Voyo Vbook A3 Pro, um portátil lowcost perfeito para edição

A Voyo é uma marca chinesa que se dedica a construir tablets e PCs com preços bastante económicos tendo em conta as especificações. O VOYO Vbook A3 Pro é um dos produtos high-end com chips Intel Core i7 que tivemos oportunidade de experimentar. Um olhar mais atento sobre o equipamento ficamos a perceber que é um dispositivo de primeira linha repleto de excelentes recursos. Tem algumas falhas como seria de esperar mas ainda assim é um portátil que deves ter em conta.



VOYO VBook A3 Pro | Unboxing

Dentro da caixa rígida que embala este Vbook vais ter uma experiência de unboxing diria que normal, e sem grandes demoras vais encontrar
  • 1 VOYO Vbook A3 Pro
  • 1 Carregador
  • 1 Caneta
  • Manuais de instruções

VOYO VBook A3 Pro | Design

Este VBook  é um computador/tablet PC dobrável.  A VOYO optou por manter o design já visto em outros modelos lançados pela marca. As bordas são arredondadas bem como todos os seus cantos. Quando é usado como um laptop, as bordas arredondadas e os cantos não têm qualquer papel especial, mas quando está completamente dobrado para ser usado como um tablet, estas características irão proporcionar uma melhor ergonomia. 






O VOYO Vbook A3 Pro é um dispositivo com dimensões de 330x220x16mm e um peso de apenas 1,7kg, tornam este este PC muito cómodo e "bastante portátil".

A parte de baixo do portátil possui 4 apoios de borracha que o mantém firme em qualquer tipo de superfície plana. Vamos encontrar também a rede de ventilação, duas colunas de som que devido às bordas arredondadas e aos suportes de borracha, a saída de som não sofrerá qualquer distorção quando o VOYO Vbook A3 Pro for usado como um laptop.



Este VOYO vem equipado com diferentes tipos de conectividades bem como diferentes tipos de botões que estão posicionados nas duas laterais do portátil. No lado esquerdo temos uma porta USB3.0, uma entrada de áudio de 3,5 mm, um slot para cartão SIM, um botão de volume e um botão de energia.



Já o lado direito inclui uma entrada para o carregador, uma porta USB 3.0, uma porta mini-HDMI, um slot para cartão micro SD e um botão para bloquear o teclado, botão esse que evita o toque acidental no teclado sempre que o portátil  esteja a ser usado em "forma" de tablet.



No que a teclado diz respeito vamos encontrar um teclado normal com uma sensação de uso muito embora aqui a Voyo deixe algo a desejar, a base onde está construído o teclado é fraca dando assim a este teclado um ar frágil. 

O touchpad está localizado abaixo do teclado exatamente ao centro do portátil, na experiência que tive ao usar o touchpad  diria que embora não sendo dos melhores do mercado, cumpre  bem a sua função.

Este VOYO vem equipado com um leitor de impressão digital localizado ao lado do touchpad embora funcione de maneira pouco precisa é um elemento a ter em conta nesta portátil.



Um dos pontos fortes deste dispositivo é a capacidade de se conseguir dobrar totalmente, podendo assim usar o Vbook A3 Pro como tablet.

O segundo ponto de forte deste PC é a possibilidade se de puder usar uma caneta que vem juntamente com o portátil,  não existindo assim a necessidade de se adquirir separadamente. A caneta funciona de maneira muito eficaz e precisa.


Já que estamos a falar de uma caneta a ser usada num portátil, significa que estamos lidar com uma ecrã Touch, assim sendo o ecrã é um painel rotativo IPS de 13,3 polegadas, compatível com caneta como foi dito anteriormente, com uma resolução de 1920 × 1080 pixeis, no topo do ecrã vamos encontrar uma webcam de 2MP.



VOYO VBook A3 Pro | Hardware

Este Vbook vem equipado com um chip Intel Core-i7 6500U. Este é um processador de sexta geração. O Core i7-6500U é um chip construído na arquitetura Skylake de 14nm. Utiliza um design chamado Skylake-U, significa que é caracterizada por uma integração dos componentes Platform Control Hub (chipset), bem como 15W TDP.  A frequência do núcleo pode atingir 3.1GHz em vez de 2,5GHz regulares quando o desempenho extra é necessário e o espaço livre de energia / energia está disponível.


Quanto à placa gráfica é uma HD 520 a 300MHz, mas seu máximo impulso dinâmico é 1.05GHz. Esta GPU suporta memória DDR3-1600, LPDDR3-1866 e DDR4-1866. 

Graças a esses recursos, o Core i7-6500U atinge o Core i7-5500U Broadwell SoC. As unidades de CPU e GPU da i7-6500U são mais eficientes e são sincronizadas com 100 MHz mais altas do que as unidades de CPU e GPU nos chips i7 de quinta geração.


Este dispositivo possui uma memória RAM DDR4 de 16GB, que é mais do que suficiente para qualquer tarefa que queira fazer. Para quem gosta de edição de vídeo ou fotografia, diria que este é o portátil ideal pois nada do que queiramos fazer irá ficar  sem memória. É possível também gravar os nossos ficheiros diretamente no disco rígido, pois o VOYO Vbook A3 Pro vem com uma unidade SSD de 256GB.


VOYO Vbook A3 Pro tem suporte para rede 4G juntamente com WiFi dual-channel. Isso significa que fornece conectividade sem fio mais rápida do que dispositivos comuns. O sistema operativo é o Windows 10 que já vem corretamente ativado.

Finalmente, este portátil está equipado com uma bateria de 12.000mAh que pode manter o dispositivo em funcionamento entre 7 e 9 horas se a utilização for moderada.


VOYO VBook A3 Pro | Opinião

Diria que a este portátil só lhe falta mesmo a qualidade de construção. O plástico que foi usado deixa muito a desejar, tornando assim o equipamento bastante frágil. 

No que a especificações diz respeito, chegam e sobram para todas as tarefas do nosso dia a dia, embora não se possa esperar um grande rendimento no que a jogos diz respeito.

É um portátil perfeito para edição, quer  seja de vídeo quer seja de fotografia, aqui sim é realmente bom ver este Voyo a trabalhar. 

Tem sido usado como meu portátil pessoal, tenho o Voyo ligado a um monitor e use um teclado e uma rato independentes para trabalhar com mais facilidade.


Onde comparar? Este e outros ultrabooks aqui: https://bit.ly/2S0Qyzq

VOYO Vbook A3 Pro | Especificações


CPU: Core i7-6500U com clock de 2,5 GHz (Aumento em 3.1GHz)
RAM: 16GB DDR4
ROM: SSD de 256GB
Ecra: IPS de 13,3 polegadas na resolução Full HD
Bateria: 12.000mAh, 3.7V
Câmera: 2MP
SO: Windows 10
Conectividade: 4G via slot M.2, WiFi dual-channel, USB3.0, slot para cartão TF,Bluetooth 4.0, etc
Dimensões: 330x220x16mm
Peso: 1.7kg


Acompanha todas as novidades nos grupos de discussão:


Emoticon Emoticon