Creality3D CR - Quando a imaginação passa a ser o único limite!

Se a imaginação é o limite, porque não testar os nossos limites? Sim, testámos mais uma impressora 3D. Não será certamente uma impressora para todas as carteiras, mas é sem dúvida alguma a melhor na relação qualidade/preço do mercado.
Será possível imprimir a nossa imaginação com a Creality CR10? Vamos experimentar...



Unboxing

É uma experiência diferente da outra impressora que testámos já que esta CR10 vem praticamente montada. Todos os componentes que fazem parte da CR10 vêm devidamente embalados e protegidos, não tive qualquer problemas com falta de peças ou componentes danificados o que é de realçar, mas atendendo ao preço desta Creality não seria de esperar outra coisa.









Design qualidade

Toda a impressora é construída em alumínio o que a torna bastante resistente e leve. De salientar que a parte elétrica é sem duvida das melhores que já vi em impressões 3D. Todo o material que equipa a CR10 foi construído de uma forma cuidada e pensada para ser uma impressora seja bastante fácil de manusear. O preço que pagamos por ela é justificado em todos os componentes.




Montagem

A montagem é quase tão rápida como o unboxing da impressora. Basta juntar alguns parafusos e fazer as ligações das tomadas e temos uma impressora pronta a trabalhar em menos de 20 minutos. Extremamente simples intuitivo o processo de montagem da CR10, mesmo no acto de cablaria a Creality é bastante básica, o manual de instruções que vem na PEN é a ajuda complementar para o processo.








E se eu não souber criar em 3D?

Mesmo para quem não tem qualquer conhecimento no que a impressão 3D diz respeito não se preocupem, é uma experiência por si só muito interessante. Mesmo não sendo um Ás em criação 3D é possível imprimir tudo o que possa imaginar pois existem sites dedicados para essa fim. O mais conhecido no mundo da impressão 3D é o Thingiverse, foi aqui que retiramos todos as peças que queríamos imprimir.




Imprimir com a Creality CR10:

Qualquer impressora 3D requer sempre o mesmo procedimento: nivelar a mesa para que a impressão seja perfeita. Não é difícil nivelar a mesa, basta apertar ou desapertar os parafusos que a ligam à impressora e deixar o espaço suficiente entre a mesa e o bico estrujor para passar uma folha de papel.
Depois de estar completo este procedimento é tão simples como ligar o programa que acompanha e CR10  e carregar o objeto que queremos imprimir.





A impressão é bastante silenciosa, quase nem notamos que está a funcionar. Achei o processo de impressão bastante preciso e cuidado, a qualidade do resultado final no processo de impressão é sem dúvida alguma impressionante. Mais uma vez repito: é nestas questões que o preço da impressora justifica o preço. Tive apenas uma situação que me deixou desapontado, se por algum motivo faltar a luz ou por algum outro motivo o processo de impressão for interrompido, não é possível retomar o processo onde este foi interrompido, temos que recomeçar do inicio.





Opinião

Se já tinha gostado da anterior impressora 3D, esta CR10 conquistou a minha atenção desde o inicio, é impressionante a sua qualidade geral. Quem gosta de construir e criar um inimaginável mundo de coisas esta CR 10 é a melhor aposta do mercado. Pode o preço ser um estrave na escolha? Acredito que não, vale cada euro que custa visto que é possível imprimir tudo o que nos passar pela cabeça, diria que a impressora se paga a ela própria.



PRÓS:
  • Preço, embora seja um pouco cara, é a melhor na relação qualidade preço que podemos encontrar no mercado;
  • Qualidade de construção acima da media;
  • Plug europeu;
  • Bastante intuitiva;

CONTRA:
  • Não ser possível retomar o processo de impressão se faltar a corrente elétrica;


ESPECIFICAÇÕES:

Marca: Creality
Modelo: CR - 10
Diâmetro do bocal: 0,4 mm
Impressão off-line: SIM através de um cartão SD
Ecrã LCD: Sim
Velocidade de impressão: 80mm / s
Formato do arquivo: código G, JPG, OBJ, STL
Diâmetro do material: 1.75mm
Software de computador host: Cura ou Repetier Host







Vídeo



Grupos de discussão:

Smartphones Chineses: http://fb.com/groups/gd.smartphones




Emoticon Emoticon