Retro Gaming com as consolas FC280 e Gocomma Consola

Já há muito que o retro está na moda em quase tudo, e os jogos não são exceção. No computador, no telemóvel ou nas consolas portáteis é possível termos acesso a vários jogos das gerações de 80 e 90. Quem não gostaria de ter uma máquina do tempo e fazer uma pausa no dia-a-dia para voltar à infância despreocupada, nem que fosse apenas por uns minutos?




Os jogos atuais estão muito perto da realidade. O desenvolvimento tecnológico, a evolução, a criatividade e os recursos: são estes os ingredientes que permitiram uma evolução natural dos jogos de hoje em dia. Mas nem sempre foi assim, quem não se lembra do famoso Game Boy.



Os vídeo jogos percorreram um longo caminho desde o seu início. Os jogadores agora podem jogar jogos espetacularmente realistas ao ponto de se confundir a fixação com a realidade. Embora os jogos de hoje sejam, sem dúvida, mais impressionantes que os do passado, os clássicos nunca desaparecem verdadeiramente e pelo contrário há uma tendência para jogar os jogos que outrora foram um sucesso.
 
Hoje em dia é possível conseguir um equipamento que nos faça relembrar a infância por menos de 20€. A consola portátil FC280 Mini é apenas um desses exemplos. Existem vários modelos no mercado e todos muitos parecidos.



Vamos falar sobre duas consolas, muito acessíveis, que nos levam a viajar no tempo: Super FC280 e a Gocomma Consola Retro Gaming.


Ambas as consolas têm praticamente os mesmos acessórios. Dentro das caixas para além dos equipamentos estão os manuais em inglês, um cabo de carregamento USB, cabo AV que permite a ligação a um TV e numa das consolas (Super FC280) vamos ainda encontrar uma bolsa para transporte.



As consolas têm 2 idiomas, chinês e inglês. A FC280 tem um ecrã TFT de 3", uma bateria de 6000mah enquanto a Gocomma vem com uma bateria de 800mah e um ecrã de 2.8". Estas são as principais diferenças entre ambas sendo que os jogos embutidos são praticamente os mesmos. 


As duas consolas têm na parte superior o botão on-off, a entrada micro USB para carregamento ou ligar um gamepad, e a saída de TV. Na parte lateral esquerda está o volume na parte central têm também os mesmos botões nas mesmas posições. Botões direcionais, botão reset que permite voltar ao início do menu, botões X, A, S e Y e o Select e Start.


A lista de jogos é vasta e dela fazem parte por exemplo: Super Mário Bros, Super Mário 14, Contra Force, Robocop, Mortal Kombat IV, Spider Man, F1 Race, Ninja 3, Pinbal, Pac Man, Tetris 2, entre muitos outros. O número não chega a ser efetivamente 400 pois muitos deles são repetidos, mas são o número suficiente passa passar umas belas horas entretidos. É pena não fazerem não fazerem parte da lista jogos como o Wolf 3d ou o Lotus Challenge!

Uma vez ligada a consola estamos praticamente a reviver o mundo dos jogos dos anos 80 e 90 e o que nos espera são longos minutos de diversão e alguma nostalgia, pois é para isso mesmo que servem. 

Uma coisa parece certa, o retrogaming veio para ficar. Por isso é muito provável que daqui a 20 ou 30 anos a história se repita e se esteja a jogar os jogos de 2019.

Podes adquirir estas consolas por menos de 20€ aqui:
Dá uma vista de olhos nas promoções atuais:

Acompanha todas as novidades nos grupos de discussão:


Emoticon Emoticon