Testámos o Sonoff Pow - O interruptor inteligente controlado por voz para a vossa casa

Querem tornar a vossa casa numa casa "inteligente" sem gastar rios de dinheiro? Temos aqui a solução para vocês.


O Sonoff Pow é um interruptor inteligente, com ligação WiFi, que suporta até 3500W de potência.

Dentro da caixa, vem apenas o interruptor e um pequeno panfleto com intruções em Chinês e Inglês de como fazer as ligações, bem como com um link para descarregar a aplicação para controlar o interruptor.


Ligações

Em termos das ligações, são bastante simples, com os "normais" fase (L), neutro (N) e terra (E, que é opcional mas recomendado). Para encaixar os fios basta premir as patilhas e empurrar o fio no sítio certo, apertando automaticamente assim que se larga a patilha.
Entrada de corrente ligada, sendo o azul o neutro e o castanho a fase.
Tudo ligado

Depois das ligações feitas, é altura de descarregar a app para se continuar a configuração.

Emparelhamento

Depois de descarregada a app eWeLink da PlayStore, ao abri-la temos um pequeno tutorial a explicar as funções da mesma.

Este tutorial ensina sobre os vários modos do Sonoff, como o timer.


Depois do ecrã de tutorial temos de criar uma conta ou fazer login. Depois de nos termos registado, é-nos apresentado um ecrã onde podemos adicionar dispositivos.

Para emparelharmos o Sonoff basta clicar em adicionar dispositivo e de seguida aparece o ecrã de emparelhamento. A opção para o Sonoff é a primeira, com o icone azul, mas, como esta vem selecionada por defeito, é só dar "Next".

De seguida é-nos apresentado um ecrã para escolhermos a rede WiFi à qual o interruptor se deve conectar. Partindo do principio que o Sonoff está ligado, perto do smartphone e ao alcance da rede WiFi, este deve demorar menos de um minuto a emparelhar.


Por fim, basta-nos adicionar um nome, pelo qual o dispositivo irá ser conhecido, e temos o Sonoff emparelhado com a nossa conta.
Depois do emparelhamento concluido, chegamos ao ecrã de controlo do interruptor, onde temos várias opções, bem como a informação sobre o consumo de energia actual.

Quanto às opções, para além do botão de ligar/desligar, temos o temporizador, modo de partilha do interruptor, na qual podemos deixar os nossos familiares e/ou amigos controlar o interruptor, e também o histórico de gasto de energia, que fornece um gráfico detalhado sobre os gastos de energia, entre outros.


Quando o Sonoff é ligado à energia, a luz azul fica a piscar, mas assim que este se conecta à rede, esta deve ficar fixa. A luz vermelha acende quando este este está ligado.

Integração com o Google Assistant

Controlar o interruptor pela app é útil e engraçado, mas nós queremos mesmo é pode-lo controlar por voz, tal e qual os filmes de ficção científica, por isso tinhamos de experimentar esta funcionalidade.

Primeiro que tudo, para isto funcionar, terão de possuir um smartphone com Android 6.0 ou superior, ou, então, um Google Home. Também deverão colocar o smartphone em Inglês dos
Estados Unidos, visto que o Google Assistant ainda não é suportado em Português de Portugal.


Para configurar o Sonoff deverão abrir a aplicação "Google", de seguida Settings > Google Assistant > Definições > Home Control. Aí deverão ter um ecrã onde podem adicionar dispositivos para funcionarem com o Google Assistant.

Basta clicar no botão + azul e escolher a opção Smart We Link, de seguida irá-vos ser pedidos os dados da vossa conta eWeLink (que vocês criaram na app), depois de os introduzirem ele deverá sincronizar com o vosso Google Assistant e aparecer no ecrã, onde poderão adicioná-lo a uma "room" ou atribuir-lhe um apelido, pelo qual ele vai ser tratado.



A partir daí, basta dizerem as "palavras mágicas" do Ok Google, turn off my lamp que o Google Assistant, em conjunto com o sistema da Sonoff, irão tratar do "problema" que é desligar um interruptor.

Opinião

Bem, o Sonoff Pow que experimentámos é, sem dúvida, um aparelho interessante e bastante prático, tanto as ligações como a configuração é bastante simples e a integração com o Google Assistant é um must-have para este tipo de dispositivos.

A funcionalidade de medir a potência a ser gasta pelos equipamentos também é bastante útil, especialmente para eletrodomésticos.

Contudo, penso que será mais util para ligar eletrodomésticos, onde as capacidades de medir a potência são bem-vindas, do que própriamente para ligar e desligar lâmpadas. Nesse caso eu optaria por lâmpadas inteligentes, que requerem muito menos trabalho de montagem (é só enroscar como qualquer outra lâmpada), e, algumas, até oferecem possibilidade de controlar a temperatura da luz e a cor.

Caso estejam interessados, o Sonoff Pow está à venda, por cerca de 10€, aqui: https://goo.gl/9ZArwU
Caso queiram lâmpadas inteligentes, a Sonoff também tem algumas, podem dar uma vista de olhos aqui: http://4sh.me/beB

Grupos de discussão:

Smartphones Chineses: http://fb.com/groups/gd.smartphones

http://bit.ly/segue-nos


Emoticon Emoticon