Samsung anuncia o processo de fabrico de semi-condutores 11nm LPP

A Samsung anunciou recentemente o processo de fabrico 11 nm LPP e que o 7 nm LPP também já está a ser desenvolvido.


A Samsung é uma das maiores fabricantes de semi-condutores do mundo, sendo que até o Snapdragon 835 é fabricado pela mesma. Mas, que significa processo de fabrico de semi-condutores de 11 nanómetros LPP (Low Power Plus) para ti, consumidor comum?

Significa que a litografia é a 11 nanómetros (tamanho), é mais pequena e por isso, mais pequenos serão "imprimidos" os transístores do teu processador. Então o teu processador poderá ter mais transístores, e consequentemente mais desempenho, ou poderá ter o mesmo número de transístores e será mais eficiente.


Ou seja, o processador do teu telemóvel, por exemplo, será fabricado sob o processo de 11 nm, o que se traduzirá em aumentos de desempenho, enquanto o nível de consumo de energia e de aquecimento do teu telemóvel será menor, dependendo obviamente da arquitetura do processador.

Embora já haja o processo 10 nm FinFet, sob o qual o Snapdragon 835 - presente no Xiaomi Mi Mix 2 - a Samsung diz que o processo 11nm LPP será mais direcionado para smartphones de gama média, ou de gama alta onde seja importante economizar energia.

Foi anunciado também o desenvolvimento do processo de 7nm LPP e a sua produção começará na segunda metade de 2018.

Grupos de discussão:

Smartphones Chineses: http://fb.com/groups/gd.smartphones


Fonte: Samsung
Via: Gizmochina


Emoticon Emoticon