Huawei Mate 20 Pro - Analise e Opinião

A corrida para construir o melhor smartphone do mercado é uma constante, e não existe uma marca que não sonhe com esse título. Assim sendo, os engenheiros da Huawei elevaram a fasquia e deixaram toda a concorrência para trás quando tiveram a brilhante ideia de construir este smartphone.


É quase impossível o Mate 20 Pro não nos surpreender! Duvido que alguém que pegue neste dispositivo não sinta o coração bater mais forte! Na palma da nossa mão carregamos o que há de melhor pelo mundo neste tipo de gadgets, é pura tecnologia num smartphone que ainda ninguém tinha ousado experimentar. À primeira vista este dispositivo faz a nossa mente pensar em outra marca que também começou a usar os ecrãs Edge, mas basta olhar mais atentamente para o smartphone para vermos que o que temos em mãos é algo impressionante.


Huawei Mate 20 Pro – Unboxing

Hoje em dia fazer retirar um equipamento da caixa é muito mais que isso. Quando se gasta dinheiro a comprar um equipamento de topo temos o desejo que tudo nele seja perfeito, o unboxing inclusive. Na minha opinião penso que a Huawei aqui poderia ter ido mais longe também e poderia ter dado ao consumidor uma experiência muito mais agradável, assim sendo abrindo a simples caixa que embala este dispositivo vamos encontrar componentes a que estamos habituados.


Componentes na caixa:
  • 1 smartphone
  • 1 carregador de carga rápida
  • 1 cabo usb type c 
  • 1 auriculares
  • 1 manual de instruções 



Huawei Mate 20 Pro – Ecrã 

Olhando para este Huawei não é difícil perceber que a marca chinesa decidiu apostar tudo no seu topo de gama optando por lhe colocar toda a tecnologia disponível no mercado. O Mate 20 Pro conta com um ecrã AMOLED  de 6,39 polegadas com resolução 3120x1440p com uma densidade por pixel de 538ppi e um rácio de 19.5:9. Não há quaisquer dúvidas que este ecrã tem a qualidade que esperava para um dispositivo deste tipo.



O Huawei Mate 20 Pro vai te oferecer uma excelente qualidade no que a visualização no ecrã diz respeito, não tive dificuldade nenhuma em ambientes com pouca luz assim como também não senti dificuldade de visualização em ambientes com uma luminosidade alta. Para um equipamento nesta gama de preço não seria de esperar outra coisa.




Huawei Mate 20 Pro – Design

Este smartphone é uma autêntica peça de arte, é extremamente bem construído e vais encontrar acabamentos de luxo no dispositivo. É construído sob um aro em alumínio de alta qualidade e todos os seus acabamentos são em vidro dando assim um ar bastante premium ao smartphone. 





O Mate 20 Pro impressiona no seu todo, mas este design é algo fora do normal, começando logo pela parte frontal onde vamos encontrar debaixo do seu ecrã edge o novo método de desbloqueio da Huawei, o sensor de impressão biométrica está escondo debaixo do ecrã frontal, pode ainda não ser dos mais rápidos do mercado, mas uma coisa é certa, marca toda a diferença neste tipo de equipamentos.







Na parte frontal do dispositivo vais encontrar ainda o famoso notch, mas que ao contrário de outras marcas, todas as notificações são apresentadas. No notch está também escondido o sensor de reconhecimento facil 3D que funciona de uma forma perfeita.


Na traseira deste equipamentos vamos encontrar algo diferente, um quadrado preto perfeitamente colocado na traseira deste dispositivo, onde estão colocadas as três câmaras e o flash que tornam este smartphone único no mercado. Como já referi a traseira deste Mate 20 Pro é em vidro, assim sendo a Huawei não poderia deixar passar esta oportunidade e colocou mais uma nova tecnologia no seu equipamento, falo pois claro do carregamento wireless.


Huawei Mate 20 Pro – Software

O Mate 20 Pro é o primeiro smartphone da Huawei a contar com a nova EMUI 9.0, baseada no Android 9.0 Pie. Esta EMUI 9 marca também a estreia da Huawei na nova forma de interagires com o teu dispositivo, falo pois claro dos novas gestos. No início vais precisar de um tempo de habituação, mas vais ver que se vai tornar muito intuitivo e muito mais confortável manusear um smartphone. 


Como já referi em anteriores artigos sobre a Huawei, a EMUI continua a ser uma questão de gosto. É uma mascara bastante estável e sendo eu um adepto de um launcher tipo sotck Android opto sempre por instalar a Nova Laucher em todos os meus dispositivos.



Huawei Mate 20 Pro – Bateria

A bateria do Huawei Mate 20 Pro é enorme e vais ter que te aplicar para gastares os 4200 mAh que o equipa. Os smartphones da Huawei continuam  a ter uma duração de bateria muito boa, mas se ainda assim fores capaz de gastar a bateria deste Mate 20 Pro em poucas horas não te preocupes, se precisares carregar o teu smartphone bastam apenas 30 minutos para ficares com com 70% de bateria, isto graças ao novo carregamento rápido da Huawei, que tem suporte para 40W. 


Este equipamento conta com carregamento wireless até 20W com um carregador Qi. Uma das novidades deste dispositivo é a possibilidade de poderes carregar outro equipamento que tenha suporte para carregamento wireless bastando para isso ativar essa opção no menu da bateria. Não esperes milagres aqui pode carregar outro smartphone mas vai demorar horas. 

Como seria de esperar, tendo este equipamento este testes, fiz uma utilização extrema do smartphone, e cheguei sempre ao final do dia com mais de 35% de carga. O meu dia começa por norma às 6:30 da manha e termina por volta das 23:30 era essa a hora em que colocava o equipamento a carregar.



Huawei Mate 20 Pro – Performance

Não estava à espera de outra coisa, O Huawei mate 20 Pro é sem duvida alguma dos equipamentos mais rápidos do mercado, senão mesmo o mais rápido. A Huawei deu a este "golden boy" o seu mais recente processador, o Huawei HiSilicon Kirin 980, é dos primeiros processadores com 7nm. Para muita gente tudo se resume a resultados do Antutu ou do GFXBench, pois para mim isso pouco ou nada me interessa. O que me atrai são mesmo os resultados durante a minha utilização. 




O Huawei Mate 20 Pro é um dos melhores smartphones que o teu dinheiro pode comprar e vai te ofercer um desempenho de grande nível, não sou um grande consumidor de jogo no smartphone mas não pode deixar de experimentar jogar uma partidinha de Fortnite, e como era de esperar não revelou qualquer tipo de dificuldade. o mesmo aconteceu com o PES2019, este dispositivo corre qualquer tipo de jogo ou faz todo o tipo de transição entre aplicações sem que lhe consigas arrancar uma gota de suor à GPU Mali-G76 MP10.


Huawei Mate 20 Pro | Câmara

Imbatível, é o melhor elogio que se pode dar a este Mate 20 Pro no que a fotografia diz respeito. A Huawei tem apostado no desenvolvimento e melhoria da captação de fotografias em todos os seus smartphones e, sem qualquer dúvida, que tem deixado a concorrência toda para trás.



A Huawei equipou este smartphone com a sua melhor câmara, muito provavelmente a melhor câmara do mercado. No teu Mate 20 Pro vais encontrar um sensor principal de 40MP com wide 27mm 1/1.7″ com uma abertura de f/1.8 e PDAF/Laser AF,o segundo sensor  é ultrawide de16mm 1/2.7″ de 20MP, com uma abertura f/2.2 e PDAF/Laser AF, enquanto o último sensor é telefoto de 8MP, com zoom 5x e estabilizador ótico de imagem.

Esse sensor ultrawide é a mudança mais óbvia do Mate 20 Pro, substituindo o sensor monocromático que a Huawei usa há algum tempo. A razão para essa é simples, segundo a Huawei informou, existem dados e detalhes capturados de forma suficiente no sensor de 40 megapixeis para tornar redundante a informação extra captada pelo sensor preto e branco. 

Uma jogada inteligente da Huawei. Ter uma lente com uma distância focal normal, uma teleobjetiva e um sensor ultrawide oferecem um nível ridículo de versatilidade com suas fotos.

O software da câmara é sem margem para dúvidas bastante intuitivo, conta com imensas opções de fotografia. Neste novo dispositivo vamos encontrar várias novas funções como por exemplo a possibilidade de tirar fotografias em SuperMacro, ou seja é possível tirar fotografias a 2,5cm de distancia de qualquer objeto.

Como já é normal na Huawei, também este equipamento conta com IA e é aqui sem duvida alguma que a Huawei dá ao seu utilizador a possibilidades de tirar fotografias impressionantes. O IA consegue perceber a que "cenário" vamos tirar a foto e através de um software de otimização vais nos mostrar os melhores resultados alguma vez obtidos por um smartphone.

Certamente que irás encontrar algumas situações em que a IA vai exagerar no processamento da fotografia, mas se assim o entenderes podes optar por desligar a Inteligência Artificial. Deixando os termos técnicos para trás, estamos perante um smartphone que surpreende realmente, e não se fica apenas pelas aparências. É a melhor câmara do mercado e ponto final.





















O Huawei Mate 20 Pro é o melhor equipamento do mercado?

Existem coisas neste smartphone que podem ser melhoradas, o sensor de impressão digital no ecrã ainda está longe de ser preciso, diria que em cada cinco tentativas de desbloqueio eu falhei duas, talvez também por ainda não estar habituado a este novo sistema, mas acredito que a Huawei irá resolver este pequeno pormenor rapidamente.



O carregamento wireless está presente pela primeira vez num dispositivo da Huawei, funciona perfeitamente embora seja lento. A possibilidade da carregar outro smartphone via wireless é interessante mas serve apenas para manter o outro equipamento "vivo", pode funcionar num futuro próximo, mas para já penso que seja apenas puro charme por parte da fabricante chinesa.



O som deste dispositivo é sem duvida alguma de excelente qualidade,  carregar o smartphone e ouvir musica ao mesmo tempo pode ser um pouco frustrante já que o som deste dispositivo sai do exato lugar onde carregamos o nosso Huawei

O preço deste smartphone é extremamente alto tendo em conta a realidade portuguesa, mas como seria de esperar, tanta tecnologia num único equipamento a fatura a pagar seria algo agri doce.



Nunca tinha tido a oportunidade de estar perante um smartphone tão bem construído e com este tipo de acabamentos, é um excelente smartphone. O departamento fotográfico deste dispositivo dispensa qualquer tipo de comentário. Líder incondicional.

Se este é o melhor equipamento do mercado?  Sem grande dificuldade te vou responder que sim.




Dá uma vista de olhos nos smartphones Huawei: https://bit.ly/2Rm4ow6



Acompanha todas as novidades nos grupos de discussão:





Emoticon Emoticon