Oppo Find X - O smartphone que vai ditar tendências para 2019

Estamos numa era em que as marcas de smartphones participam numa corrida alucinante com o lançamento para o mercado de cada vez mais equipamentos. Se há alguns anos atrás, apenas duas ou três marcas participavam nesta corrida, hoje em dia há cada vez mais que se querem destacar, por isso apostam na qualidade e na inovação. A Oppo é uma dessas marcas que em junho deste ano apresentou o Oppo Find X. Mas o que tem de diferente este equipamento?




Um dos pontos em que estas marcas se têm debatido nos últimos anos é na criação de equipamentos "bezel less". Em 2016 a Xiaomi foi pioneira com o lançamento do Xiaomi Mi Mix, e no ano seguinte a concorrência seguiu-lhe os passos. O ano passado a Apple lançou o iPhone X com o "notch" e grande parte das marcas fez a mesma coisa no início do ano seguinte.


A moda segue esta linha de equipamentos sem bordas, ou pelo menos quase. Ecrãs completos, infinitos é a tendência do momento. As empresas chinesas Oppo e Vivo foram pioneiras este ano no lançamento para o mercado de equipamentos com estas características, embora de forma diferente. São os primeiros smartphones no mercado com um ecrã que ocupa a totalidade da parte frontal, sem câmaras ou sensores visíveis. A Vivo lançou o Nex e a Oppo lançou o Find X.

Oppo Find X

O smartphone apresenta componentes de topo, tendo para isso um processador Qualcomm Snapdragon 845 - um dos mais avançados do momento, 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. A bateria é de 3730 mAH e tem um sistema de carregamento “flash” Oppo BOOC. 


O ecrã é amoled panorâmico de 6,4 polegadas, com um "ratio" de 93,8%. Este número surpreendente é conseguido graças ao sistema “deslizante” da parte superior, onde estão as câmaras. Estas estão completamente escondidas quando não estão a ser utilizadas.


Na parte frontal está uma câmara de 25MP com reconhecimento facial e na parte traseira estão duas, uma de 16MP e outra de 20MP. O Find X está equipado com uma ferramenta de reconhecimento facial de 3D, que apresenta uma margem de erro de um em um milhão.


Não estão aqui descritas todas as características deste smartphone, também porque não é esse o objetivo. Destaco principalmente o que o diferencia perante a concorrência e vou deixar a minha opinião no vídeo abaixo.

Já se sabe que a tendência do mercado será smartphones com ecrãs grandes e sem bordas. Mas será o Oppo Find X a tendência dos smartphones para 2019?

Muitos afiram que o slider não será solução. Outros afirmam que faz parte da solução. A verdade é que a marca garante que o mecanismo aguenta subir e descer cerca de 300 mil vezes. São vezes mais que suficientes para utilizar o slider mais de 100x por dia, durante 6 anos.

Deixo-vos aqui a a minha opinião e as minhas primeiras impressões sobre este equipamento.



Oppo Find X Preço e todas as características

Imagens do unboxing
















Emoticon Emoticon