Xiaomi e Huawei impulsionam crescimento mundial de smartphones

A Gartner* divulgou as estatísticas de vendas globais de smartphones do terceiro trimestre de 2018. Esta estatística analisa o volume de vendas real, que no fundo é o número de smartphones que são vendidos ao consumidor. Os resultados mostram que no terceiro trimestre, as vendas globais aumentaram 1,4% em relação ao ano anterior, para 389 milhões de unidades.



A Xiaomi e a Huawei foram as principais marcas a impulsionar este crescimento. As vendas da Huawei aumentaram 43% em relação ao ano anterior, para 52,21 milhões de unidades. Quanto à Xiaomi, as vendas aumentaram em cerca de 20% em relação ao ano anterior, para 33,21 milhões de unidades vendidas. Se excluirmos as vendas da Huawei e Xiaomi, o total de vendas das marcas restantes caiu cerca de 5,2%.


Embora a Samsung ainda esteja classificada como a principal fabricante de smartphones esta teve um declínio de 14%. Esta é a maior queda do ano segundo as estatísticas da Gartner. Isso prova que a série Galaxy S9, Note 9, e seus produtos intermédio não estão a ter um bom desempenho devido à forte concorrência das marcas chinesas.

Entre os cinco primeiros classificados, a Apple ficou em terceiro lugar e a OPPO ficou em quinto lugar. Apesar do desempenho estável do iPhone, não há grande flutuação em seu volume de vendas e participação de mercado. Isso mostra que seu crescimento neste trimestre está também a diminuir.

* Gartner  é uma empresa de consultoria com experiência no mercado desde 1979.


Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Qual a tua opinião?



Acompanha todas as novidades nos grupos de discussão:



Emoticon Emoticon