Honor 9 | Arte em forma de smartphone

Durante o último mês tivemos a oportunidade de testar vários equipamentos Huawei, mais propriamente na sua sub-divisão Honor. Já testámos vários modelos que estão disponíveis nas fileiras da marca chinesa, sendo este um dos melhores da marca. Vamos conhecer o Honor 9.


Unboxing

"Innovation by honor" é a inscrição que salta logo à vista assim que iniciamos o unoxing deste surpreendente equipamento, Dentro da caixa vamos encontrar os seguintes componentes:

  • 1 Smartphone;
  • 1 Carregador QuickCharge;
  • 1 Cabo USB Type C;
  • 1 Capa;
  • 1 Chave para abrir o slot dos cartões;
  • Manuais e guia rápido;



Design

A Honor tem a reputação de construir equipamentos cujo design é diferente do normal e este Honor  faz justiça a essa mesma reputação, visto que qualidade de construção é sensacional e os acabamentos escolhidos para este smartphone são também eles irrepreensíveis. Este Honor está ao nível dos melhores equipamento do mercado e concorre com qualquer um deles sem se deixar ficar para trás.

 

A Honor deu a este smartphone a responsabilidade de ser o equipamento mais bonito da marca. Os painéis frontais e traseiros são construídos em vidro. Ambos os painéis têm curvatura 2.5D para dar um sensação leve e suave quando o temos na mão. O smartphone tem as dimensões de 147.3 x 70.9 x 7.45 mm e um peso de 155 gramas.






Este design não é exclusivo deste Honor,  uma vez já estar presente noutros smartphones no mercado, mas a versão da Honor é impressionante. O painel traseiro possui uma composição de reflexos de luz que nos permitem visualizar alguns padrões interessantes. Isto só é possível porque a Honor conseguiu esculpir nano texturas no vidro da capa traseira, o que tornam este equipamento apaixonante. 





Ecrã e Processador

O Honor 9 vem equipado com um processador Huawei Hisilicon Kirin 960 octa-core com quatro núcleos Cortex-A73, com clock de 2,4 GHz e quatro núcleos Cortex-A73 com clock de 1,8 GHz. A GPU escolhida pela honor foi a Mali-G71 MP8. O equipamento que nos chegou para testes foi a versão de 6GB de RAM e 64GB de ROM. Estão ainda disponíveis as seguintes versões: 4GB de RAM e 64GB de ROM e 6GB de RAM e 128GB de ROM.



O Honor 9 tem um ecrã LCD IPS de 5.15 polegadas, a resolução é FHD com 1920 x 1080 pixeis e o 428ppi, o que significa que este ecrã IPS é bastante completo, com ótimos ângulos de visão e contrastes muito bons. A nível de luminosidade, é um ecrã que mesmo sob incidência direta de luz é possível ver toda a ação do ecrã sem dificuldade. Podemos também alterar a temperatura da cor do ecrã, tendo assim a possibilidade de mudar os tons do mesmo, "mais quente ou mais frio".



Interface

Quanto à interface, neste Honor vamos encontrar EMUI 5.1 baseada no Android 7.0. Esta EMUI tem a particularidade de ser uma interface bastante estável. Desde que recebemos o equipamento foram feitas duas atualizações via OTA.




Bateria

A nível de carregamento estamos perante um dos smartphones mais rápidos a carregar, demorando pouco mais de uma hora para atingir os 100% de bateria. 

A bateria de 3200 mAH é suficiente para uma utilização mais moderada contudo pode ser justa para aqueles que gostam de ter uma utilização mais intensiva do smartphone, sendo que poderá existir a necessidade de carregar o smartphone ao final do dia. No tempo em que o Honor 9 esteve em testes, e com utilização moderada "alta", nunca cheguei a casa com menos de 25% de bateria mas... algo justo no nosso entender.





Rede, Conectividade e Sensores

O Honor 9 é um smartphone dual-sim, dual standby e aceita cartões nano SIM + micro SIM, na questão da rede temos disponíveis as seguintes bandas:

2G: GSM 850/900/1800/1900MHz CDMA BC0 
3G: WCDMA B1/B2/B5/B8 TD-SCDMA B34/B39
4G: FDD-LTE B1/B3/B5/B8 TD-LTE B38/B39/B40/41

No que a sensores diz respeito vamos encontrar sensor de luz ambiente, giroscópio, sensor Hall, infravermelhos e sensor de proximidade. Conta também com Bluetooth V4.2, WIFI: 802.11a/b/g/n/ac, tem também sistema de navegação por GPS, A-GPS, GLONASS e BeiDou.

Em relação ao sensor de impressões digitais na parte frontal, abandonando a posição na parte traseira que se via no Honor 8, vamos encontrar muito provavelmente um dos melhores sensores do mercado. Funcionou sempre ao primeiro toque. De salientar que este "botão" pode ser configurado para ter as mesmas funções que as teclas capacitivas que estão no ecrã deste Honor 9. É uma questão de hábito.




Câmara

A câmara traseira é composta por duas lentes. A qualidade de imagem é bastante  bastante boa, tanto de dia como de noite. Uma das lentes da câmara é monocromática de 20 megapixeis  e a outra é RGB de 12 megapixeis. A primeira lente dá detalhe à fotografia e a segunda vai lhe dar mais cor.

Ao nível do software de fotografia é bastante completo, de salientar a possibilidade de fazer fotografias a 3D. Contamos ainda com o modo HDR para fotos mais vibrantes, modo de auto-retrato que desfoca o fundo para realçar um rosto e que funciona de uma maneira perfeita, temos ainda a possibilidade de fazer fotos de longa exposição.






Embora o Honor 9 não tenha a melhor câmara do mercado, em ambientes de boa luz natural consegue captar bem as cores, sendo possível obter fotografias com grande detalhe. E se para muitos dos utilizadores de smartphones a câmara  fotográfica em ambientes de pouca luz é um ponto importante, as lentes que equipam este Honor, ficam um pouco distante das melhores do mercado. Ainda assim é possível obter bons resultados podendo ser comprovados pelos exemplos abaixo.














Opinião


Estamos perante um smartphone muito, mas muito bonito mesmo. É capaz de fazer frente a qualquer equipamento de topo, mesmo falando de desempenho é extremamente rápido e fluido. É sem dúvida nenhuma uma opção a ter em conta.



Preço e Disponibilidade:  Smartansun Facebook ou através do site Smartandsun

Vídeo de Unboxing

           

Especificações

  • Ecrã: 5.15 polegadas
  • Resolução: 1.920×1.080 Full-HD, 428 ppp,
  • Processador: Kirin 960 octa-core (4x 2,4 GHz + 4x 1,8 GHz)
  • Memória: RAM 4 / 6G, ROM de 64 GB
  • Expansão: via cartão microSD de até 256 GB
  • Sistema operativo: Android 7 (Nougat) 
  • Interface: EMUI 5.1
  • Câmara: câmara dupla de 12 MP RGB + 20 MP Preto e Branco
  • Bateria: 3.200 mAh
  • USB Type-C
  • NFC
  • Dual Nano SIM ou Nano SIM + microSD
  • Dimensões: 147.3 x 70.9 x 7.5 mm
  • Peso de 155 grs


Grupos de discussão

Smartphones Chineses: http://fb.com/groups/gd.smartphones
Windows: http://fb.com/groups/gd.windows


Emoticon Emoticon