Huawei nova 3e - Análise e opinião

A Huawei tem apostado em equipamentos com um design inovador e construídos de uma forma quase perfeita. O P20 e o P20 Pro são equipamentos carregados de charme e com um design muito apelativo e estas características fizeram deles os equipamentos mais vendidos de sempre dar marca. Será que o irmão mais novo terá o mesmo sucesso? Terá o Huawei P20 Lite (ou Huawei nova 3e para o mercado asiático) a capacidade de não ficar para trás?



Huawei nova 3e | Unboxing

Confesso que não sabia o que esperar quando recebi este equipamento para análise e não fiz qualquer tipo de pesquisa sobre o modelo, iria ser uma total surpresa. A caixa é igual a tantas outras que a Huawei já nos mostrou, mas no seu interior tinha algo diferente, assim sendo, dentro da caixa para além dos manuais que ninguém lê, vais encontrar os seguintes componentes:
  • 1 smartphone;
  • 1 cabo usb para usb-c;
  • 1 carregador;
  • 1 capa de proteção;
  • 1 auriculares



Huawei nova 3e | Design

O HUAWEI nova 3e tem uma traseira toda ela construída em vidro e uma estrutura de metal que envolve todo o equipamento. Este design segue uma tendência recente e na parte frontal do equipamento, a Huawei colocou um entalhe no cimo do ecrã. Para muitos será um problema, mas acredito que para a maioria será bastante agradável, para mim foi uma bela surpresa. O "notch" no topo do ecrã permite molduras menores  e melhor aproveitamento do ecrã dando ainda uma aparência futurista ao equipamento.

A Huawei optou também por colocar o leitor de impressões digitais na parte traseira do equipamento e posso desde já garantir que o seu posicionamento é correto e não abala esteticamente o aparelho, e como em outros smartphones da marca, é extremamente rápido e preciso. O nova 3e tem umas dimensões de 148.6 x 71.2, o seu peso é de 145 gramas e uma espessura de 7.4 milímetros, é um equipamento que encaixa perfeitamente em qualquer mão. Vais ter uma sensação bastante agradável com o equipamento na mão. 

A Huawei mantém o jack de 3,5 mm, o que faz sentido para este equipamento já que a marca nos oferece uns auriculares, provando assim que não é necessário abdicar de nada para se ser funcional e elegante ao mesmo tempo

É difícil traduzir em palavras tamanha beleza num smartphone, podem  até achar exagerado da minha parte, mas acreditem que foi exatamente o que pensei quando peguei pela primeira vez no equipamento "...nada teu exagera ou exclui".






Huawei nova 3e | Display

O Huawei nova 3e é um smartphone avançado e abrangente em todos os pontos de vista. Assim sendo vamos encontrar um ecrã IPS LCD de 5,84 polegadas com uma resolução de 1080 x 2280, que se traduz em Full HD+ e uma densidade de pixeis de 432ppi. É necessário ter em mente  que é um painel IPS e não OLED, o que significa que não será tão brilhante no escuro quanto os aparelhos de gama alta mas ainda assim o ecrã é brilhante o suficiente para ser facilmente legível sob luz solar direta.


Um dos pontos a ter em conta neste ecrã é o famoso notch. Ao início parece estranho mas depois é perfeitamente adequado ao estilo do smartphone. A Huawei teve em conta alguns comentários menos positivos em relação ao notch, e ao contrário de outro smartphones, sempre que abrimos uma aplicação no equipamento, o ecrã fica em formato "normal" ou seja sem notch, tornando assim a experiência de visualização de conteúdo audiovisuais neste smartphone mais apetecível.


Huawei nova 3e | Performance

No interior do Nova 3e vais encontrar chipset Kirin 659 (octa-core) 4x 2.36 GHz Cortex-A53 + 4x 1.7 Cortex-A53. É um processador capaz de lidar perfeitamente com as tarefas do teu dia dia e irá rodar o Android 8.0 sem qualquer problema, é claro que não podes esperar que ele tenha um desempenho de topo visto que estamos a falar de um equipamento de gama média, mas, ainda assim não me desapontou. 

A GPU é uma Mali-T830 MP2, dos jogos que tive oportunidade experimentar apenas num tive um pequeno "lag" e senti um ligeiro aquecimento no equipamento, mas, tendo em conta que era necessário ter o processador no seu máximo desempenho para rodar o jogo, foi uma pequena surpresa.




Huawei nova3e | Software

O Nova 3e vem com Android 8.0  sobreposto com a máscara da EMUI 8.0. A Huawei diz que a EMUI 8.0 agora consegue prever o comportamento dos utilizadores e que o sistema de adapta a esse mesmo comportamento, isso é possível através de uma alocação inteligente de recursos. A Huawei diz também que a EMUI 8.0 foi projetada para otimizar velocidade e desempenho dos equipamentos à medida que estes vão ficando mais velhos.

Este Huawei nova 3e, para além de um sensor de impressões digitais extremamente rápido e preciso, conta também com o recurso a desbloqueio facial, e posso atestar que funciona perfeitamente mesmo em ambientes de pouca luz.

Tenho tido oportunidade de testar vários equipamentos da Huawei | Honor, e posso garantir que a EMUI me surpreende a cada dia que passa, sim eu sei que para muitos será sempre um problema, mas  a marca tem provas dadas no mercado que é capaz de surpreender em todos os aspetos, e esta é sem dúvida alguma uma excelente surpresa



Huawei nova 3e | Bateria

A bateria que equipa este dispositivo é de 3000mAh, poderia pelos números dizer que era uma bateria pequena, mas certo é que sob uso, diria que extremo, conectado ao Wifi, com dados ligados, fazendo chamadas constantes mas não de longa duração, navegação pelas redes sociais e um consumo do YouTube fora do normal. Diria que o equipamento até não se aguentou nada mal, chegando sempre a casa com bateria. O dispositivo suporta carregamento rápido o que é sem dúvida alguma um "plus" neste equipamento.




Huawei nova 3e | Câmara

A Huawei  colocou neste smartphone uma configuração de um dupla câmara, com um sensor de 16MP com uma abertura f / 2.0 com um tamanho de pixel de 1.12 μm e uma câmara secundária com um sensor de 2MP f / 2.2. 

Na frente, o notch do Nova 3e aloja uma câmara frontal de 16MP com um campo de visão de 78 graus. Ao contrário dos modelos premium, o Nova 3e não recebe a marca Leica nas suas câmaras.

Testei este equipamento em condições de boa luz solar, e como em praticamente todos os equipamentos as fotos nestas condições são muito boas com cores realmente brilhantes. O efeito Bokeh é bastante agradável e o zoom é também ele agradável contudo, não deixa muitos detalhes das fotos em destaque. É uma câmara com bons detalhes, mas tendo em conta o preço do equipamento não poderia ser de outra forma. Claro está que não são as melhores lentes do mercado mas cumprem bem e mostram bons resultados como podes ver nos exemplos em seguida.











Huawei nova 3e | Opinião

Estamos perante um equipamento que, a nível de design deixa muitos topos de gama para trás. Gosto particularmente deste equipamento, embora a traseira seja idêntica ao Iphone X, não deixa de ser extremamente bonito e de ter o seu próprio charme.

Quem comprar este equipamento não pode esperar ter resultados de performance de um topo de gama, mas mais uma vez aqui sublinho que fiquei satisfeito com o seu desempenho.

No aspeto fotográfico, a Huawei aqui não fica a dever nada à concorrência e equipou este nova 3e com lentes capazes de satisfazer, embora não sendo câmaras de topo, são bastante agradáveis.



Preço e disponibilidade:


Acompanha todas as novidades nos grupos de discussão:




Emoticon Emoticon