Maze Alpha, valerá a pena comprar?

Durante algumas semanas, tive a oportunidade de testar o Maze Alpha, um "bezel-less" de baixo custo. Será que vale a pena comprares um? 


O Maze Alpha é um smartphone de gama média, que possui as seguintes especificações:
  • Ecrã: 6 polegadas com resolução FHD e tecnologia IPS. É protegido pelo vidro Corning Gorilla Glass 4;
  • SoC: MediaTek Helio P25, com oito núcleos de processamento e litografia de 16 nm.
  • GPU: Mali-T880;
  • RAM: 4 GB;
  • Memória Interna: 64 GB, com expansibilidade até 256 GB;
  • Câmaras: 13 MP, com abertura de f/2.2 e sensor Samsung S5K3L8 + 5 MP; 
  • Câmara Frontal: 5 MP;
  • Conectividade: WiFi 802.11a/b/g/n dual-band (2.4 GHZ + 5 GHZ) e Bluetooth 4.1;
  • Rede: possui banda 20;
  • Bateria: 4000 mAh, com carregamento rápido;
  • Dimensões e peso: 159.8 x 82.5 x 8.1, e tem um peso de 225 gramas;
  • Sistema operativo: Android Nougat (7.0), apenas com algumas modificações feitas pela marca;
  • Porta: USB Type - C;

Unboxing

O Maze Alpha vem numa caixa que me agradou muito. Esta vem envolta numa "capa" de papel, onde temos a marca, modelo e algumas especificações do Maze Alpha, sendo que temos apenas que deslizar a caixa onde o smartphone se encontra. A caixa deste smartphone é bem prática de abrir, sendo que a mesma abre à "dossier".

Ao abrir a caixa (que retirando os as proteções apenas fica presa por um íman), encontramos o seguinte:
  • O smartphone Maze Alpha;
  • Cabo USB Type - C;
  • Carregador de parede;
  • Manuais;
  • Chave para retirar a bandeja dos cartões SIM.

Destes elementos tenho alguns aspetos a destacar. Primeiro, o carregador de parede, apesar de dizer "Maze", tem também a indicação "Qualcomm Quick Charge 3.0", o que estranhei muito, visto não haver qualquer referência de que o Maze Alpha suporte esta tecnologia (até porque seria estranho, visto que possui SoC MediaTek). Outro aspeto que merece destaque, é o facto do manual de utilizador ser multi-língua, que é algo um pouco raro vindo de produtos chineses.


Qualidade de Construção e Design



O Maze Alpha é um smartphone muito bonito, sendo que a sua construção é um dos seus pontos mais fortes. Este é feito de vidro e metal, o que lhe dá sem sombra de dúvida, um toque "premium". Mas, convém destacar que isto faz do mesmo um íman para dedadas! Basta observar como o smartphone ficou depois de eu gravar o vídeo "showcase".


Outro ponto negativo que convém apontar, é que para um "bezel-less", a sua margem inferior é muito grande. O botão "home", onde o sensor de impressões digitais se encontra incorporado, é também muito grande e para o funcionamento do smartphone é um pouco "inútil" naquela localização, sendo que se poderia encontrar na traseira.

Isto porque, o Maze Alpha não possui botões de navegação capacitivos (ao lado do botão "home"), sendo que os mesmos são virtuais. Mas isto não é de todo negativo, caso não queiras usar os botões de navegação, o botão "home" funciona, sendo que dentro de uma aplicação substitui o "retroceder" ou o voltar para a página inicial. Em suma, é do género do Huawei P10.

Ecrã


O ecrã é sem sombra de dúvida um dos elementos do Maze Alpha que mais me agradou, devido ao seu tamanho e à sua qualidade. Este tem um tamanho de 6 polegadas, tecnologia IPS e resolução FHD com 376 PPI. Assenta perfeitamente no "chassi" deste "bezel-less", principalmente se formos a ter em conta o preço deste smartphone.

Além do mais a sensibilidade do tátil também é excelente, sendo que não notei qualquer falha durante o tempo que usei este smartphone. O facto do vidro ser Corning Gorilla Glass 4, também é um ponto bastante positivo, isto tendo em conta o preço do Maze Alpha.

Câmaras


As câmaras do Maze Alpha não más. Durante o dia as fotografias ficam com uma cor saturada, talvez até demais e não se comportam nada bem com os contrastes de luz. Em ambientes de pouca iluminação o seu desempenho também não é nada bom. Em vídeo o desempenho também não é bom, como poderás ver no vídeo que se encontra no fim do artigo.

Outro ponto que devo também destacar, é que a câmara de 5 MP não está lá a fazer muito, sendo que o zoom de duas vezes é digital. Ao realizar uma pesquisa encontrei referências de que esta câmara apenas auxilia o focus, mas nem nisso achei que a mesma ajudasse.

A aplicação da câmara encontra-se por traduzir, mas possui um bom design e algumas funções interessantes, como por exemplo a adição de desfoco a volta de um elemento focado. Um problema que encontrei, foi ao gravar vídeo, pois a aplicação deixa o smartphone desligar o ecrã enquanto a gravação está em curso.


A câmara frontal é decente, mas sofre com a sua localização. Como se pode notar em algumas fotografias, coloquei acidentalmente o dedo sobre a mesma, para que conseguisse segurar bem o smartphone. Mas, convém destacar que a aplicação da câmara sugere rodar o smartphone do avesso, o que por vezes facilita um pouco.

Em vídeo a câmara frontal também não é boa, sendo de apontar que o formato do vídeo gravado por esta câmara é o .3GP

Desempenho


O Maze Alpha tem um bom desempenho, sendo que faz bom uso dos seus 8 núcleos e dos 4 GB de RAM. Mas convém destacar que este smartphone aquece um pouco, por vezes mesmo em tarefas mais simples, como navegar pelas redes sociais. Isto pode-se dever ao facto de possui 8 núcleos com frequências muito altas, e uma litografia de 16 nm.


Por causa dos seus 4 GB de RAM, o multitasking do Maze Alpha é, por norma, fluido. Com as aplicações do Facebook, Telegram, Instagram e até com alguns jogos a correr, este smartphone consegue manter tudo aberto na memória e até trocar entre as mesmas rapidamente. Mas, o seu desempenho não é tão linear assim, pois por algumas vezes houve alguns momentos em que o smartphone simplesmente parava de responder.

Autonomia


A autonomia deste smartphone é excelente, conseguindo fazer por volta de 6 horas de ecrã. Embora possa parecer pouco, comparado a smartphones como o Xiaomi Redmi 4X, por exemplo, convém destacar que este possui um ecrã de 6 polegadas com resolução FHD e um processador de 8 núcleos, com frequências até 2.5 Ghz e litografia de 16 nm, o que certamente puxa pela bateria.

Também possui carregamento rápido que se faz sentir, sendo que o Maze Alpha demora pouco a carregar (tendo em conta que possui uma bateria de 4000mAh). O facto do carregador original possui suporte ao Qualcomm Quick Charge 3.0, pode ajudar, mesmo que este smartphone não possua essa tecnologia (por norma esses carregadores adaptam-se às amperagens do dispositivo).

Convém destacar que eu uso os smartphones intensivamente, com dados móveis e Bluetooth constantemente ligados, ou seja, isto é provavelmente o melhor que o Maze Alpha consegue fazer.

Conectividade

A conectividade do Maze Alpha tem muito que se diga, principalmente a nível de WiFi. Isto porque o WiFi deste smartphone, embora sendo dual-band, não tem grande cobertura, pois onde outros smartphones ainda conseguem ter sinal WiFi, o Maze Alpha não consegue encontrar nada.

Mas, a nível de redes móveis tem uma excelente cobertura, tanto em espaço urbano como em rural (visto que tem banda 20). Sobressaiu-se comparativamente a outros smartphones que testei, merecendo esta referência. Convém também frisar, que a este preço não podemos querer que tudo seja excelente!

O Bluetooth é a versão 4.1 e funciona corretamente, não havendo nada a apontar relativamente a esta função. Também é importante destacar que este smartphone não possui NFC, sendo esta uma função importante atualmente em Portugal, com a ascensão dos pagamentos "contactless" da Mbway. Outra vez destaco que a este preço não podemos querer tudo.

Sistema Operativo


O Maze Alpha vem com o Android Nougat (7.0) instalado, sendo que se trata apenas do Android "Stock", com algumas modificações. Como poderás ver pela print, este vem traduzido para português (de Portugal) mas, a maior parte das funções adicionadas pela marca não se encontram traduzidas (à data deste artigo). Isto significa que terás maior parte do sistema operativo em português, mas quando vais às definições encontras algumas opções ainda em inglês.


Essas funções que carecem de tradução são úteis apesar de tudo. Trata-se de funcionalidades, como por exemplo gestos para iniciar mais facilmente a câmara, ou outras funções do smartphone. Além do mais possui o modo de uma mão, em que a interface reduz a interface o suficiente para conseguires utilizar o smartphone sem necessitares de o segurar com as duas mãos. Outra função a destacar é o toque duplo para ligar o ecrã do smartphone.

Muitas das aplicações de sistema, são as padrão, que vêm com o código do Android (o que a marca adapta a cada smartphone). Por isso, quando vires uns ícones que não se enquadram bem no design do sistema, já sabes do que se trata.


O sistema do Maze Alpha também recebeu algumas atualizações, sendo que estas resolveram alguns problemas no sistema, melhoraram um pouco a qualidade das câmaras e também adicionaram uma nova Página Inicial (Launcher).


Outras Funções 

Nesta categoria destaco o sensor de impressão digitais do Maze alpha, pela positiva. Este é muito responsivo e preciso, sendo que poucos problemas tive ao desbloquear o smartphone recorrendo ao mesmo.

O que destaco pela negativa é o altifalante do Maze Alpha. Embora o seu ecrã seja excelente para consumo de multimédia, o seu altifalante não é, tendo baixa qualidade sonora e alguns ruídos de vez em quando. Apesar disso, o altifalante para chamadas telefónicas funciona normalmente.

Opinião e Veredicto

Na minha opinião, a maior parte dos defeitos que coloquei ao Maze Alpha são perdoáveis, sobretudo tendo em conta o seu preço. Isto porque em muitas funções este costuma sobressair-se, tendo em conta o seu preço, mas noutras, nota-se mesmo que a marca poupou nas mesmas. É uma atitude perdoável, sendo que com muito menos de 200€ conseguimos ter um "bezel-less" com uma excelente construção e um excelente ecrã.

Relativamente à questão "Valerá a pena comprar?", eu respondo "depende". Isto porque, depende mesmo do que tu pretendes do teu smartphone. Se quiseres tirar excelentes fotografias, selfies, um smartphone pequeno e com boa cobertura de WiFi, atualizações à versão do Android e uma excelente autonomia, não vás pelo Maze Alpha.

Mas, caso não te importes muito com os aspetos referidos e queiras um smartphone com boa cobertura de rede móvel (na Europa), um excelente ecrã para consumo de multimédia, um bom desempenho, muita memória interna (sendo que até pode usar um cartão microSD), um design muito bonito e uma construção de alta qualidade, o Maze Alpha é uma opção a considerar.

Em suma, considerando todos os aspetos deste smartphone, tendo o preço em conta, julgo que este mereça uma pontuação de 7/10.

Compra o teu Maze Alpha aqui!




Grupos de discussão:

Smartphones Chineses: http://fb.com/groups/gd.smartphones



Emoticon Emoticon