MGCOOL Explorer Pro - Vale a pena comprar?

O mercado das Action Cam tem muita escolha, por isso devemos sempre escolher com precaução. Para te ajudar na tua escolha, testei a MGCOOL Explorer Pro, uma Action Cam bem mais barata que as famosas GoPro. 


Esta Action Cam possui as seguintes especificações:
  • CPU Allwinner V3;
  • Um ecrã TFT de 2 polegadas com resolução 320 x 240;
  • O sensor Sony IMX 179;
  • Lente "Sharkeye";
  • Vídeo: 720P 30/60 FPS, 1080P 30/60FPS, 2.7K 30FPS e 4K 30 FPS;
  • Fotografia: 2, 5, 8, 12 e 16 megapixels;
  • Câmara lenta 720P, com 120 FPS e também permite fazer time-lapse;
  • Wi-Fi com extensão até 13 metros;
  • Bateria de 1050 mAh;
  • Por fim uma caixa estanque, à prova de água até 30 metros de profundidade.



Unboxing


A MGCOOL Explorer PRO vem numa caixa quadricular, dentro da sua caixa estanque. Esta Action Cam traz vários acessório. Esta vem com um adaptador para bicicletas, para tripés e até para capacetes. Para carregar a bateria ou aceder ao seu conteúdo (gravado dentro de um cartão SD que pode ter até 64 GB), vem também um cabo micro USB. O seu manual de utilizador poderá ajudar-te, visto que está bem conseguido.

Software


O seu software está muito bom. É fácil de utilizar e por incrível que pareça está em português, tanto o software da própria câmara como a aplicação do smartphone. Quanto à aplicação desta câmara para o smartphone, podes baixar aqui (ou aqui para iOS).

Apesar da classificação na Google ser baixa, esta aplicação está boa e não me deu qualquer problema. Com ela consegui configurar a câmara a partir do smartphone, tirar fotografias, gravar vídeo, sincronizar a data da câmara (que não estava correta como podes ver na imagem acima) e permite baixar todo o conteúdo da câmara para o teu smartphone.


A câmara não é das melhores, mas também não é das piores. Consegue tirar fotografias com alguma qualidade, mas nota-se sempre os arredondamentos do facto de ter uma lente "Sharkeye", que é algo comum neste género de câmaras.


O facto de ter uma lente "Sharkeye" nota-se muito nesta fotografia ao Redmi 4X (lançarei a review brevemente) mas, como podem ver, para uma câmara deste preço a qualidade não é má de todo!


Em fotografia nocturna a câmara não tem grande qualidade. Note-se que existe algum ruído, e a câmara não conseguiu captar a publicidade apresentada no mupi. Para o preço desta câmara não se podia esperar melhor.

Em vídeo a câmara tem uma qualidade decente durante o dia e durante a noite. Devido à caixa estanque, consegues filmar e tirar fotografias debaixo de água, o que é uma mais valia para muitos utilizadores. Podes ver as filmagens que realizei com a MGCOOL Explorer Pro no vídeo abaixo.


Conclusão/veredito

A MGCOOL Explorer PRO definitivamente não é das melhores câmaras do mercado. A sua câmara perde contra muitas outras, mas há algo que devemos ter sempre em conta ao analisar um gadget - o seu preço. Esta câmara, normalmente tem um preço, na Gearbest, a rondar os 42€ ou 158 reais, por isso torna-se impossível de a comparar às Action Cam mais caras!

Em suma, fiquei impressionado com o que esta câmara consegue fazer a um preço tão baixo. Com pouco dinheiro consegues um Action Cam que tira fotografias e grava a altas resoluções, com uma qualidade decente, boas funções e que consegue gravar debaixo de água devido à sua caixa estanque de excelente qualidade. Recomendo vivamente a MGCOOL Explorer Pro, à qual que dou uma pontuação de 8/10*!

Note-se que a minha pontuação tem sempre em conta a relação qualidade-preço dos produtos.

À data deste artigo, a MGCOOL Explorer Pro encontra-se em promoção na Gearbest por 25.26€ ou 94.85 reais. Aproveitem neste link!


Emoticon Emoticon