Portátil Gaming Thunderobot ST-Plus - Análise e opinião

Quando pensamos num portátil para gaming, pensamos naturalmente num produto que ostente os melhores componentes do mercado pois este certamente vai estar sujeito a uma utilização mais intensa e desgastante. De forma a criar uma oferta diversificada aos amantes dos jogos as marcas tentam equipar os seus produtos com componentes suficientemente capazes de correr qualquer jogo e ao mesmo tempo com preços competitivos. Será o caso deste Thunderobot ST-Plus?




A Thunderobot é uma marca asiática, relativamente recente, que vende computadores e diversos acessórios destinados aos amantes dos jogos. Esta oferece uma ampla gama de produtos que são projetados para satisfazer as necessidades de jogadores exigentes, incluindo profissionais ou amadores. 

Vamos ver o que este portátil gaming tem para nos dar.


Unboxing

O Thunderobot ST-Plus vem dentro de uma caixa preta com o logótipo do modelo na parte frontal da caixa. 


Em termos de componentes e de forma resumida este vem equipado com um ecrã de 15.6 polegadas FHD, um CPU Intel Core i7-7700HQ, em termos de armazenamento vem com um disco de 128GB SSD + 1TB HDD e no que diz respeito à placa gráfica é uma NVIDIA GeForce GTX 1050Ti de 4GB.

No interior da caixa vamos encontrar o carregador que é maior do que o normal dando um sinal claro que a portabilidade não é o forte deste equipamento. O carregador tem um output de 19.5v - 6.15A cuja vantagem é ter ficha europeia, dispensando assim a necessidade de utilizarmos um adaptador. 


O portátil vem com manual traduzido em vários idiomas, o que nos dá sinais claros que a marca pretende internacionalizar os seus produtos, visto ser uma marca relativamente recente. 


Por fim, vamos encontrar o portátil que vem envolvido num plástico e umas esponjas protetoras entre o ecrã e a parte inferior. 



Quando retiramos o plástico que cobre o portátil surge-nos um equipamento completamente desenhado para o mundo gaming. Com um aspeto arrojado e futurista este notebook é construído em plástico, e esse é o primeiro aspeto menos positivo que sobressai quando o tocamos pela primeira vez.

É de cor cinza e pesa quase 2.400kg. Tem na parte superior esquerda do teclado o botão do power, na parte inferior  estão os logótipos das Sound Blaster e da NVIDIA, do lado direito estão os logos da Intel e do Windows.



Na lateral esquerda temos uma porta USB Tipo A 3.0, uma porta USB - Tipo C, uma porta HDMI, duas mini DP, porta RJ45 e a entrada AC para a alimentação.
Na parte traseira está a saída de ar, sendo esta obrigatória para um portátil gaming.
Do lado direito temos ainda outra saída de ar, mais duas portas USB tipo A, uma de versão 2.0 e outra com a versão 3.1, uma entrada para microfone e entrada de 3.5mm para headphones.


Tem na parte superior o logo da marca e duas listas a laranja. Este ostenta um monitor FHD de 15.6" com resolução 1920 x 1080.


Na parte inferior temos a bateria de 5600mAh removível e os parafusos que permitem abrir a parte inferior que dá sempre jeito para qualquer upgrade que queiramos fazer.

Vamos também encontrar 4 apoios de borracha salientes o suficiente para que o portátil não apoie na sua totalidade na mesa e permita a circulação de ar através das entradas existes para o efeito.



Ecrã

Temos um painel IPS Full HD de 15.6 polegadas com resolução 1920x1080, mais do que suficiente para ter uma resposta adequada à maioria dos jogos de hoje em dia. Na parte superior temos ainda uma câmara com resolução HD.



Sistema Operativo

Este portátil já vem com o Windows sendo possível fazer a instalação utilizando um dos vários idiomas à escolha. O Windows está instalado no disco SSD ficando assim a segunda unidade de 1TB para o armazenamento.



Teclado

O teclado é um dos aspetos que mais salta à vista neste notebook. Este é retro iluminado com LEDs de cor configurável através do software que este traz de origem. Dá sem dúvida um aspeto muito bonito reforçando a categoria gaming em que este se insere. As teclas são bastante silenciosas e o clique é suave. O touchpad é preciso bem como os respetivos botões, contudo ao toque temos claramente a sensação do plástico, sendo um dos aspetos menos positivos neste portátil.



Performance

Em termos de desempenho não há nada de negativo a apontar. O disco de 128GB SSD é onde está o sistema operativo e este atingiu velocidades aceitáveis mas não surpreendentes.


O segundo armazenamento é um disco de 1TB de 5400r/mm onde obviamente tem desempenho diferente, mas tem espaço mais que suficiente para uns jogos, vídeos e muitas músicas.
Em relação aos resultados nos testes do Geekbench este atingiu resultados bons em single-core e multi-core tendo em conta as características dos seus componentes.



Foram realizados testes em alguns programas de edição de imagens e vídeo bem como diversos jogos e, como era de esperar este esteve sempre à altura dos componentes presentes no seu interior. 

A bateria de 4600mAh dá para umas 4 horas distribuídas essencialmente entre jogos e algumas aplicações mais pesadas que exigem algum processamento gráfico.

Som

Este portátil traz um sistema de som da Sound Blaster X-Fi MB5. Quando ouvimos o som pelas duas speakers localizadas na parte inferior é uma desilusão. Estas são mesmo muito fracas e a qualidade de som é medíocre. O caso muda de figura quando utilizamos uns headphones ou um sistema de som externo. Aí sim este portátil consegue mais um ponto positivo com um sistema de som de qualidade da Sound Blaster.


Pontos positivos

  • Qualidade do som c/ headphones
  • Desempenho
  • Teclado


Pontos negativos

  • Preço
  • Materiais de construção exterior
  • Speakers



Conclusão

Se a intenção é ter um portátil cujo principal objetivo é jogar este não vai desapontar. Tem bons componentes e cumpre muito bem esse ponto. Proporciona uma boa experiência gaming e sem problemas de performance, tem um teclado retro iluminado e uma boa qualidade de som utilizando uns headphones porque o som das speaker deixa a desejar.

Por outro lado os plásticos deixam um pouco a desejar no design e feeling do portátil, mas isso não interfere no seu desempenho, mas a verdade é que aqui a marca poderia ter tido algum cuidado. Por fim o preço praticado pode dificultar a sua aquisição uma vez que a concorrência neste ramo é cada vez maior e pode-se encontrar no mercado equipamentos com características semelhantes e com preços mais competitivos. 
Por isso se quiseres adquirir este equipamento ficas bem servido, espera por uma boa promoção para que a compra possa ser um bom negócio.



Onde comprar

Existem vários modelos disponíveis no armazém Espanhol da Gearbest com 2 anos de garantia:

ThundeRobot ST Plus
Código de Desconto de 100€:

  • Ecrã IPS FHD de 15,6 polegadas com resolução 1920 x 1080
  • Intel Core i7-7700HQ Quad Core 2.8GHz, até 3.8GHz
  • Disco rígido de 128GB SSD + 1TB HDD
  • Placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1050Ti de 4GB 
  • 8GB de memória RAM 


  • Ecrã IPS FHD de 17,3 polegadas com resolução 1920 x 1080
  • Intel Core i7-7700HQ Quad Core 2.8GHz, até 3.8GHz
  • Disco rígido de 256GB SSD + 1TB HDD
  • Placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1050Ti de 4GB 
  • 8GB de memória RAM 


  • Ecrã IPS FHD de 15,6 polegadas com resolução 1920 x 1080
  • Intel Core i7-7700HQ Quad Core 2.8GHz, até 3.8GHz
  • Disco rígido 256GB SSD + 1TB HDD
  • Placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB
  • 16BG de memória RAM

Vídeo



Todos estes equipamentos têm disponibilidade imediata com entregas em 3 a 4 dias!


Podes ainda ter acesso a todos os produtos no mesmo armazém:


Emoticon Emoticon