Alfawise V1 - Um excelente teclado mecânico

Durante as semanas que se passaram, tive a oportunidade de testar o Alfawise V1, um teclado mecânico com layout português do Brasil, sendo esta a minha análise a este teclado.


O Alfawise V1 possui as seguintes caraterísticas:
  • Tipo de "switch": Azul;
  • Tempo de resposta: 3ms;
  • Luz: RGB;
  • Comprimento do cabo: 1.6 metros;
  • Vida útil das teclas: 50 milhões de cliques;
  • Dimensões e peso: 45.00 x 17.00 x 3.50 cm e pesa 800 gramas.

 

Unboxing


O Alfawise V1 vem numa simples caixa de cartão, que apenas tem um autocolante com a marca na sua parte superior.  Dentro da mesma vem o teclado embrulhado numa bolsa protetora com esponjas nas laterais para o proteger de choques.


Construção e ergonomia


Este teclado é totalmente construído em plástico. Em baixo possui dois apoios e borrachas, tanto no teclado em si, como nos apoios. As teclas são todas de fácil remoção, o que facilita bastante a limpeza e entre as mesmas, podemos também ver os parafusos do teclado, mas convém destacar que estes não incomodam durante a utilização.


Em questões de ergonomia, o Alfawise V1 não é dos melhores. Embora possua apoio para os pulsos, o facto das suas teclas serem muito altas (devido ao facto deste ser mecânico) reduz a sua ergonomia, embora isto se note muito mais a escrever documentos do que a jogar.

As teclas


Num teclado mecânico (e em qualquer outro teclado), convém que as teclas sejam de qualidade. O Alfawise V1 possui "switches" azuis, que são muito responsivos e têm um "clique" que nos dá um sentimento de qualidade. Para accionar uma tecla, não é necessário premir a tecla até ao máximo, sendo que por vezes um toque leve é o suficiente (eu premia no "Control" durante os jogos com a palma da mão, por exemplo).

Convém destacar também, que as teclas dos teclados mecânicos possui alta durabilidade, sendo que estimadamente estas possuem uma durabilidade de 50 milhões de cliques.


Mas como seria de esperar, num teclado com este preço nem tudo é perfeito. Sendo este um teclado de "switches" azuis, o som dos "cliques" pode-se tornar algo irritante ao escrever. Uma boa solução é ouvir música enquanto se escreve. Além do mais, o material das teclas também não parece o melhor, sendo que parece uma tinta colocada sobre um plástico, sendo que algumas das teclas possuíam pequenos defeitos.

O cabo


O Alfawise V1 possui um cabo com 1.6 metros, com um revestimento que lhe oferece uma resistência muito grande. Este não deverá dar problemas e será o suficiente para chegar à traseira de um computador fixo, na maior parte dos casos.

A iluminação


A iluminação é dos pontos mais fortes deste teclado, sendo um espectáculo de luzes fenomenal, principalmente com ausência de luz ambiente. Este possui vários modos pré-configurados (visto que este não possui software para instalar no PC), selecionáveis clicando na tecla FN juntamente com a tecla DEL. Depois na tecla INSERT é possível mudar como funcionam os modos, e a luminosidade e a rapidez das luzes pode ser alterado nas setas.

Mas, esta não é perfeita. Embora as luzes do teclado sejam excelentes, as luzes indicadoras (que por exemplo indicam se o Capslock está ligado) são demasiado intensas, provocando algum desconforto durante a utilização, embora isto possa ter o propósito de não deixar o utilizador se esquecer que tem alguma destas funções ligadas

Desempenho


O desempenho do Alfawise V1 não é mau tendo em consideração o seu preço. É bastante responsivo, o que é excelente, especialmente em jogos, mas possui "ghosting", o que para quem não sabe, é a falta de resposta de um teclado quando algumas teclas estão a ser premidas ao mesmo tempo. Para o uso normal não é grande problema, mas durante um jogo pode ser notório em algumas situações.

Opinião/Veredito

O Alfawise V1 é um excelente teclado mecânico, apesar de possuir alguns defeitos. A sua qualidade de construção não é má, a iluminação é excelente, e o desempenho também é razoável. É aconselhável para quem queira um teclado bonito e durável, mas que não se importe com o seu som. Também aconselho a jogadores que estão à procura de um teclado mecânico acessível.

Todos os defeitos que encontrei no Alfawise V1 são desculpáveis, por conta do seu preço, sendo que este não é um teclado mecânico de topo, mas para o que pagamos é excelente. Por isso, tendo em conta a sua relação qualidade - preço, dou-lhe um 7/10.


Adquire o teu Alfawise V1 aqui!




Emoticon Emoticon