Alfawise A8X - Vale a pena pelo preço?

O mercado das TV Box está em vasta expansão e as marcas concentram-se na construção de equipamentos com melhor hardware apresentando produtos diversos e com preços acessíveis para todas as carteiras. Será a TV-Box Alfawise A8X um exemplo disso?




A Alfawise é uma marca que tem vindo a crescer e tem apresentado produtos em diversas áreas, alguns deles com qualidade, exemplo disso foi a TV-BOX H96 Pro.

Alfawise A8X TV BOX

A A8X pertence à gama abaixo da H96 Pro, mas tem algumas características interessantes. Apresenta características normais para esta faixa de preço, mas o que mais se destaca à primeira vista é o sistema operativo. Esta vem com o Android 9.0, 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno e CPU RK3328.



Unboxing

Esta Alfawise vem equipada com todos os acessórios ditos normais que costumam acompanhar as TV-Box. Para além da caixa vem o comando, manual em inglês, carregador com plug EU e cabo HDMI. 


A TV-Box tem uma luz LED de indicação onde o azul indica que está a trabalhar e o vermelho está em modo pausa ou hibernação.


Tem dimensões de 8,20 x 8,20 x 1,60 cm e o peso é cerca de 305 gramas. Tem duas portas USB (USB 3.0 e outra 2.0) para ligar os periféricos, slot para cartões micro SD, entrada AC, saída HDMI, saída AV e porta RJ45.


Sistema Operativo

A A8X traz Android 9.0 e uma interface muito intuitiva e de fácil utilização por parte do utilizador. Vem já com algumas aplicações pré instaladas tais como Youtube, Google Chrome, FilmOn Live, KKplayer ou Netflix.


Hardware e desempenho

A A8X vem com um CPU Rockchip RK3328, um processador Quad core Cortex A53 de @1.51 GHz, que vem acompanhado com um GPU ARM Mali-450MP2.


A nível de desempenho este CPU tem registos médios e com resultados muito parecidos ao Amlogic S905X. Mas na prática este não revelou estar a altura do seu concorrente. Algumas aplicações também se mostraram ser incompatíveis com a box.



Ao abrir algumas aplicações e alguns jogos a box apresenta alguma lentidão o que prejudica a sua usabilidade. Dá perfeitamente para ver filmes no Youtube ou ver TV através das aplicações de IP TV ou até Netflix, embora a qualidade não seja a melhor. 


O dispositivo tem ligações através da porta RJ-45, Bluetooth e rede dual WiFi de 2,4 GHz/5GHz. Neste campo também não teve o melhor desempenho mesmo em 5G com velocidades que deixaram a desejar a 3M ou 4M do router. 


O Bluetooth funciona bem e sem qualquer problema com a utilização do controlo remoto, apesar de não ser dos aconselhados.

Conclusão

Resumindo é uma TV-BOX para correr algumas aplicações não muito pesadas e para ver séries ou filmes offline. Não mostrou estar à altura para correr aplicações como Netflix ou jogos mais exigentes. Por outras palavras, às vezes queremos poupar 15 ou 20€, mas este é um daqueles casos em que o barato sai caro. Por isso se queres uma TV-BOX que dure algum tempo e aguente algumas atualizações o melhor é optares por outra solução.

Onde comprar e preço



Dá uma vista de olhos nas promoções atuais:

Acompanha todas as novidades nos grupos de discussão:


Emoticon Emoticon