusem na altura dos voos pode ser fatal... O GPS que incorpora este Mi Drone é bastante preciso e facilita muito na hora de "conduzir"  o brinquedo da Xiaomi. Graças ao GPS é possível retirar as mãos do controlo remoto que o drone irá pairar no local onde o deixámos, mantendo a altitude. É possível também planear um trajeto previamente no mapa da APP e o drone irá voar até esses pontos sem ser necessário comandá-lo.



Experiência Pessoal

Desde o primeiro minuto que tive a caixa desde equipamento nas mãos que o meu coração batia mais forte, não podia acreditar que tinha o Xiaomi Mi Drone comigo. Sempre tive imensa curiosidade em pilotar um drone, e este era a minha paixão. Fiz o unboxing o mais detalhado possível para poder ajudar também quem quer ter esta magnífica experiência.



Todo o processo foi fácil: desde a montagem, colocar as hélices, configurá-lo e até voar.... A App pedia uma área aberta de 50 metros para cada lado, quase religiosamente medi o espaço.... 3, 2 , 1 lá vamos nós.... levantei voo de maneira automática visto que nunca tinha experimentado nenhum. Não abusei, voei talvez a 30 metros de altura e a não mais que 50 metros de distância, não queria perder o drone de vista. a bateria durou cerca de 20 minutos no primeiro voo. Depois de alguns voos resolvi então voar mais alto e mais longe, cheguei aos 870 metros de distância e uns 90 metros de altura, confesso que não ver o drone me dá algum medo, mas que com o tempo acredito que irá passar.


Fiz um teste que não aconselho a ninguém fazer, levantei o drone com 38% de bateria e a 800 metros de distância com uma altura de cerca de 90 metros, apareceu a mensagem no ecrã do smartphone a dizer bateria fraca 28%, tirei umas fotografias da zona e mudei a tecla do comando para "Home", ou seja o drone regressa sozinho ate ao ponto de partida. 20% e o drone ainda estava a 750 metros, 15% 500 metros, pensei "já não vai chegar a tempo".... aparece a mensagem "aterrar o drone imediatamente".... 10% chega ao ponto de partida, " o drone irá aterrar automaticamente" dizia a mensagem do ecrã... 7% o drone estava parado e em segurança... o coração batia realmente forte, mas valeu a pena ....


Num domingo destes, fui a casa dos meus pais, e como estava por lá a grande maioria da família, resolvi mostrar o novo brinquedo e voar um pouco para terem ideia do que se comenta por aí. Existe um café nas redondezas do lugar onde estava a pilotar... 5 minutos depois já tinha plateia de todas as idades e pedidos especiais, "vai ver o rio", "vai a minha casa", "vai ver a barragem"... afinal não é o "monstro" que se pinta por aí, desde que bem utilizado o drone pode ser muito simpático.




Opinião

É sem duvida alguma um drone acima da média, quer em construção quer em design. Deixei um amigo que tem horas de voo num DJI PHANTON 3 experimentar este MI Drone, e segundo ele é incrível a experiência de voo, não ficando atrás dos DJI. Pode não ser um equipamento para todas as carteiras, mas quem quiser investir num drone destes, poderá ter a sua recompensa, pode ser muito terapêutico voar um drone pois as paisagens que ele nos mostra valem cada cêntimo que ele custa.




Especificações:
  • Marca: Xiaomi
  • Tipo: Quadcopter
  • Tipo de Motor: Motor Brushless
  • Built-in Gyro: 6 Axis Gyro
  • Material: fibra de carbono, componentes eletrônicos, PC
Conectividade:
  • Controle remoto: controle remoto sem fio de 2,4 GHz
  • Modo: Modo 2 (acelerador mão esquerda)
  • Modo Rádio: Modo 2 (acelerador esquerdo)
  • Distância de controle: acima de 800 m
  • Distância de controle detalhada: cerca de 3000m
  • Modelo de energia: bateria recarregável incorporada
Bateria:
  • Bateria: 15.2V 5100mAh
  • Tempo de vôo: cerca de 27 minutos
  • Tempo de cobrança: cerca de 3,5

Câmara:
  • Resolução de Vídeo: 4K

Dimensão e peso:
  • Peso: 1376 kg
  • Tamanho do produto (L x P x H): 38,00 x 45,50 x 17,00 cm
  • Tamanho do pacote (L x P x H): 39,00 x 46,00 x 18,00 cm




Nota Pessoal

Agradecer ao Pedro Silva da Smartandsun por tornar possível esta aventura no meu mundo dos drones e fazer com que mais um produto Xiaomi faça parte da lista equipamentos testados em Gadgets & Drones.

Consulte preço e disponibilidade AQUI


segue-nos

Vídeo


1 comentários :

Realmente é nota 10 comprei o meu faz 2 meses e é só alegria


Emoticon Emoticon