Huawei Mate 20 Lite - Análise e opinião

A Huawei está disposta a revolucionar o mundo dos smartphones, recentemente lançou para o mercado o Huawei Mate 20 Pro, um smartphone carregado de tecnologia, com câmaras praticamente imbatíveis e um design quase perfeito. A marca chinesa não pretende apenas ter apenas modelos topo de gama, até porque o Mate 20 Pro não é para todas as carteiras, assim sendo e como já é habito também lançou  para o mercado uma versão mais básica, ainda assim, igualmente interessante.






Como na grande maioria do equipamentos da Huawei, o Mate 20 Lite é um smartphone que facilmente se confunde com dispositivo topo de gama. A sua construção em vidro e alumínio metem a concorrência a um canto. 


Huawei Mate 20 Lite – Unboxing


Não esperes nada fora do normal, a experiência de unboxing deste equipamento é relativamente rápida e dentro da caixa vivais encontrar os seguintes componentes:
  • 1 Smartphone
  • 1 Chave  para a gaveta do cartão SIM
  • 1 Carregador Quick Charge
  • 1 Cabo usb type C
  • 1 Auriculares


Huawei Mate 20 Lite – Design

É um equipamento com um design muito atraente embora siga a tendência do mercado. O Huawei Mate 20 Lite é um telefone intuitivo e bastante fácil de manusear. Ele é leve para seu tamanho com 172g, fino com 7,6mm de espessura, o ecrã é de 6,3 polegadas e conta com o já famoso notch, que pessoalmente não me incomoda nada, e para ser sincero até acho que lhe fica bastante bem.


Como já acontece na grande maioria do equipamentos desta marca, o sensor de impressões digitais fica na traseira do dispositivo e funciona de uma forma perfeita, é extremamente rápido e preciso.



O sensor está posicionado perfeitamente e já que falamos em desbloqueios, o desbloqueio facial também é uma realidade, no entanto, é mais lento que o sensor de dedo.



As câmaras duplas do Mate 20 Lite dão a este equipamento um detalhe visual muito interessante e para poder acentuar a área da câmara a Huawei colocou umas linhas muito subtis em redor das lentes dando assim um ar mais premium e  requintado ao smartphone.


Huawei Mate 20 Lite – Ecrã

O Huawei Mate 20 Lite tem um ecrã LCD de 6,3 polegadas e um rácio de 19,5:9, com um notch bastante reduzido que esteticamente encaixa muito bem neste ecrã. Se não gostas do notch no Mate 20 Lite podes escondê-lo e ficas com uma barra preta no topo do ecrã.



O Mate 20 Lite tem definitivamente um ecrã muito interessante, conta com uma resolução de 2340 x 1080 e as suas cores são mais ricas. O Smartphone tem uma "Resolução Inteligente" ou seja, usa uma resolução nativa de 720p upscaled para economizar bateria. No entanto, isso não parece afetar a nitidez da interface do Android.


Por falar em cores, no Huawei Mate 20 Lite podes escolher dois tons de cor, o normal e saturada. A saturação com este último não está fora do normal, exibindo um excelente equilíbrio e uma aparência natural. Há uma perda mínima de brilho em um ângulo e, embora não seja do tipo OLED, o contraste é bom.


O Huawei Mate 20 Lite possui um ecrã LCD muito bom mas tens uma perda mínima de brilho em certos ângulo e, embora não seja um ecrã OLED, o contraste é também ele muito bom.



Huawei Mate 20 Lite – Software

O Huawei Mate 20 Lite possui Android 8.1.0 sobreposto com a máscara da EMUI 8.2, embora não seja a versão mais recente a Huawei garantiu que o Android 9 virá através de uma atualização.



Tenho tido oportunidade de testar vários equipamentos da Huawei, e posso garantir que a EMUI me surpreende bastante, sim eu sei que para muitos será sempre um problema, mas  a marca tem provas dadas no mercado que é capaz de surpreender em todos os aspetos, e esta é sem dúvida alguma uma excelente surpresa. Nem tudo é perfeito é claro, umas das coisas que não gosto é dos icons escolhidos para embelezar a EMUI.




Huawei Mate 20 Lite – Performance

No Huawei Mate 20 Lite vais encontrar um chipset Kirin 710 um processador de gama média com 4 núcleos 2.2 GHz ARM Cortex-A73 e 4 núcleos 1.7 GHz ARM Cortex-A53. A GPU ARM Mali-G51 MP4 que conta com 4 GB de RAM e 64 de ROM.

Em termos práticos, o desempenho no Mate 20 Lite é incrivelmente rápido com o hardware capaz de não apenas rodar os mais novos e melhores jogos, mas também lidar com uma infinidade de aplicativos em segundo plano.



A experiência suave que vais encontrar com este processador é incrivelmente louvável e quebra o com complexo da grande maioria das pessoas que achas que só em dispositivos verdadeiramente caros conseguem ter um grande desempenho.

Não tenhas medo, não te vais desapontar em momento algum com este processador, a Huawei já provou que é capaz de criar processadores de grande qualidade.



Neste caso não foi possível fazer testes de benchmark uma vez que ocorria um erro aquando a instalação da APP. Este problema não aconteceu só com o Antutu ou o Geekbench 4. Houve alguns jogos e aplicações que não foi possível instalar neste terminal. No entanto penso que a Huawei irá resolver esses problemas em updates futuros.

Huawei Mate 20 Lite – Bateria

O Huawei Mate 20 Lite possui uma bateria de 3750mAh, tendo em conta o tamanho do ecrã diria que a bateria é mais do que suficiente, mas o que realmente importa nisto das baterias é o uso que tu vais dar ao smartphone. No meu caso, eu levo sempre o meu smartphone ao limite e a bateria é suficiente para um dia de uso intensivo.


Como é frequentemente na Huawei, a sua política na economia da bateria é realmente agressiva e isso tem alguns efeitos, diria que até irritantes, o Huawei Mate 20 Lite tem o hábito por exemplo, interromper  videos e musica depois de algum tempo de reprodução. 


Huawei Mate 20 Lite | Câmara

A Huawei por norma, equipa os seus smartphones com câmaras que dão muito credibilidade aos dispositivos. O Mate 20 Lite não foge à regra e tem um conjunto de dupla câmara na traseira com um sensor de 20 megapixels e outro de 20MP + 2MP, a abertura da lente é de f/1.8. Na câmara secundária  encontras um sensor de 2 megapixeis para fotos de estilo de abertura superficial,  permitindo também um efeito com fundo desfocado.

As lentes podem não ter a marca Leica, mas ainda possui IA (inteligência artificial) da Huawei bem como todos  domínio e princípios fotográficos da marca.  


Resumindo, vais conseguir tirar fotografias impressionantes em ambientes de boa luz natural, até mesmo em ambientes de pouca luz as fotos são agradáveis, embora não contes com grandes milagres. As cores são boas e nítidas e em alguns casos demasiado saturadas. A exposição é geralmente equilibrada e as velocidades de disparo do obturador são agradáveis.




 


Os recursos AI acima mencionados ajudam em um dia nublados, trazendo o brilho e os tons para algo bastante apresentável.



E porque já ninguém vive sem ele, o efeito bokeh exagerado do modo de abertura é bastante eficaz em tornar o fundo das fotos desfocado embora por vezes seja muito agressivo. A Huawei também adicionou a sua versão do Animojis muito conhecidos na Apple, podes assim perder horas a fazer umas figuras engraçadas a falar para o teu telemóvel.

Apesar de todos os megapixels, o Huawei Mate 20 Lite não é uma estrela de vídeo. Só podes gravar a 1080p a 60fps com a câmara traseira e a 1080p a 30fps com a da frente. Não há 4K para ninguém, mas é isso mesmo que procuras num smartphone de gama média? 


Vale a pena comprar o Huawei Mate 20 Lite?

Dificilmente não te recomendaria um equipamento assim. 


Todas as características aqui.

Acompanha todas as novidades nos grupos de discussão:



Emoticon Emoticon